A Serasa é uma empresa brasileira que faz análises de informações para decisões de crédito. Basicamente, ela analisa dados fornecidos por bancos, lojas e financeiras para criar relatórios sobre as pessoas. Em seu banco de dados, constam informações como dívidas vencidas e não pagas, cheques sem fundos, protestos de títulos, entre outros registros oficiais.
A partir desse somatório de dados, é atribuída uma pontuação a cada CPF, com base em seu comportamento de bom ou mau pagador. Essa pontuação é conhecida como score e serve como uma ferramenta para análise de risco de crédito dos consumidores brasileiros. Scores muito baixos indicam um mau pagador, o que pode até mesmo gerar restrições ao CPF do indivíduo.
Quer saber como melhorar o seu score e tornar-se um bom pagador? Então, confira as 9 dicas a seguir!
Contents
1. Planeje as suas despesas
Muita gente se endivida porque não faz nenhum tipo de planejamento financeiro. Essas pessoas simplesmente tomam uma decisão de compra, muitas vezes no calor do momento, e fazem longas prestações, quase sempre com juros. Além dos financiamentos, há ainda quem recorre aos empréstimos junto às instituições financeiras para viabilizar o alcance dos seus objetivos.
O problema é que, se você não for capaz de pagar o que deve, o seu score cairá, e, consequentemente, as instituições vão se recusar a fazer empréstimos novamente. Portanto, o melhor a se fazer é comprar uma coisa de cada vez, de modo planejado, isto é, garantindo que você terá como pagar.
2. Consulte o seu score
A consulta ao score na Serasa é gratuita, e pode ser feita pela internet, bastando que você faça um pequeno cadastro com o número do seu CPF. Infelizmente, existem muitas pessoas com o score baixo e que nem sabem disso. Aliás, sequer sabem o que essa informação significa.
Portanto, consulte o seu score de tempos em tempos, de modo a acompanhar a sua “evolução” enquanto pagador. Se a sua pontuação estiver baixa, é preciso negociar as suas dívidas junto aos credores, fazendo um plano de pagamento que caiba no seu bolso. Assim, você conseguirá limpar o seu nome e obter um score melhor.
3. Pague as suas contas em dia
Parece até um conselho óbvio, mas muita gente se perde na hora de pagar as contas e, quando se dá conta, percebe que a data de vencimento já passou. O resultado é uma pequena dor de cabeça para pagar a conta, geralmente com juros decorrentes do atraso.
Quando isso se repete, os atrasos também tendem a baixar o seu score. Por isso, procure anotar no calendário ou na agenda as datas de vencimento das suas contas. Deixe essas anotações em um lugar visível, de modo que sejam um lembrete recorrente. Faça dessa organização um hábito.
4. Verifique a possibilidade de colocar as suas contas no débito automático
Uma dica bacana para evitar os esquecimentos e os atrasos em relação às contas de todo mês e colocá-las no débito automático, em que o banco já paga a sua conta automaticamente na data do vencimento, sem que você precise se lembrar dela. Assim, aquelas contas essenciais, como luz e água, são boas sugestões para o débito automático.
Um cuidado, no entanto, precisa ser tomado: verifique se você tem dinheiro na conta na data dos débitos. Se não houver, o pagamento será realizado mesmo assim, e você entrará no cheque especial, o que pode virar uma bola de neve de juros que complica a sua vida financeira.
5. Mantenha os seus dados cadastrais atualizados na Serasa
Para que você tenha acesso à sua pontuação, é muito importante manter os seus dados cadastrais atualizados. Assim, as empresas poderão consultar o seu CPF na hora de avaliarem se você é um bom pagador e se merece o empréstimo ou o financiamento que deseja realizar.
Lembre-se de que a pontuação é dinâmica, ou seja, ela pode mudar de um dia para o outro, conforme as suas movimentações no mercado. Por isso, lembre-se de acompanhar o seu desempenho com frequência regular.
6. Abra o cadastro positivo
Uma dica muito interessante é abrir na Serasa o cadastro positivo, que oferece um relatório muito mais completo do seu comportamento como consumidor do que o score. Pagar as contas em dia, quitar os seus empréstimos e não atrasar os pagamentos dos cartões de crédito são algumas das atitudes que fortalecem a sua imagem no cadastro positivo.
Ele funciona como um verdadeiro currículo financeiro, que inclui basicamente tudo aquilo que você paga ou movimenta: água, luz, gás, telefone fixo, compras no cartão, empréstimos, financiamentos e crediários. Esse relatório mais completo considera a sua pontualidade no pagamento, o que promove justiça nas condições de crédito e ainda reduz a burocracia.
7. Aproveite os feirões “limpa nome”
Com certa frequência, a Serasa realiza um evento (presencial ou online) conhecido como “Feirão Limpa Nome”. A ideia desses eventos é oferecer a credores e devedores uma oportunidade para negociar os termos das dívidas. Assim, você poderá fazer um planejamento para o pagamento desses débitos, de modo que a empresa credora retire o seu nome da lista de inadimplentes em até 5 dias úteis após o pagamento.
As políticas de negociação variam de empresa para empresa, mas, de acordo com a Serasa, os descontos nesse evento podem chegar a até 90% do valor da dívida. Portanto, aproveite a ocasião, estude um pouquinho sobre táticas de negociação e faça um bom negócio.
8. Use a matemática a seu favor
Lembre-se sempre daquela velha máxima que afirma que os números nunca mentem. Portanto, crie uma planilha com os seus ganhos e gastos, de modo a organizar o seu orçamento todo mês. Com esse controle bem específico, você evitará se perder na condução da sua vida financeira.
Uma dica na hora de fazer esse planejamento é não comprometer mais do que 20% da sua renda com o pagamento de dívidas. Isso significa que, se você ganha 2000 reais por mês, não deverá gastar mais do que 400 reais com prestações. Defina essa meta para que você não se complique e fique endividado.
9. Corte o mal pela raiz
Por fim, nunca é demais lembrar que é preciso cortar os maus hábitos no que se refere ao uso do dinheiro. Por exemplo: fazer compras impulsivas e desnecessárias, comprar alimentos em excesso (que estragam), não ter uma reserva de emergências, não planejar o orçamento do mês, esquecer-se das prestações e datas das contas, fazer muitas compras parceladas e não pagar o valor total do cartão são hábitos que precisam ser cortados imediatamente.
Se você seguir as 9 dicas acima, certamente conseguirá encontrar mais tranquilidade em sua vida financeira. Esse processo pode demandar alguns esforços, especialmente no início, mas a consciência em paz vale cada sacrifício. Em consequência, você conseguirá um score financeiro muito mais alto!
Por falar nisso, você sabe como vai o seu score? Como você avalia o seu desempenho financeiro? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais estiver necessitado delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!