Marketing Pessoal — é melhor fazer! Muitas pessoas podem não dar muita importância e até subestimar esse fator, mas, com certeza, ele é um elemento essencial à construção de um bom relacionamento pessoal e profissional.

Pessoas com essa habilidade têm facilidade em se relacionar e, geralmente, têm muitos amigos e admiradores. Em outras palavras, elas sabem “se vender”, conhecem o seu poder de influência e usam sempre esse recurso para lhes ajudar a conquistar os seus sonhos, metas e objetivos. Neste artigo, você vai conferir o que é e como pode ser desenvolvido o marketing pessoal. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

O que é o marketing pessoal?

O marketing é uma área do conhecimento e também um departamento das empresas de extrema importância. Ele é responsável por compreender o cliente, monitorar o concorrente, estudar as interferências internas e externas e, assim, tomar decisões estratégicas que fortaleçam a marca. E se as técnicas que funcionam com as marcas também fossem válidas para as pessoas? É esse o objetivo do marketing pessoal.

O marketing pessoal é o conjunto de técnicas que fortalecem você, indivíduo, em sua vida pessoal e profissional. Tomando de empréstimo diversos conceitos do marketing tradicional, ele o ajuda a desenvolver caminhos estratégicos para alcançar os seus objetivos, fazendo com que a sua imagem fique mais forte.

Assim como o marketing determina produtos, preços e estratégias para comunicá-los; você também deve fazer o mesmo por sua marca pessoal. É como se você se tornasse um produto e precisasse agregar valor a si mesmo para fortalecer-se no meio em que vive/trabalha.

Mas engana-se quem acredita que essa competência é apenas uma questão de estética ou aparência. Nada disso! Uma pessoa bonita, ainda que possa atrair atenção para a sua beleza, não necessariamente possui estratégias de marketing pessoal.

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Assim, mesmo os indivíduos considerados “menos providos esteticamente” também podem se destacar nos seus relacionamentos interpessoais por sua: empatia, automotivação, autoconfiança e autoestima, pois esses diferenciais pessoais se sobrepõem a qualquer componente físico.

8 dicas para desenvolver um bom marketing pessoal

Não existe uma receita ideal para fazer o seu marketing pessoal funcionar. No entanto, há alguns comportamentos que de fato beneficiam a sua capacidade de “vender” as suas qualidades. Saiba mais!

1. Tenha Empatia

A empatia está na forma com que nos relacionamos conosco, com o mundo e com as pessoas à nossa volta. Por isso, busque conhecer a si mesmo e colocar-se no lugar das outras pessoas. Emane sentimentos positivos, pois isso atrai as atenções para o seu melhor. Quanto mais você for altruísta, solidário e simpático aos olhos dos outros, mais conseguirá obter tudo isso em troca. Portanto, a empatia é a chave da reciprocidade e do estreitamento de laços, sejam pessoais, sejam profissionais.

2. Sorria mais

Cara fechada apenas afugenta possíveis clientes, amigos, colegas e parceiros de trabalho. Esteja aberto, sorria e sempre retribua um sorriso de forma honesta e amistosa. Essa amabilidade é o diferencial das pessoas de presença marcante. É claro que isso não significa que você não possa ter os seus momentos de mau humor ou de um estado mais introspectivo. O importante, contudo, é fazer com que esses momentos sejam exceções, e não o seu estilo de vida natural, OK?

3. Seja honesto

Credibilidade passa por honestidade. Essa é uma característica tão básica e necessária que há autores que nem mesmo a configuram como um pilar de marketing pessoal, mas como um pré-requisito para a vida. Contudo, não custa nada lembrar. Portanto, seja uma pessoa sincera, respeitosa e com valores e crenças congruentes com as suas ações. Esse é um excelente cartão de visitas e uma das marcas de quem tem uma boa imagem. Faça o que é certo, mesmo que ninguém esteja vendo.

4. Saiba dar e receber

Relacionamentos positivos são aqueles em que há troca: em que uma pessoa ajuda a outra, reconhece o seu valor e as suas qualidades e também em que os indivíduos se ajudam, mutuamente, a crescer e ter sucesso na vida. Portanto, saiba pedir ajuda, mas também saiba estender a mão a quem precisar de você. O networking, ou seja, a capacidade de construir e manter uma boa rede de contatos é essencial no marketing pessoal, podendo abrir portas valiosas em diferentes áreas da vida.

5. Fale de ideias

Não há nada mais cansativo do que alguém que só fala de si mesmo. Por isso, para ter um bom marketing pessoal, procure falar de experiências, fatos, acontecimentos e interagir com as pessoas. Fale e ouça na mesma medida, compartilhando o seu melhor. Permita que as suas próprias ações falem quem você é. Quando for preciso, defenda os seus pontos de vista e comente aquilo que você tem de bom, mas desde que haja um contexto que torne essa comunicação natural, e não prepotente.

6. Defina o seu posicionamento e os seus objetivos

As marcas definem um posicionamento, ou seja, a maneira como desejam ser percebidas pela sociedade, estabelecendo também uma missão, uma visão e valores. Da mesma forma, pense em como você deseja ser visto pelos outros. A partir disso, você define todos esses itens para si, incluindo os seus objetivos — tanto da vida pessoal quanto da vida profissional. Procure também definir prazos para o alcance dessas metas, caso contrário, a sua motivação pode se enfraquecer.

7. Desenvolva as competências necessárias ao alcance desses objetivos

Deixando claros quais são os seus objetivos, você deve pensar nas estratégias que o conduzirão até eles. No marketing pessoal, você precisa identificar quais competências são necessárias nesse trajeto. Dessa lista de competências, você identifica aquelas que você já considera fortes em si mesmo, bem como aquelas que você ainda precisa desenvolver — em um processo bem semelhante à tradicional análise SWOT, tão comum no meio corporativo.

Esses pontos a serem desenvolvidos precisam ser trabalhados, por meio de cursos, treinamentos, leituras, viagens, aconselhamentos, mentorias, coaching, enfim, tudo aquilo que for necessário. Lembre-se de que o desenvolvimento de habilidades é algo contínuo e eterno, pois sempre aprendemos algo, até o nosso último dia na Terra.

8. Comunique as suas qualidades e diferenciais

Dois funcionários de uma mesma empresa têm o mesmo cargo, o mesmo salário e as mesmas competências e funções. Se só houver uma vaga, qual deles será promovido? A resposta é: aquele que for mais lembrado! Por isso, além de desenvolver competências, é preciso mostrar às pessoas que você as tem. Sem ser exibido, obviamente, é preciso demonstrar quem você é. Assim, comunique-se, escreva, divulgue o que você faz, agregue valor a si e mostre seus trabalhos.

Assim como as marcas comunicam-se pela televisão, jornais, outdoor LinkedI ns e pela internet, você também precisa investir na sua comunicação pessoal. Se você construiu uma marca pessoal forte, é preciso divulgá-la ao mundo para alcançar aqueles objetivos que você determinou e, enfim, cumprir a sua missão. O LinkedIn, os websites pessoais e até mesmo outras redes sociais podem ajudá-lo nesse sentido.

Quanto mais verdadeiros nós somos nas nossas emoções, comportamentos e ações; mais temos a chance de conquistar oportunidades para mostrar os nossos talentos e competências — pessoais e profissionais — e atrair o interesse das pessoas à nossa volta. Aproveite estas dicas e desenvolva o seu Marketing Pessoal!

E você, querida pessoa, o que tem feito em nome do seu marketing pessoal? Em quais aspectos você ainda pode melhorar? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!