O cansaço físico é algo facilmente perceptível. Se você sobe e desce um grande lance de escadas ou se corre de casa até o mercado porque se esqueceu de comprar algo, certamente se sentirá cansado. Contudo, não é apenas o corpo que se cansa. A mente também pode sofrer desse mal, o que pode ser muito mais difícil de perceber e de curar.

O esgotamento mental é o nome dado a esse cansaço da mente. Nos dias atuais, a maioria de nós vive num ritmo acelerado, marcado pelo excesso de compromissos e de informações, muitas vezes indo além das nossas capacidades de assimilação. Em longo prazo, esse esgotamento mental, se não tratado, pode ser prejudicial à saúde. O lado bom, porém, é que é possível tratar e prevenir essa condição. Para saber mais sobre ela, continue a leitura deste artigo!

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

O que é o esgotamento mental?

O esgotamento mental é o nome dado à condição de saúde em que um indivíduo, por um excesso de estímulos e compromissos, tem o seu sistema nervoso desregulado. Quando isso ocorre, há uma elevação do hormônio do estresse, o cortisol, o que dispara uma série de sintomas físicos e mentais.

Trata-se de uma sobrecarga da mente, que implora por descanso. Os casos de esgotamento mental têm sido cada vez mais frequentes no mundo contemporâneo. Eles podem provocar problemas de saúde, dificuldades de relacionamento e afastamento das obrigações profissionais.

Quais são os sintomas dessa condição?

A elevação dos níveis de cortisol produz sintomas físicos e mentais. Entre os sintomas físicos, podem ser citados: dor pelo corpo, tensão muscular, cansaço físico, falta de energia e quedas de imunidade que deixam o organismo mais suscetível a infecções.

PSC

Já os sintomas mentais são mais variados e numerosos. Entre eles, estão: desânimo, queda de produtividade (mesmo nas atividades mais simples do dia a dia), dificuldade de concentração, preocupação excessiva, falhas de memória, oscilações de humor, desmotivação, angústia, insônia, perda de apetite, desinteresse por atividades que antes eram consideradas prazerosas e diminuição da libido.

Por que esse problema acontece?

O esgotamento mental é multifatorial, ou seja, apresenta diferentes causas. Ele pode ocorrer com qualquer indivíduo em momentos em que o cérebro seja excessivamente estimulado, mantendo-se sempre ativo. É o que acontece quando as pessoas têm rotinas muito atarefadas ou desorganizadas, preocupações excessivas e cobranças muito altas sobre si mesmas (tanto pessoal como profissionalmente).

Nos dias atuais, somos estimulados constantemente e em excesso. A televisão, a internet, o celular, os barulhos da vida urbana, as músicas, tudo isso contribui para esse cansaço da mente.

Além disso, todas as preocupações da vida moderna (situação financeira, relacionamentos, emprego, estudos, violência, saúde, família), somadas a horas excessivas de trabalho, sem férias e descanso semanal adequados, desencadeiam o problema. Não raro, o esgotamento mental ocorre em conjunto com outras condições de saúde, como a depressão, os transtornos de ansiedade e a enxaqueca.

6 dicas para combater o cansaço mental

Em meio há tantas informações negativas, aqui vai a boa notícia: o esgotamento mental pode (e deve!) ser tratado e prevenido. Para que isso ocorra, é preciso promover algumas mudanças de hábitos. Nesse sentido, separamos 6 dicas práticas para que isso ocorra. Confira!

1. Mantenha a organização na sua rotina

O cérebro se sente naturalmente mais cansado quando se depara com ambientes bagunçados. Portanto, organize a sua casa, o seu quarto, o seu guarda-roupas, a sua mesa de trabalho, o seu carro, enfim, os ambientes pelos quais você circula.

Além disso, é essencial organizar a sua rotina. Compre uma agenda, de modo que você possa anotar todos os seus compromissos em datas e horários específicos. Isso permite que você saiba como será o seu dia antecipadamente e que não se esqueça de nada. Assim, o seu cérebro se permitirá relaxar, pois saberá que as informações que precisam ser lembradas estão devidamente anotadas.

