O Instagram é uma das redes sociais que mais crescem no Brasil e no mundo. Inicialmente, ele era basicamente um álbum de fotos online. Aos poucos, porém, novos recursos foram desenvolvidos, como os vídeos, os stories, as lives, e por aí vai. Dessa forma, essa plataforma é, hoje em dia, bastante diversificada, o que tem atraído não apenas o interesse do usuário comum, mas também de quem utiliza a rede para divulgar os seus negócios.

Empresas de todos os portes e nichos têm aderido ao Instagram como canal de comunicação e interação. Como qualquer rede social, o Instagram oferece visibilidade e meios para uma produção de conteúdos informativos e de entretenimento, de modo a atrair cada vez mais pessoas.

Neste artigo, reunimos 6 estratégias muito utilizadas por quem tem crescido ou deseja crescer continuamente nessa rede. Confira-as na sequência e tenha uma ótima leitura!

1. Marketing de conteúdo

Para que as empresas conquistem a atenção das pessoas atualmente, sobretudo na internet, já não vale a pena focar apenas naquela comunicação publicitária tradicional, que se limita a divulgar produtos e preços. É preciso oferecer um diferencial, ou seja, algo em troca da atenção do público, e essa moeda de troca é o conteúdo.

Na atualidade, as pessoas procuram não apenas produtos, mas marcas que de fato façam a diferença e que demonstrem por que elas devem ser as escolhidas, e não os seus concorrentes. O conteúdo ajuda as marcas a fazerem isso muito bem, tendo a venda como uma consequência natural de um processo bem construído.

Um bom conteúdo é aquele que entretém, informa e ensina. Portanto, compartilhe dicas, faça tutoriais, comente as notícias relevantes em seu nicho, atualize-se e entretenha as pessoas. Mostre o seu valor e o seu conhecimento, a fim de atrair a atenção das pessoas e exibir os seus diferenciais.

2. Branding

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O conceito de branding diz respeito à construção de marcas. Uma marca é uma identidade de uma empresa, sendo composta por nomes, símbolos, cores institucionais, identidade visual, slogan, fontes características, estilo de linguagem, enfim, tudo aquilo que identifica uma organização, diferenciando-a das demais.

Mesmo nas redes sociais, é importante que cada publicação reforce o branding, contendo os itens citados acima. No entanto, a construção de uma marca não depende apenas desses elementos visíveis, mas também de aspectos intangíveis que constituem a sua identidade.

Estamos falando de missão, visão, valores, crenças, ideias, causas, rituais. As pessoas gostam de marcas que se posicionam e que têm uma personalidade clara, como um ser humano. Essa marca forte atrairá para junto de si pessoas cujas ideias sejam compatíveis, o que favorece o nosso terceiro item, que é a construção de uma comunidade.

3. Construção de comunidade

Sabe por que não é interessante comprar seguidores? Porque se eles não se atraíram de forma natural por quem você é e pelos conteúdos que você publica, dificilmente essas pessoas vão se identificar com os seus valores e interagir com você e com os demais seguidores.

Por isso, um dos maiores segredos para o sucesso no Instagram é exatamente a construção de uma comunidade orgânica, em que as pessoas de fato se interessam pelo conteúdo publicado e interagem com você. Isso faz das pessoas não apenas um grupo de seguidores, mas uma comunidade em que todos têm uma genuína e agradável sensação de pertencimento.

Independentemente do nicho de atuação das empresas, é possível construir essa comunidade, desde que você reforce os seus posicionamentos e paixões, mostre-se aberto ao diálogo, defenda os seus valores, seja consistente na sua produção de conteúdo e estimule a interatividade.

4. Interatividade

Por falar em interatividade, o quarto item da nossa lista é extremamente importante. Ao contrário da televisão e do rádio, as redes sociais têm uma característica muito bacana, que é a comunicação em mão dupla. Isso quer dizer que não apenas as empresas se comunicam com o seu público, mas o público também tem voz ativa para se comunicar com as empresas.

Por isso, é fundamental abrir espaço para essa interatividade. Dessa forma, abra caixas de perguntas, responda às dúvidas dos seguidores, faça lives com interatividade em tempo real, curta e responda os comentários que receber e, sempre que possível, responda também às mensagens que receber na área inbox.

A interatividade fortalece a sensação de pertencimento e de comunidade que citamos acima. Quando as pessoas percebem que você as responde e interage de volta, isso as estimula a manterem-se em um contato cada vez mais intenso com você, o que fortalece o relacionamento entre o produtor de conteúdo e os seus seguidores.

5. Infotenimento

No primeiro item da lista, citamos a importância da produção de conteúdo nas redes sociais, afinal de contas, elas apenas existem se houver algo relevante a ser exibido. Nesse sentido, é importante citar que a combinação de sucesso nas redes sociais consiste em informação e entretenimento, ou seja, o chamado infotenimento.

É importante ser informativo, isto é, ter algum conteúdo útil para as vidas das pessoas que o seguem. Contudo, as redes sociais são um ambiente de relacionamento e descontração, de modo que a forma como essas informações são transmitidas não pode ser tão técnica e formal, como em uma sala de aula ou em um artigo científico, concorda?

Por isso, tornar o conteúdo mais atraente é fundamental, o que se faz por meio do entretenimento. Para isso, existem os memes, o humor, a música, as referências culturais, o storytelling, os exemplos criativos, a interatividade e a própria simpatia do produtor de conteúdo (que é expressa em seu jeito de falar e de escrever).

6. Diversificação

A união de informação com entretenimento, portanto, pode ser promovida de diferentes formas, o que nos leva ao sexto e último item da lista: a diversificação. Por diversificação deve-se entender, neste contexto, a variedade de formatos e recursos que o Instagram disponibiliza para tornar mais dinâmica a publicação do conteúdo, bem como a interatividade com os seguidores.

Posts tradicionais, carrosséis, vídeos, reels, stories, lives, enquetes, testes, caixas de perguntas, memes, músicas, filtros divertidos — tudo isso existe para diversificar a forma como os conteúdos podem ser entregues ao público.

Sendo assim, não tenha medo de conhecer todos esses recursos, explorá-los à vontade e identificar quais deles fazem mais sucesso com a sua audiência. A diversificação é sempre uma boa estratégia, já que ela permite que as páginas das redes sociais fujam da monotonia e mostrem-se sempre ativas, criativas e inovadoras em sua comunicação.

Concluindo, as 6 dicas acima são muito interessantes para quem deseja crescer no Instagram. Assim, produza conteúdo relevante, crie uma marca forte, construa uma comunidade sólida, interaja com as pessoas que o seguem, mescle a informação com o entretenimento e diversifique os formatos e recursos que utilizar nessa tão rica rede social. Se você seguir essas dicas, certamente terá sucesso!

E você, querida pessoa, tem uma estratégia preferida no Instagram? Qual? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!