Quando falamos em exemplos; estamos abordando a forma de expressão oral e física, ou seja, o que falamos verbalmente e também aquilo que mostramos por meio de nossos gestos, expressões faciais e corporais.

Neste sentido, trago como exemplo uma frase do guru da Administração Moderna, o austríaco Peter Drucker. Para ele – “O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito”. No meu dia a dia e, em meu trabalho como coach, chamo esta habilidade de “ouvir na essência”, ou seja, além das palavras.

E para que você, leitor, entenda melhor o que estou dizendo, vou apresentar neste texto, alguns exemplos de comunicação verbal e não verbal, para que você possa expandir sua forma de se comunicar, como também aprender a ler, assertivamente, os sinais das pessoas à sua volta. Continue lendo e confira!

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O que é Comunicação Verbal e Não Verbal?

Primeiro, antes de partirmos para os exemplos de comunicação verbal e não-verbal, acredito ser importante esclarecer o que é cada uma dessas formas de se comunicar no dia a dia, e que muitas vezes passam completamente despercebidas aos nossos olhos.

Quando se fala em comunicação verbal, estamos nos referindo a tudo aquilo que está sendo dito, tanto por meio da linguagem falada, quanto por meio da linguagem escrita. São trocas de informações, utilizando a fala ou a escrita como forma de se expressar.

Já a comunicação não-verbal é o oposto do citado acima, ou seja, não se utiliza da fala e nem da escrita para se expressar e trocar informações no dia a dia. Assim, quando se fala nesta forma de se comunicar, está-se referindo à linguagem corporal, à postura, gestos, expressões faciais, entre outros.

Exemplos de Comunicação Verbal e Não Verbal

Agora que já temos um esclarecimento maior sobre o que é cada tipo de comunicação, no que se refere à verbal e não verbal, vou citar alguns exemplos, que podemos identificar facilmente em nosso dia a dia, nos lugares por onde temos o costume de passar.

No Trabalho

Quando, por exemplo, aquele seu colega super expansivo, que todos os dias lhe deseja um belo bom dia, chega calado, cabisbaixo e fica recluso, sem que diga nada, você já consegue perceber que há algo de errado com ele, certo? Este é um exemplo de comunicação não verbal, feita apenas por meio de gestos e atitudes.

Noutra situação na empresa, quando seu chefe, por meio da fala, delega claramente as demandas diretamente a você, num processo de interação olho no olho e de escuta ativa; podemos dizer que, neste momento, a linguagem é plenamente verbal.

Nos Relacionamentos Familiares

Com nossos pais, irmãos, parceiros e filhos: também não é diferente. Tanto nós, como eles temos momentos mais introspectivos como extrovertidos, ou seja, mais ou menos calados, que exigem de ambos uma habilidade a mais de compreensão do outro.

Quando, por exemplo, nossos filhos estão com problemas ou fazem algo errado, geralmente eles também ficam mais isolados ou aparentemente mais preocupados com a nossa reação. AÍ, automaticamente, pela carinha de nossas crianças, entendemos que elas temem ter feito algo negativo e que vá nos aborrecer e, possivelmente, também gerar algum castigo. Um pai e uma mãe entendem isso sem que seja pronunciada nenhuma palavra.

Do mesmo jeito, quando nossos amigos querem nos alertar sobre nossas ações e nos dão seus feedbacks sobre nossos comportamentos; eles também estão diretamente se comunicando conosco, expressando suas ideias, opiniões e tentando, ao seu jeito, no ajudar. Este é o poder das palavras e da comunicação verbal!

Além destes exemplos, podemos citar também alguns outros relacionados à comunicação verbal, como livros, jornais, cartazes, mensagens de texto, uma conversa entre duas pessoas, pessoalmente ou por telefone, a rádio, a tv, entre outras formas.

Já na comunicação não verbal temos também como exemplos o uso de imagens, símbolos, a dança, o tom de voz, a mímica, a sinalização de trânsito, os logotipos, entre muitos outros.  

