A ergonomia é uma área do conhecimento que estuda as relações entre as pessoas e os ambientes de trabalho. A ideia é que essa relação sempre seja física e mentalmente saudável, de modo que a atividade profissional jamais prejudique o bem-estar do indivíduo.

Assim como ocorre nas empresas, os cuidados com a ergonomia também devem ser tomados em casa, nos dias de home office, como ocorre em períodos de reformas nas empresas ou de isolamento social. A norma regulamentadora NR 17 determina boas práticas de ergonomia, que priorizam a saúde e o bem-estar físico do profissional.

Quais são os riscos da falta de ergonomia?

Trabalhar em um ambiente que não é adequadamente preparado para a execução das atividades ou sem os equipamentos necessários pode provocar o surgimento de diversos problemas de saúde. Os mais conhecidos são LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Em casos mais graves, eles podem evoluir para processos inflamatórios dolorosos, como a bursite e a tendinite.

Cadeiras e mesas inapropriadas e a própria postura inadequada do trabalhador favorecem também o surgimento de dores de cabeça, na coluna, no pescoço, nos quadris etc. Além das questões físicas, os problemas no ambiente de trabalho também podem desencadear problemas de saúde da mente, como o estresse, os transtornos de ansiedade e a síndrome de burnout (esgotamento mental relacionado ao trabalho).

6 dicas de ergonomia no home office

Já deu para perceber que não se pode brincar com as questões de ergonomia, certo? Por isso, mesmo que você esteja trabalhando de sua própria casa, é importante construir um ambiente seguro e confortável. Não se trata de um gasto, mas de um investimento em sua saúde física e mental. Portanto, se não quiser ir parar no hospital, confira as 6 dicas a seguir.

1. Atente para a posição do seu corpo enquanto trabalha

Trabalhar deitado no sofá ou na cama, com o notebook no colo, parece maravilhoso, não é mesmo? Entretanto, não faça isso, pois, em longo prazo, as dores começarão a aparecer. Sente-se com a coluna alinhada, de modo que tanto o quadril quanto os joelhos formem ângulos de 90º. Além disso, os pés devem tocar o chão. Se não conseguir, utilize um apoio.

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A mesa deve estar a uma altura entre 65 cm e 70 cm do chão. O monitor deve estar a uma distância dos olhos entre 50 cm e 75 cm. Se estiver usando um notebook, pode ser uma boa ideia utilizar um suporte, de modo que você não fique com dores no pescoço depois de trabalhar por longos períodos.

2. Adquira móveis confortáveis

Como citamos no início do artigo, é importante entender a ergonomia como um investimento, e não como um gasto. Por isso, adquira mesas e cadeiras confortáveis. O ideal é comprar cadeiras com bons encostos e apoios para os braços. Evite aquelas com estofados muito quentes, pois eles podem superaquecer e aumentar o suor. Algodão e Nylon são boas opções.

Uma dica importante é checar se a cadeira que você deseja comprar é certificada pela NR 17, o que indica que ela tem bons padrões de ergonomia. Outro aspecto a se levar em consideração é se o tecido escolhido é fácil de limpar, tendo em que vista que é preciso prevenir o acúmulo de poeira e de ácaros, o que pode provocar problemas respiratórios. Fique atento a essas questões.

3. Apoie as costas e o pescoço

Outro aspecto que precisa ser levado em consideração é o apoio para as costas. Para que a coluna fique alinhada, ela deve estar completamente em contato com o encosto. Além disso, os apoios para os braços devem ter regulagem de altura. Isso evita que os punhos fiquem flexionados, o que pode provocar dores em diferentes grupos musculares.

Um apoio para o pescoço também é uma ótima ideia para manter a musculatura da região relaxada, ajudando na prevenção ao torcicolo. Existem almofadas cervicais que são bastante úteis, sobretudo quando a cadeira não oferece esse tipo de apoio. Se você utilizar um notebook, utilize um suporte e não trabalhe com o objeto sobre o colo. Mantenha a tela na altura dos olhos, evitando que você contraia os músculos do pescoço.

4. Trabalhe em ambientes com silêncio, boa iluminação e ventilação

Trabalhar em ambientes escuros exige que os profissionais forcem a vista a todo instante. Mesmo com a iluminação artificial, nada será melhor do que a luz natural. Portanto, mantenha as janelas abertas e arejadas. Uma cortina não muito escura ajuda a evitar o superaquecimento do ambiente e também que a luz incida diretamente sobre o computador, podendo danificá-lo.

Mantenha o ar renovado, com o ambiente bem ventilado. Se estiver calor, utilize os ventiladores e o ar-condicionado para encontrar mais conforto durante o trabalho. Por fim, faça o possível para evitar os ruídos que podem atrapalhar a concentração e causar dores de cabeça. Converse com a família (inclusive com as crianças) sobre a necessidade de fazer silêncio durante o trabalho. Se desejar, utilize protetores auditivos, abafadores de ruídos ou fones de ouvido com instrumentais relaxantes.

5. Faça pausas

Ficar muito tempo na mesma posição sobrecarrega os ossos, ligamentos, grupos musculares e até mesmo vasos sanguíneos. Por isso, faça pequenas pausas, de preferência a cada 2 horas, para levantar-se, alongar-se, caminhar um pouco e ter conversas amenas com os familiares.

Ao alongar-se foque nos dedos, mãos, pernas, braços, coluna e pescoço. Bolinhas terapêuticas são ótimas sugestões para quem digita muito. Além disso, lembre-se também de descansar a vista. Fechar os olhos por alguns minutos ou focar em um ponto distante ajuda nesse sentido. Respire fundo e, se desejar, medite por 5 minutos. Assim, você estará cuidando não apenas da saúde física, como também do equilíbrio da mente.

6. Seja cauteloso com a decoração

Ao decorar o seu ambiente de trabalho em casa, é importante que ele expresse a sua identidade e que seja agradável permanecer nele por muito tempo. Sendo assim, as cores de paredes mais recomendadas são azul, verde e amarelo claro. Elas estimulam a criatividade, mas não são tão agressivas ao olhar, como o vermelho e o laranja.

Mantenha a mesa sempre bem arrumada, com poucos objetos. O excesso de itens é cansativo para o cérebro, que o entende como falta de organização. Ter uma plantinha ou um aquário no ambiente pode ajudar a criar uma atmosfera mais agradável. No entanto, é importante manter o foco, sem distrair-se. Nesse sentido, as lâmpadas de cor branca são mais indicadas do que as amarelas (que estimulam o relaxamento).

A ergonomia é um conjunto de boas práticas, que tornam o ambiente de trabalho saudável e agradável. Ela interfere diretamente no bem-estar do trabalhador e, consequentemente, em sua produtividade. Portanto, atente para os pontos citados acima e faça do seu local de atividades profissionais um ambiente ergonômico.

E você, querida pessoa, conhecia as recomendações de ergonomia? Quais das dicas acima você já tem colocado em prática? Quais ainda precisa adotar? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se beneficiar destas informações, por meio das suas redes sociais!