Profissional em forma de desenho, todos de braços cruzados, roupas formais e sorrindo, depois do Coaching em Grupo

Annasunny24/Shutterstock Conhecer a personalidade e identidade de cada participante do Coaching em Grupo é fundamental!

Para falarmos sobre grupos e como os grupos atuam e al­cançam resultados por meio do Coaching Group, é necessário primeiramente pensarmos que somos parte desses grupos, logo, é preciso nos conhecermos e pensarmos nessa relação. Você já parou para pensar e refletir, “quem sou eu?”. Aparen­temente responder essa pergunta não é muito difícil. Basta responder seu nome, onde nasceu, profissão etc. Embora estas respostas estejam certas e apontem para suas carac­terísticas pessoais, a grande questão é “como nos tornamos quem somos?”.

Analisando sistematicamente, podemos responder essa questão considerando que nós somos resultado de um pro­cesso de construção de identidade, sendo assim, somos resultado de uma soma de fatores. Para que o processo de construção de identidade individual aconteça duas esferas são necessárias: a esfera social e a esfera individual.

Esfera Social

A esfera social é composta por todos os elementos que nos cercam na vida social, ou seja, o lugar onde nasceu, cresceu, estabeleceu relações interpessoais etc. Para sermos compreendidos é extremamente relevante pensar o mundo que nos rodeia, nossas relações com nossos pares, com as instituições sociais estabelecidas pela nossa sociedade como a família, a escola, o trabalho, a igreja etc.

Esfera Individual

Já a esfera individual está diretamente ligada à forma como vivemos as experiências que passamos no meio social. Isso quer dizer que nós, enquanto indivíduos independentes, podemos passar pelas mesmas experiências de vida, porém a forma como vivenciamos essa situação é diferente de pessoa para pessoa.

A maneira de encarar e vivenciar as mesmas situações são diferentes pelo fato de que cada pessoa possui trajetórias de vida diferente umas das outras. Em suma, a esfera individual diz respeito aos fatores psicológicos.

Desse modo a construção da nossa identidade não pode ser definida individualmente. Nós só sabemos quem somos; se somos gordos, magros, baixos, altos, se temos uma boa ou má fala se formos colocados em ponto de comparação com outro indivíduo. Para construir o “eu” é importante conhecer o “outro”.

Conhecer Para Respeitar a Identidade de Cada Um!

PSC

Diferente do que pode parecer, nossas identidades são construídas a partir da diferença entre os indivíduos e não das similaridades. As diferenças são usadas como símbolos de marcação. Os símbolos têm a capacidade de passar a mensagem com um significando que aquele indivíduo pertence ou não a certo grupo ou sociedade.

Encontramos as pessoas socialmente, mas não nos ve­mos ligados às essas pessoas, até que passamos a fazer parte dos mesmos grupos sociais, sejam eles de trabalho, familiar, de amigos etc.

Então, partindo desse conhecimento, podemos compreender como se dão as fases de inserção e pertencimento dos indivíduos aos grupos sociais e, a partir dessa formação, como podemos utilizar o Coaching como ferramenta de desenvolvimento humano, tendo como consequência excelentes resultados ao longo da vida.