A misofonia é um distúrbio em que as pessoas têm uma sensibilidade em relação a sons comuns que os seres humanos produzem, como mastigar ou respirar. Assim, o simples fato de um colega de trabalho estar na mesa ao lado fazendo um lanche ou batendo com a caneta, pode se tornar um grande motivo para irritação e, até mesmo, desentendimentos. Se você se identifica com essa descrição ou conhece alguém que apresenta comportamentos semelhantes, continue acompanhando e saiba mais.

Como a Misofonia Se Manifesta?

A palavra misofonia é formada por “miso”, que significa aversão, e “fonia”, que se refere ao som. Nesse sentido, trata-se de uma completa aversão a determinados tipos de sons, geralmente repetitivos, como mastigação e respiração de terceiros, barulhos feitos com objetos, entre outros. A irritação é tão intensa que muitos indivíduos que possuem esse distúrbio chegam a agredir as pessoas que estão produzindo esses sons e se isolar, porque se trata de um incômodo realmente muito grande e não apenas um desconforto.

Existem alguns tipos de sons que são considerados mais irritantes do que outros pelos misofônicos. Uma pesquisa realizada por médicos holandeses constatou que 80% das pessoas entrevistadas tem aversão a sons de mastigação, 64% tem problemas com a respiração e outros sons feitos com o nariz e 59% se incomodam mais com estalos e outros barulhos realizados com os dedos.

O transtorno pode variar entre leve, moderado e intenso e o que determina o nível do problemas são os sintomas apresentados pelo paciente. Nos casos mais leves, os barulhos costumam causar: ansiedade, desconforto, nojo e o desejo de se afastar. Já em quadros mais intensos os sinais apresentados podem ser: raiva, pânico, medo e descontrole emocional.

É bastante comum que o indivíduo misofônico desenvolva um quadro de ansiedade por temer passar por situações de desconforto em situações naturais do cotidiano, como o dia a dia no trabalho e com a família. Então, como uma forma de se proteger, ele se isola das outras pessoas, o que acaba causando ainda vez mais sofrimento, pois prejudica sua carreira, os seus relacionamentos e a vida como um todo.

Sintomas Emocionais e Físicos da Misofonia

Por se tratar de um transtorno que relaciona aspectos físicos e emocionais, a misofonia pode desencadear os seguintes sintomas em um indivíduo.

  • Forte irritação;
  • Agressividade;
  • Sensação de pressão no peito;
  • Rigidez muscular;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Elevação da temperatura corporal.

É muito importante observar todos os sintomas e relatá-los ao médico para que ele possa identificar o problema de forma mais rápida. Para isso, é interessante anotar cada sensação que tiver e a situação envolvida, para que não se esqueça de nenhuma informação.

Quais São as Causas da Misofonia?

Ainda existem muitas dúvidas em relação às causas da misofonia, porém, pesquisas mais recentes concluíram que se trata de um distúrbio de ordem cerebral, uma espécie de interrupção que ocorre na conexão entre certas partes do cérebro que processam a estimulação sonora e codificam os sons. Ela pode tanto ocorrer sozinha quanto em conjunto com outros problemas de saúde.

Não existe um consenso em relação à idade em que o problema começa a aparecer. Em grande parte dos casos, os relatos surgem no final da infância e início da adolescência. Outro fator observado é que parece ser um transtorno mais comum em meninas, embora não exista nenhum indício específico para isso.

Como os ouvidos dos misofônicos aparentam normalidade e não há um problema ligado à audição, os médicos podem ter problemas para chegar ao diagnóstico, também porque muitos desconhecem a condição. Outra questão diz respeito ao fato de que a misofonia é, muitas vezes, confundida com a ansiedade, a bipolaridade e o transtorno obsessivo-compulsivo.

Tratamento da Misofonia

Por se tratar de um problema que não tem causas completamente definidas, ainda não há um tratamento específico. Entretanto, existem várias medidas que podem auxiliar o paciente no controle das crises, como psicoterapia, acompanhamento de um otorrinolaringologista e mudanças na rotina. Portanto, se você se identificou com os sintomas descritos e isso está te prejudicando, procure ajuda.

Mesmo que não haja uma forma específica de tratar, é fundamental que um profissional te avalie para identificar se é realmente esse o seu caso e determine as ações que podem te ajudar a controlar esse incômodo gerado pelos sons. Em algumas situações, é indicado que o paciente utilize outros sons para abafar os barulhos desagradáveis ou fazer uso de acessórios para amenizar o desconforto.

5 Atitudes Que Podem Ajudar a Lidar Com a Misofonia

Além de procurar ajuda médica, existem algumas atitudes que poderão te ajudar a contornar a misofonia e, assim, conseguir conviver em harmonia com as pessoas ao seu redor. Veja, a seguir, quais são elas.

1 – Explique a Situação: o diálogo é sempre a melhor maneira de chegar ao entendimento. Portanto, converse com os seus familiares e colegas de trabalho, explique o que é a misofonia e faça-os entender que não se trata de implicância e sim de um problema real.

2 – Pratique o Autocuidado: para evitar que os ruídos tenham um impacto muito forte sobre você, é interessante que invista em medidas que te ajudem a relaxar, como meditar, praticar exercícios de respiração, fazer pausas no decorrer do dia, entre outras.

3 – Use Protetores de Ouvido: um acessório que é facilmente encontrado em qualquer farmácia e pode oferecer alívio e tranquilidade aos pacientes que sofrem com a misofonia. Podem ser usados para dormir e abafar sons, como roncos de terceiros, por exemplo, e em outras situações em que precise se concentrar.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

4 – Recorra aos Sons Ambientes: os misofônicos devem evitar permanecer em locais silenciosos com outras pessoas, afinal, não há como prever quando alguém irá fazer algum barulho. Por isso, é sempre interessante ter um som ambiente, como uma música suave, por exemplo.

5 – Tenha Consciência da Sua Condição: aceitar que tem uma sensibilidade em relação aos sons é fundamental para que se controle e evite culpar as outras pessoas pelo que está sentindo. Lembre-se que ninguém tem culpa, nem você e nem as pessoas que estão mastigando, respirando, estalando os dedos. Através dessa consciência fica mais fácil evitar desentendimentos.

Você já tinha ouvido falar a respeito da misofonia? Sofre com esse incômodo ou conhece alguém que passe por isso? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

 

Copyright: 363138119 – https://www.shutterstock.com/pt/g/flynt