O sistema conhecido como estrutura projetizada vem crescendo na preferência das empresas. Trata-se de um método de organização empresarial diferente do convencional e que pode oferecer excelentes resultados. Nesse sistema, o trabalho é realizado com foco nos projetos e não em ter uma estrutura fixa de setores e departamentos.

Continue lendo para saber mais a respeito do assunto e tirar todas as suas dúvidas sobre vantagens e desvantagens da estrutura projetizada.

O que é Estrutura Projetizada?

Quando falamos em estrutura projetizada, estamos nos referindo a um sistema organizacional que tem como foco a realização dos projetos da empresa. Nesse sistema, o gerente de projetos coordena todas as atividades referentes à realização dos mesmos. Ele é o líder da equipe, o responsável por colocar em prática todos os planejamentos por meio da projetização.

Diferente dos modelos tradicionais, quando a estrutura é projetizada, a empresa não tem departamentos e setores separados. Nesse cenário, as equipes são divididas por projetos e cada uma tem a responsabilidade de entregar a demanda que lhe foi atribuída.

O gestor de um projeto trabalha de forma independente dos demais gerentes, o que, como ponto positivo, traz mais autonomia aos líderes, porém também gera maior distanciamento entre eles.

Estrutura projetizada e os colaboradores

Os colaboradores nesse sistema não têm função fixa e as equipes são separadas conforme a necessidade de cada projeto. A adoção desse sistema pode oferecer vantagens e desvantagens para as organizações.

De maneira geral, a estrutura projetizada é escolhida como uma forma de economizar tempo e recursos. Nesse método, as equipes só precisam se reportar para um líder, o gerente de projetos.

PSC

Essa estrutura dá autonomia para o gerente de projeto gerir sua equipe e, com isso, a atuação se torna muito mais eficiente. A estrutura projetizada é mais aplicada a empreendimentos que trabalham especificamente com projetos, como construtoras e vendedoras de equipamentos. No entanto, cada vez mais companhias têm adotado o sistema.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Estrutura projetizada – Vantagens

A seguir apresentaremos com mais detalhes as principais vantagens da adoção da estrutura projetizada.

Autonomia

O gerente de projetos trabalha com mais autonomia e independência na estrutura projetizada. Essa maior liberdade para planejar as ações e o andamento dos projetos é determinante para aumentar a taxa de sucesso.

Flexibilidade

O trabalho focado em cada projeto permite utilizar os recursos de maneira mais flexível. Não dividir os esforços financeiros contribui para potencializar os resultados.

Foco total

A atuação por projeto permite que as equipes se tornem mais focadas em cada atividade. Não se dispersar do projeto até a sua conclusão é crucial para que cada colaborador entregue o máximo do seu potencial.

Equipes com conhecimentos específicos

Montar uma equipe para um projeto específico permite escolher os colaboradores mais preparados para cada função. Todos os projetos da empresa têm potencial para serem realizados por especialistas.

Maior horizontalização

Quando uma empresa adota a estrutura projetizada, abre precedentes para dar fim à divisão departamental. Com isso, é natural que haja maior horizontalização das relações. Diminuir as hierarquias e as distâncias entre os colaboradores contribui para tornar as equipes mais coerentes.

Maior troca de experiências

Unir em um único projeto profissionais com experiências distintas, mas dedicados ao mesmo objetivo, é muito positivo. Há maior intercâmbio de experiências e mais chances de que aconteçam insights valiosos. Inclusive, a rotatividade da composição da equipe permite que novas conexões sejam estabelecidas a cada projeto.

Comunicação mais eficiente

O trabalho com um foco específico e sem a distância imposta por diferentes setores melhora a comunicação. A maior proximidade entre os colaboradores torna esse processo mais claro e sem ruídos. Parte das mensagens podem se perder ao longo do caminho quando há muita divisão.

Controle de custos e orçamento

O controle de custos e orçamento da empresa se torna mais simples na atuação de acordo com demandas. A divisão do trabalho por empreitadas direciona o foco dos colaboradores.

Mais facilidade para resolver problemas

Problemas que naturalmente surgem ao longo do caminho de um projeto se tornam mais fáceis de resolver. Impasses são deixados no passado com mais rapidez quando se atua dentro de uma estrutura projetizada.

Mais respeito à liderança

Mencionamos o aumento da horizontalização, mas isso não compromete o respeito à liderança. Na verdade, há o fortalecimento desse respeito à liderança, uma vez que passa a existir somente uma figura nesse papel.

Mais engajamento

O trabalho por projetos promove maior engajamento por parte dos profissionais envolvidos. Os membros da equipe são escolhidos de acordo com sua especialidade e isso faz com que haja uma imersão mais profunda.

Estrutura projetizada – Desvantagens

Conheça as principais desvantagens da adoção do sistema de estrutura projetizada.

Risco de duplicação de trabalho

Caso não haja acompanhamento de perto do líder do grupo, há o risco de que algumas tarefas sejam realizadas de forma duplicada. No entanto, essa é uma desvantagem bastante fácil de contornar, basta que o líder esteja verdadeiramente comprometido com a equipe.

Baixa priorização do cliente

Em alguns casos, a estrutura projetizada pode se tornar uma abertura para baixa priorização do cliente. É necessário que a empresa conserve o seu foco em atender as demandas que chegam até ela da melhor forma possível.

Incertezas

Empresas que atuam no sistema de estrutura projetizada podem gerar algumas incertezas em sua equipe. Quando não há um planejamento em médio ou longo prazo, a equipe pode ficar receosa de não ter novas demandas. O fato de trabalhar com foco em projetos não torna menos importante ter um planejamento organizacional de longo prazo. Aliás, é exatamente o contrário.

Possível favoritismo

A estrutura projetizada pode abrir precedentes para que haja favoritismo por algumas combinações de equipes. O ideal é que o trabalho se desenvolva sem levantar esse tipo de questão na equipe.

Resistência à cultura organizacional

O trabalho por projetos pode tornar mais difícil para os colaboradores se adaptarem à cultura organizacional. Nesse caso, é imprescindível que a companhia tenha seus valores fortemente apresentados para os funcionários. Os profissionais devem saber exatamente o que a companhia espera.

Pouca integração

Os grupos formados para atender as demandas de cada projeto podem se tornar muito distantes uns dos outros. É importante que se crie um esforço para uma aproximação entre essas equipes, até mesmo para incentivar trocas criativas. A integração da equipe é essencial para evitar a possível desvantagem apresentada a seguir.

Desencontros entre os profissionais

Se em uma equipe houver um colaborador com um pouco mais de experiência ou familiaridade com o tema, pode haver desencontros. É essencial que cada membro encontre o seu lugar dentro do grupo. Cada indivíduo deve ter o seu lugar de destaque e de interação com os demais. A troca de experiências é crucial para evitar esses desencontros.

Como podemos ver por meio dos prós e contras, antes de decidir instaurar a estrutura projetizada é importante analisar se a empresa está preparada para fragmentar-se em projetos e não ser mais departamentalizada, ou seja, dividida em setores. Logicamente, as áreas funcionais não são alteradas, pois a organização precisa de uma infraestrutura que dê base aos gerentes de projeto e suas realizações.

Basicamente, a estrutura projetizada é uma forma de dar mais ritmo e autonomia para as equipes, mas mantendo a atenção. E você, gosta deste tipo de estrutura organizacional? Acredita que trabalhar em projetos seja melhor do que do modo convencional ou prefere o modelo tradicional? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião!

Imagem: Pressmaster/Shutterstock