2. Saiba dizer “não”

Por falar em ter uma agenda, ela também promove um benefício essencial na prevenção ao esgotamento mental: saber dizer “não”. Se alguém faz a você um pedido ou convite, consulte a sua agenda antes de responder. Isso não significa ser egoísta ou insensível, mas apenas verificar se você está disponível antes de aceitar um compromisso.

Isso permite que você não acumule responsabilidades com as quais não poderá lidar depois. Se um chefe, por exemplo, passar a você uma tarefa urgente, mas você já tiver outras a fazer, pergunte a ele qual atividade deve ser priorizada. Assim, você mostra a ele que está com muitas demandas e que não será capaz de lidar com todas elas ao mesmo tempo.

3. Não negligencie os momentos de lazer e descanso

Descansar não é um luxo, mas uma necessidade humana, tanto quanto o trabalho e os estudos. Por isso, permita-se descansar o corpo e a mente de forma adequada. Durma uma quantidade razoável de horas, de preferência 8 por noite, embora as necessidades possam variar. Além disso, utilize as suas férias anuais e o descanso semanal para “desligar-se” completamente das atividades profissionais.

Aproveite esse tempo para fazer o que você gosta: praticar um esporte, tocar um instrumento musical, passear com a família, sair com os amigos etc. Lembre-se de que viver não é apenas cuidar da vida profissional. Também precisamos nos dedicar a todas as outras áreas: saúde, família, amigos, espiritualidade etc.

4. Pratique exercícios físicos regularmente

A prática regular de exercícios físicos promove a liberação de neurotransmissores, como a endorfina, que beneficiam a saúde mental. Eles promovem uma sensação de bem-estar, relaxamento e felicidade.

Além disso, é fato que cuidar da saúde física é ter uma preocupação a menos. Corpo e mente são sistemas integrados, muito mais do que se possa imaginar. Por isso, exercite-se, hidrate-se e alimente-se de forma equilibrada. Como diz o ditado, “mente sã, corpo são”.

5. Adote hábitos de relaxamento

O que você faz quando chega em casa depois de um dia de trabalho? Desconta as frustrações na sua família? Briga com o vizinho? Acessa as redes sociais, onde a impressão que temos é a de que a vida de todo mundo é mais legal do que a nossa? Assiste ao telejornal que promove o sensacionalismo sobre a desgraça alheia?

Uma das mais eficazes maneiras de combater o esgotamento mental é filtrar o tipo de conteúdo que consumimos e os hábitos que cultivamos no tempo livre. Ao invés de lotar o seu cérebro de momentos estressantes, como os citados acima, por que não ter um jantar tranquilo em família? Tomar um banho quente e relaxante? Assistir a um filme engraçado? Dedicar alguns minutos à sua espiritualidade? Adotar a prática da meditação diária, mesmo que por apenas cinco minutos? Ouvir uma música relaxante?

6. Procure ajuda especializada

Todas as dicas anteriores são muito úteis na prevenção e na amenização dos sintomas do esgotamento mental. No entanto, há casos em que realmente é preciso recorrer ao auxílio profissional. Isso não é um indicativo de desespero ou de fraqueza. Muito pelo contrário: procurar ajuda especializada é um importante sinal de que você deseja uma vida melhor e mais saudável.

Nesses casos, o psicólogo é o profissional indicado. Ele tem o conhecimento e as técnicas adequadas para ajudar você a lidar melhor com as suas obrigações, com os seus pensamentos e com os seus sentimentos. Sem julgar o que é certo e o que é errado, ele permitirá que você mesmo encontre um caminho que o faça mais feliz. Esse caminho promoverá relaxamento e descanso à sua mente, sem que você se descuide das suas tarefas. A psicoterapia promove mudanças em crenças e em atitudes, visando a uma vida mais saudável.

E você, querida pessoa, se identificou com o quadro acima exposto? O que você tem feito para preveni-lo ou tratá-lo? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Assim, você perceberá que não está sozinho. Além disso, compartilhe este artigo com todos os seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Publicá-lo nas suas redes sociais é um gesto de solidariedade, que pode ajudar muita gente enfrentando o esgotamento mental. Faça a sua parte!

Imagem: Por Motortion Films