A procrastinação é o ato de adiar constantemente a realização de uma tarefa, especialmente se ela for muito importante ou muito desagradável. Em geral, o que provoca a procrastinação são a ansiedade e a insegurança. O indivíduo acredita que haverá um momento futuro em que ele estará mais preparado para dar conta da atividade. O problema é que esse “momento ideal” nunca chega e, quando percebemos, já perdemos muito tempo.

É o que ocorre quando precisamos entregar aquele relatório complexo no trabalho ou aquele projeto difícil na faculdade. Adiamos o quanto for possível, até que percebemos que a entrega será em dois dias e ainda nem começamos. Se esse cenário desesperador é familiar para você, então você sabe muito bem do que estamos falando.

Os malefícios da procrastinação

O lado negativo da procrastinação é bastante conhecido, inclusive já tendo sido citado diversas vezes aqui no blog. A procrastinação aumenta o medo e a ansiedade, provoca insegurança, atrapalha a administração do nosso tempo e, consequentemente, compromete a qualidade daquilo que precisamos realizar. Assim, as consequências se fazem sentir tanto na vida pessoal como na vida profissional.

Portanto, é fato bastante conhecido e divulgado que a procrastinação pode atrapalhar os nossos planos. No entanto, será que é possível lançar sobre esse comportamento um olhar mais positivo? Será que podemos encontrar na procrastinação alguma lição ou algo bom para as nossas vidas?

Aspectos positivos do ato de procrastinar

A resposta é: sim. Podemos encontrar aspectos positivos nesse comportamento, ainda que este artigo não tenha o objetivo de incentivá-lo, OK? A seguir, você encontrará 7 itens em que podemos identificar alguma luz nas trevas da procrastinação.

1. Estimular o hábito de ouvir a sua intuição

Se você está procrastinando a realização de algo, provavelmente é porque você não gosta da atividade em questão ou tem medo de que algo possa dar errado. A sua intuição está querendo dizer que, talvez, você não devesse fazer o que está prestes a realizar.

PSC

De fato, isso pode ser apenas uma preocupação ou um medo de correr riscos. Em todo caso, pode ser também um convite à reflexão. Se as suas tarefas promovem tanta insegurança, será que você está no lugar certo? Talvez você deva ir com mais calma e pensar melhor sobre essa questão.

2. Frear as atitudes impulsivas

Existe uma diferença entre não perder tempo e agir impulsivamente. Não perder tempo significa começar a agir o quanto antes, depois de refletir. Agir impulsivamente significa agir sem pensar, o que quase sempre traz consequências negativas.

Um aspecto positivo da procrastinação é o ato de fazer as coisas com mais calma e tranquilidade. Isso nos ajuda a evitar a impulsividade e a ter mais tempo para refletir. Assim, tornamo-nos capazes de encontrar soluções que podem não ter ficado claras em um primeiro momento. Portanto, esse “tempo extra” que a procrastinação oferece pode ser benéfico nesse sentido, de agir com racionalidade.

3. Definir prioridades

Se você “se dá ao luxo” de procrastinar a realização de alguma tarefa, isso pode indicar que ela talvez não seja tão importante ou urgente. Dessa forma, o ato de procrastinar também pode ser um indício de que você deve reorganizar as suas prioridades.

Será mesmo que você precisa realizar essa tarefa? Por que você a tem adiado? Será que há outras questões que você julga mais importantes em sua vida e, por esse motivo, tem passado à frente da tarefa em questão? É algo a se pensar! Reflita com calma e descubra o que é relevante para você neste momento.

4. Ter coragem para discordar dos colegas

Muitas vezes, todo mundo na empresa ou na família incentiva a realização de alguma determinada tarefa com a qual você não concorda. Nesse caso, a procrastinação pode ser uma “maneira passiva” de demonstrar que você discorda da decisão tomada. Assim, você estará dando tempo para que os outros reflitam melhor sobre o caso.

É claro que o ato de procrastinar pode não ser a melhor maneira de divergir da opinião dos colegas. No entanto, ela pode ser uma solução eficaz para que você ganhe tempo para fazer as coisas do seu jeito e, assim, provar que estava certo.

5. Definir prazos

O estilo de vida contemporâneo é extremamente acelerado. Tempo é, hoje em dia, um recurso escasso. Tudo aquilo que fazemos é para ontem, de modo que a pressa deixou de ser algo pontual para tornar-se o modus operandi básico de qualquer pessoa ou empresa.

O ato de procrastinar, contudo, é uma maneira de encontrar o seu próprio ritmo de ação. Ele pode ser a prova de que nem tudo precisa ser executado com tanta velocidade. Assim, você desenvolverá o discernimento para reconhecer as tarefas que realmente são urgentes e devem ser priorizadas, bem como aquelas que podem ser deixadas para depois, sem qualquer prejuízo.

6. Incentivar o pensamento criativo

Muitas vezes, as pessoas entram em um ciclo de procrastinação porque se encontram diante de uma tarefa muito complexa. Nesse caso, adiar constantemente a realização da atividade pode dar a impressão de que não estamos fazendo nada a respeito dela. Contudo, mesmo que você não esteja sendo ativo na tarefa em questão, a sua mente está, ainda que subconscientemente, trabalhando no caso, sem que você perceba.

Nesse período de tempo, o seu cérebro vai maquinar e desenvolver ideias para a realização da atividade, em um processo de “ruminação”. Assim, quando você efetivamente lidar com a tarefa, já terá ideias mais ou menos desenvolvidas.

7. Proporcionar clareza de ideias

Por fim, é importante ressaltar que a procrastinação também tende a aparecer naqueles cenários em que temos uma decisão difícil a ser tomada. Assim, se há um ponto positivo nessa “prorrogação” é que você ganha tempo para adquirir novas informações e refletir de forma mais cuidadosa.

Em posse de mais informações e de um período maior de ponderação acerca das opções que você tem à sua frente, a tendência é de que a sua tomada de decisão seja mais eficaz (ou, no mínimo, menos difícil).

É fato que, na maioria das vezes, a procrastinação é um hábito a ser evitado, pois ele nos atrasa e compromete a qualidade daquilo que precisamos executar. A lentidão em um processo de tomada de decisão ou na realização de uma atividade pode provocar a perda de valiosas oportunidades. Todavia, se a sua intuição está dizendo a você para ir mais devagar, talvez seja interessante ouvir o que ela tem a dizer.

E você, querida pessoa, o que pensa sobre o assunto? Acredita que é possível encontrar algo positivo na procrastinação? Deixe um comentário com a sua opinião no espaço a seguir. Além disso, que tal levar esta reflexão aos seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dela? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!