OPOLJA/Shutterstock Estabelecer relações de confiança entre cliente, marca, empresa e vendedor é fundamental no processo de vendas

A chave para abrir a porta de bons negócios é a confiança. O que leva você a confiar nas empresas que compra? Por que você leva sempre o mesmo sabão em pó, a mesma marca de eletro, a mesma pasta de dente ou o mesmo leite?

Por alguma razão você confia nestas marcas, não é mesmo? Pode ser pela tradição, pelo atendimento, pelo preço, indicação, qualidade, durabilidade, status… Estes são fatores que fazem com que você pague por este ou aquele produto.

Existem diferentes formas de confiança, porém nem todas as empresas podem, efetivamente, recorrer a todas estas fontes, mas é claro, todo negócio pode ser melhorado. Conhecer e investir no desenvolvimento de suas estratégias ajuda os profissionais de vendas a “amarrarem” seus clientes e construir relações de confiança.

Entretanto, é importante ressaltar que cada consumidor tem sua própria forma de consumir. Neste sentido, diversas são as razões que guiam as pessoas para que se comportem de uma determinada maneira na hora de comprar.

Conheça Algumas Fontes de Confiança

  • Autoridade: médicos, advogados, juízes, etc.
  • Afinidade: filosofia de vida, fraternidade, experiência.
  • Credibilidade: base para a confiança.
  • Longevidade: anos de mercado.
  • Celebridade: marca muito conhecida e desejada.
  • Familiaridade: presença.
  • Localização: mercado e abrangência geográfica.
  • Demonstração: ver para crer.

Conseguiu identificar algumas marcas que você mais gosta, admira e que não abre mão; baseadas nas diferentes fontes apresentadas? E a empresa na qual você trabalha, está inserida em algumas dessas?

Por isso, procure compreender ao máximo o comportamento de compras dos seus clientes. As pessoas costumam enxergar a confiança, com base nas fontes citadas anteriormente, assim você conseguirá construir a máxima confiança.

Escolha uma das fontes de confiança e trabalhe nela para que as pessoas enxerguem a sua organização como você quer ser visto. No ambiente de vendas ter a confiança de seus clientes é uma enorme vantagem, porém alguns profissionais não focam nessa vantagem.

Marketing de Vendas

Da mesma forma, ainda existe uma enorme quantidade de organizações que não veem a confiança como uma fonte de negócios e aumento de credibilidade. Em vez disso, estas empresas investem pesado em propagandas caras e grandiosas, preços baixos, descontos ou focam em produtos e características técnicas.

É preciso começar a enxergar que o marketing, com base na confiança, pode ser uma ferramenta maravilhosa. Isso ajuda a criar vínculos positivos, lembrança de marca, experiência de compra e pode deixar o seu ambiente mais competitivo e excepcionalmente atraente.

Até mesmo uma decisão simples de compra pode ser afetada pela confiança, pois em geral as famílias confiam em produtos com históricos consolidados e desconfiam de novas marcas, desconhecidas e com preços mais baixos.

Trabalhar a confiança de seu cliente pode ser um poderoso gatilho para gerar confiança num nível maior. Por isso, procure observar a maneira como eles pensam sobre, como compram e também, sobre o que você tem a oferecer.

Por fim, fique atento, pois suas informações, argumentos e proposições serão sua maneira de gerar confiança e credibilidade junto ao mercado. É assim que clientes e potenciais clientes vão enxergar seu negócio de uma forma diferente. Fique de olho!

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