Como você era quando iniciou sua carreira? Você ainda mantém o mesmo entusiasmo pelo conhecimento e a motivação necessária para crescer? Faço estes questionamentos porque até mesmo os melhores e mais promissores profissionais correm o risco de caírem na famosa estagnação.
Neste sentido, segundo um levantamento feito pela consultoria Kienbaum, com mais de 18 mil executivos (presidentes, vice-presidentes, gerentes e diretores), 78% dos entrevistados estão ou ficarão estagnados em suas carreiras. A pesquisa mostrou ainda que 43% dos entrevistados estão abaixo do nível que as empresas desejam e, que apenas 22%, têm chances reais de alcançar altos cargos.
O que mais chama atenção é que estes profissionais iniciaram suas carreiras, bem preparados, e de maneira forte e promissora. Entretanto, ao longo do tempo, ao invés de ascender, eles caíram no que chamamos de “zona de conforto” e, simplesmente pararam de crescer.
Sinais da Estagnação Profissional
Existem diversos fatores que influenciam a que o profissional pare de progredir. Conheça alguns sinais que indicam quando o colaborador precisa rever seus comportamentos, atitudes e mudar para voltar a evoluir. Confira:
- Passar anos na mesma função, fazendo as mesmas tarefas;
- Parar de investir na própria capacitação e evolução profissional;
- Não ter reais perspectivas de crescimento na empresa;
- Não ser promovido ou incluído em projetos importantes;
- Não gostar do que faz e não ter coragem para mudar;
- Fazer tudo no automático e de forma mecânica;
- Reclamar de sua situação e do crescimento dos colegas;
- Assumir uma postura pessimista e desmotivada.
Estagnação X Coaching de Carreira
Todo profissional que deseja evoluir continuamente em sua carreira, deve investir em capacitação, buscar aprimoramento e, isso inclui vivenciar um intenso processo de autoconhecimento. Isso é importante porque, quanto mais ele conhece seus pontos fortes e de melhoria, mais condições têm de fortalecer suas ações e conquistar os seus resultados.
Por isso, quando o cliente busca o Coaching de Carreira, ele tem todo o apoio que precisa para desenvolver novas competências e habilidades e eliminar crenças e comportamentos sabotadores. Deste modo, além de conhecer profundamente o seu “eu profissional”, a pessoa pode planejar sua carreira, de forma assertiva e coesa, e focar no alcance de suas metas e objetivos.
Por meio de diversas técnicas e ferramentas de gestão da carreira, aplicadas no dia a dia, o processo de Coaching traz uma visão sistêmica, que permite um melhor direcionamento profissional e também evitar que o cliente fique estagnado.
Invista no Professional & Self Coaching e tenha todo o apoio que precisa para evoluir continuamente e ter resultados extraordinários em sua carreira. Faça o PSC!
Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo!