Geralmente, quando ouvimos que uma pessoa é visionária, entendemos isso como um elogio. Contudo, vamos nos aprofundar nessa questão para que fique bem claro para todos o que é ser visionário, afinal. Vamos lá? É só continuar lendo o artigo para saber mais!

O que significa ser visionário?

Para compreendermos o que é ser uma pessoa visionária, vamos recorrer ao exemplo prático de um homem que se destacou por essa característica: Henry Ford (1863-1947). Provavelmente, você já ouviu falar dele, que foi um empreendedor e engenheiro mecânico americano, fundador da Ford Motor Company. Certa vez, esse profissional bem-sucedido disse: “Se eu perguntasse aos meus compradores o que eles queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido.”.

Fugindo da zona de conforto a que a sociedade estava acostumada quando o assunto era transporte, Henry Ford resolveu inovar. Com o seu ímpeto e uma visão diferenciada, ele liderou o desenvolvimento do primeiro carro com motor do mundo.

Este, por sua vez, substituiu o uso dos cavalos e outros animais para a locomoção.
Esse foi só o primeiro passo de Henry Ford em direção à indústria automobilística, ideia que impactou o cenário de transportes da época. Aliás, impacta até hoje, afinal, muitos de nós usamos este meio de transporte diariamente, não é mesmo? Isso é ser visionário, ou seja, ter uma visão de longo alcance, criando um futuro melhor, com base nas observações feitas no presente.

Pessoas visionárias: transformando visão em realidade

Com o exemplo acima, ficou mais fácil de entender o que é ser visionário? Esse tipo de pessoa não tem bola de cristal para enxergar o futuro, mas consegue enxergar oportunidades onde ninguém mais vê. Mais do que isso, vê essas novidades como atalhos para a inovação e a criação de tendências. É exatamente isso o que trouxe a fama e a importância de personalidades como Henry Ford e outras, como:

  • Grace Hopper (1906-1992), criadora da primeira linguagem de programação voltada para uso comercial;
  • John Eckert (1919-1995) e John Mauchly (1907-1980), criadores do primeiro computador eletrônico, o ENIAC;
  • Hedy Lamarr (1914-2000), criadora da tecnologia que controlava torpedos a longa distância na Segunda Guerra Mundial, a base para o Wi-Fi e o Bluetooth;
  • Martin Cooper (nascido em 1928), inventor do celular;
  • Marie Van Brittan Brown (1922-1999), que desenvolveu o primeiro sistema de monitoramento doméstico;
  • Reed Hastings (nascido em 1960) e Marc Randolph (nascido em 1958), que são os pais da Netflix, plataforma de filmes e séries por streaming.

Esses são apenas alguns exemplos de seres humanos que foram ou ainda são pessoas fora da caixinha por terem pensado além e elaborado invenções que mudaram o mundo. Muito mais do que planejar, eles tiveram a capacidade de transformar o que era apenas uma ideia ou uma chance de dar certo em realidade.

PSC

A concretização desses pensamentos revela que a pessoa tem uma visão sistêmica bem desenvolvida, que é um elemento que permite a observação do ambiente ao redor a e captação de oportunidades que não foram vistas por mais ninguém.

Qual é o seu perfil?

E você, querida pessoa, se considera alguém visionário? No trabalho e na vida pessoal, é essencial desenvolver a capacidade de ampliar a visão, ou seja, de enxergar aquilo que vai além da superficialidade.

As pequenas ideias começaram assim: alguém que viu algo diferente e que acreditou que aquilo poderia dar certo. Foi assim com o inventor americano Thomas Edison (1847-1931), que desenvolveu o projeto da lâmpada elétrica. Imagine se ele não tivesse pensado nisso? Hoje em dia, a lâmpada é essencial, pois funciona como uma fonte de iluminação que não necessita de combustível.

Imagine se o seu nome for citado como referência para algo em alguns anos? Sim, isso pode acontecer! Basta que você tenha a iniciativa e se esforce para ter uma ideia diferente. Para isso, busque expandir a forma como você enxerga o mundo. A leitura desse artigo é o seu primeiro passo. Nele, você aprendeu qual é o conceito que envolve a palavra “visionário” e como você também pode alcançar essa “fama”.

Como ser uma pessoa visionária?

Agora é hora de você começar a captar informações que o ajudem a ser uma pessoa que vê à frente e que tem inteligência, criatividade e capacidade o suficiente para transformar ideias extraordinárias em realidade. Em outras palavras, é hora de descobrir como ser uma pessoa visionária. Confira algumas dicas de como fazer isso:

  • Aguce a sua forma de ver o mundo, prestando mais atenção ao que acontece ao seu redor. Converse e faça a escuta ativa de quem convive com você no seu dia a dia. Você pode aprender coisas que nem imaginaria aprender;
  • Leia jornais e portais de notícias para saber o que está acontecendo na sua comunidade, cidade, estado, país e no mundo. Outro ponto bacana é conversar com as pessoas que você conhece a respeito das notícias, pois você pode ouvir opiniões diferentes das suas e aprender mais;
  • Consuma conteúdo digital relevante, como artigos interessantes e vídeos de palestras da sua área de interesse;
  • Atualize os seus conhecimentos sobre a sua área de trabalho constantemente. Aproveite para conversar com colegas de trabalho que podem incrementar essa nova sabedoria. Além disso, nunca deixe de participar de cursos, treinamentos e eventos que podem enriquecer o seu repertório;
  • Estude novos conceitos, ideias e pensamentos. Mesmo que você não concorde com tudo, é importante ter sabedoria a respeito.
  • Conheça as histórias de sucesso das pessoas visionárias citadas aqui e de tantas outras. Nelas, podem estar à inspiração que falta para que você desenvolva essa habilidade também!
  • Faça coaching, o método que ajuda a transformar a sua vida de modo positivo e sem alterar a sua essência. Por meio de diversas ferramentas, o coaching faz com que você desafie a si mesmo a encontrar qual é a sua melhor versão, tanto no mundo profissional quanto no pessoal. O método ensina você a fortalecer as suas qualidades e a desenvolver os seus pontos de melhoria, fazendo com que você dê um ritmo constante ao seu autodesenvolvimento.

Gostou do que aprendeu no artigo de hoje? É importante que você tenha sempre a iniciativa de sair da caixinha e aprender coisas novas todos os dias. Dessa forma, você não cai em uma rotina monótona nem deixa de obter conhecimentos que podem levá-lo além do que você imagina. Seja visionário. Seja extraordinário!

E você, ser de luz, se considera um visionário? Quais visionários você admira? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!