O Exercício de Ouvir na Essência

Quando falamos em comunicação, seja ela verbal ou não, estamos falando de algo que tem extrema importância em nosso dia a dia, sendo assim, é essencial que desenvolvamos a habilidade de nos comunicarmos bem, uma vez que necessitamos desta ferramenta para nos expressarmos e transmitirmos as informações e mensagens de uma forma que nossos interlocutores compreendam.

Neste sentido, como eu disse no início no texto, em minhas práticas enquanto coach, bem como em minhas formações, palestras, workshops, cursos, e em todas as oportunidades que eu tenho de me comunicar com as pessoas, eu falo sobre a importância de ouvir na essência, para que a comunicação seja o mais eficaz possível.

O exercício de ouvir na essência tem a ver com estar verdadeiramente atento ao que o outro está dizendo, e, principalmente, ao que ele não está dizendo. Tem a ver com estar realmente prestando atenção, sem deixar que nada interrompa este processo de escuta ativa, que vai te ajudar a compreender melhor o que o outro está querendo comunicar, bem como todo o seu universo.

Ao colocarmos em prática o exercício de ouvir na essência em nossas relações, tanto pessoais, quanto profissionais, as chances de tornarmos a nossa comunicação ainda mais eficaz  aumentam de forma significativa. Assim, estaremos acolhendo a pessoa que está diante de nós e também alcançando resultados extraordinários em nossa jornada evolutiva.

Para que você compreenda ainda mais do que se trata e o que é verdadeiramente ouvir na essência, compartilho com você uma de minhas Sacadas, em que falo sobre as quatro necessidades básicas do ser humano, que se forem atendidas, terão o poder de transformar e potencializar toda a sua performance:

 

Invista no Coaching e Desenvolva uma Comunicação Assertiva

Antes de finalizar mais este poderoso conteúdo aqui do meu blog, quero compartilhar com você uma Power dica. Todos nós sabemos que um dos maiores gaps enfrentados atualmente, tanto nos ambiente pessoal, quanto no ambiente profissional, é a comunicação. Isso acontece porque, na ânsia de nos expressarmos, acabamos atropelando o outro e não nos interessamos também por interpretar o este quer nos dizer quando se comunica conosco.

Com o intuito de sanar este problema, o Coaching, por meio de técnicas e ferramentas comprovadamente eficazes, contribui para que indivíduos e profissionais desenvolvam a sua forma de se comunicar de maneira assertiva, bem como incorporem em sua vida o processo e o exercício de ouvir na essência as pessoas ao redor.

Por meio desta metodologia de aceleração de resultados, passamos a compreender melhor o ser humano, suas nuances e anseios, e também a ter mais paciência, não só para ouvir e interpretar corretamente o que o outro tem a nos dizer, como também a formular melhor a maneira como nos expressamos nos ambientes pelos quais transitamos.

É por isso que eu convido você a ousar ir além e conhecer o Professional & Self Coaching – PSC, a formação em Coaching mais completa do país, que vai trazer para a sua vida resultados ainda mais extraordinários.

Para ampliar sua forma de comunicação e compreensão de si mesmo e do outro, é muito importante saber decifrar a linguagem verbal e não verbal e tudo que ela representa. Assim, tanto em seu ambiente de trabalho, em suas relações familiares, afetivas, como interpessoais, esteja atento ao que você e as outras pessoas estão expressando.

De um jeito ou de outro, por meio da voz ou das expressões corporais, o nosso corpo fala e tudo isso pode trazer informações importantes que ajudem a aumentar seu autoconhecimento profissional e pessoal e trazer poderosos resultados para você.

Gostou deste conteúdo? De que forma você procura melhorar a sua comunicação em seu dia a dia? Deixe o seu comentário, falando sobre suas experiências, positivas e negativas, com relação à comunicação, e lembre-se também de compartilhar este artigo com seus amigos, em suas redes sociais.

 

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