Muito tem se falado sobre o conceito de Gestão de Metas nos últimos tempos no ambiente organizacional, porém, ainda existe a necessidade de compreender mais efetivamente o que está por trás dessa metodologia. A compreensão da ideia de forma global é fundamental para que seja feita sua aplicação prática na empresa, obtendo, assim, o máximo de bons resultados. Portanto, quanto mais organizadas forem as metas, maiores serão as chances de sucesso.
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O Que é a Gestão de Metas?
As organizações que desejam ter mais eficiência e assertividade na conquista dos resultados projetados para si precisam incluir em sua rotina de trabalho o processo de gestão de metas. Gerir é administrar por meio de ações, logo, gerir metas significa administrar os recursos que se têm disponíveis para chegar a um objetivo específico. Dentre esses recursos estão o capital humano da empresa, capital financeiro e o tempo para cada tarefa.
Aplicação do Conceito de Gestão de Metas na Empresa
A seguir, explanarei a respeito dos três passos que são fundamentais para que esse conceito seja colocado em ação na empresa: Planejamento das metas, Implementação e Engajamento da equipe no trabalho e, por fim, o Acompanhamento das ações. Continue lendo e confira:
Planejamento – Metas Possíveis
Sabe qual o principal erro que os gestores cometem quando planejam as metas da empresa? Ter um otimismo que foge da realidade das possibilidades da companhia, isto é, projetar resultados que não poderão ser obtidos porque, simplesmente, são impossíveis. Então, o primeiro passo para aplicar a gestão de metas na sua empresa é fazer uma análise para estabelecer quais são aquelas aplicáveis a realidade. Entenda que não se trata de não ser audacioso, apenas saber a diferença entre metas ambiciosas, mas possíveis e metas impossíveis.
Implementação e Engajamento – Envolva a Equipe
Pense da seguinte forma, metas são apenas projeções feitas em gráficos quando não se têm o envolvimento da equipe que deverá desempenhar o trabalho. O gestor deve ter o cuidado de manter os colaboradores sempre informados a respeito do planejamento e dos passos que deverão ser seguidos para que a implementação seja um sucesso.
Criar no grupo o sentimento de sinergia, engajamento com os resultados faz toda a diferença no sucesso dessa empreitada. Esteja sempre aberto para que os colaboradores possam dividir suas dúvidas e angústias e ideias e sugestões para tornar o alcance dos resultados um trabalho realmente conjunto.
Acompanhamento – Esteja Sempre Próximo!
Além de planejar e implementar junto com sua equipe o conceito de gestão de metas, é essencial que o líder faça o acompanhamento da execução do trabalho. Uma das dificuldades que podem ser encontradas em algumas empresas é a falta de comunicação durante o processo, pois os líderes transmitem à equipe quais são as metas e passos a serem seguidos, mas não permanecem por perto para verificar sua aplicabilidade. Portanto, é importante acompanhar o trabalho, bem como inspirar, conduzir, corrigir e orientar com assertividade os seus profissionais.
Por fim, o processo de gestão de metas consiste em saber analisar as possibilidades de crescimento que a empresa possui, transformando-as em planejamento de ações que resultarão nos resultados projetados, mas sem se esquecer de acompanhar o processo que acontece no meio do caminho. Lembre-se disso para conquistar resultados extraordinários, trabalhe sempre em equipe e fomente a motivação e o engajamento dos seus liderados. Bom trabalho!