A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original.

Albert Einstein

A Consciência é a percepção e a experiência que temos de nós mesmo. Ela é a forma como vivenciamos a nós mesmos.

A maior parte de nossa vida é limitada por conta do nosso passado. Ele acumula dentro de nós experiências dolorosas que tivemos em nossa infância e em nossa criação, os fracassos que enfrentamos, alguns sonhos que não conseguimos realizar, entre outros traumas e memórias negativas. Tudo isso funciona como uma névoa, que impede que o sol brilhe e aqueça, ou seja, que impede que vivamos nossa existência de forma plena.

Percebemos a nós mesmos limitados em nossos corpos. Isso gera uma obsessão com relação ao possível sucesso e aos inevitáveis fracassos que temos ao longo de nossa história.

Essa experiência de si mesmo é sua consciência. Já pensou como seria se essa vivência de si mesmo pudesse se expandir? E se você pudesse sentir todo o universo, sentir que você é todas as formas de vida, que você não é separado das pessoas, das árvores, que não existe divisão entre você e ninguém?

Como já foi dito, somos um e Universal. Quando expandimos a consciência, a nossa noção de Self torna-se ilimitada e nós nos vemos como parte de tudo o que está ao nosso redor, sem divisão ou fronteiras.

PSC

Se a vida pudesse ser vivenciada numa consciência expandida, com atenção plena?

Essa é a proposta da jornada do despertar da consciência. Ela tem relação direta com a nosso conhecimento de Self e com o rompimento do ciclo de obsessão que criamos. Enquanto estivermos apegados às coisas, às conquistas, à esposa, aos filhos, à sociedade, não daremos a devida importância ao que somos e ao que queremos ser, consequentemente deixaremos de ver todas as infinitas possibilidades que existem no Universo.

Conforme vamos expandindo nossa consciência, passamos de uma concepção simplista e restrita da realidade e atingimos uma concepção cósmica.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

Os graus dessa expansão podem ser numerados em quatro e são os seguintes:

  1. Concepção familiar
  2. Concepção Planetária
  3. Concepção Galáctica
  4. Concepção Cósmica

Concepção Familiar: a concepção familiar da consciência diz respeito a uma percepção do que está mais próximo e que é palpável, como as relações imediatas (familiares, amigos, cônjuges e colegas de trabalho) até chegarmos a uma ideia de nação (patriotismo, relação de pessoas nascidas em um mesmo lugar.

Surge dessa expansão mínima da consciência ideias de superioridade, de intolerância e de julgamento do próximo (analisando e falando dos outros), resultando em conflitos étnicos e políticos.

Concepção Global: quando nos propomos caminhar o caminho que leva ao despertar da consciência, passamos da concepção familiar para a planetária. Nela, saímos daquela visão de mundo limitada e passamos para uma visão um pouco mais abrangente, para a ideia de uma família global, em que impera o amor ao Planeta Terra.

Essa concepção leva a uma consciência de pertencimento a um macro-organismo vivo e pulsante, a uma consciência ecológica que nos faz discutir ideias e ideais. Ela é importante para que entendamos que a morte de um ser vivo é parte do ciclo da vida, mas a dizimação de uma população inteira ou a extinção de uma espécie é responsabilidade de todos.

Concepção Quântica: quando alcançamos uma tão desejada consciência galáctica, nossa visão se amplifica e conseguimos captar todas as energias desde um Sistema Solar até a Galáxia.

O Dr. Edgar Mitchell, o sexto homem a pisar na Lua com a missão Apolo 14, percebeu quão valiosa é a Terra e como ela está integrada a todo o resto. O que isso quer dizer? Quer dizer que a percepção planetária de que estamos integrados a todos os elementos terrestres passa a uma visão de que estamos integrados a todos os elementos do Sistema Solar e da Galáxia.

Dessa forma, a mesma matéria presente em Júpiter está presente em nosso organismo. Tudo tem a mesma natureza, seja Plutão, seu cachorro, seus amigos e o pequeno inseto que circula pela sala.

Qualquer partícula é consciente e inteligente. É uma ilusão nossa acreditar que alguma matéria viva está inerte, vivemos por viver.

Se entendemos verdadeiramente que somos todos parte de uma Energia Universal, perceberemos que a separação das outras formas de vida é uma ilusão e uma mentira que contamos a nós mesmos.

Já disse o poeta inglês John Donne:

“Nenhum homem é uma ilha isolada. Cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano.”

Essa concepção nos leva a compreender que as diferenças entre os homens nada mais é do que as diferentes formas do Universo se expressar. Ela nos direciona a um pensamento subjetivo, a uma reflexão mais profunda sobre tudo o que nos cerca.

Concepção Cósmica: a concepção cósmica é aquela em que abrimos nossos sentidos e nossa mente para as inúmeras e infinitas possibilidades, comparadas com as infinitude do próprio Universo.

Três estágios da expansão da consciência

A expansão da consciência é muito complexa, pois sempre vamos partir de algo interno para algo externo. E, como devem suspeitar, o Autoconhecimento é, dentre todas as jornadas que empreendemos na vida, a mais difícil e mais árdua, porém a mais recompensadora e gratificante.

Assim como o Autoconhecimento é uma permissão, pois devemos nos permitir caminhar esse caminho, a trajetória rumo à expansão da consciência também requer uma permissão, pois devemos tomar o percurso de corpo e alma.

O primeiro aprendizado que encontramos no caminho é o despertar da nossa essência interior. Nesse estágio de conhecimento de nós mesmos, entendemos verdadeiramente quem somos, nossos sonhos e propósitos, nossas qualidades e pontos de aperfeiçoamento, nossos medos e receios.

Já nesse momento, quando adentramos a dimensão espiritual da verdade interior, os Estados de Sofrimento deixam de se tornar estados obsessivos. Os Estados Limitantes deixam de crescer e de fazer sofrer. Com o poder do primeiro passo, adicionado a todas as dimensões as quais pode chegar, podemos dissolver nossos Estados de Sofrimento e transformá-los em Estados de Não Sofrimento.

Contudo, não devemos parar no primeiro degrau. Devemos continuar avançando e avançando sempre. Por isso, o segundo estágio é o da relação com o Universo, com o qual construímos uma verdadeira conexão espiritual com da energia que emana no Cosmos.

Com a dimensão espiritual de conexão, passamos a compartilhar os sentimentos negativos e os positivos dos outros, mas ultrapassando qualquer tipo de ressentimento, mágoa ou julgamento. Apenas dessa forma é possível criar laços duradouros com as pessoas, a natureza e a manifestação Divina.

Primeiro e segundo passos são primordiais para conseguirmos atingir o terceiro e derradeiro passo: a Iluminação. Alcança-lo significa conhecer a dimensão espiritual da criação de riqueza consciente e também sua doação e retribuição alegres.

Essa é a criação consciente de riqueza. A criação de riqueza, principalmente a espiritual, passa a ser um processo alegre, deixando de ser estressante. Nossa Consciência vivencia coisas boas, como bondade e amorosidade, pois já não há mais separação entre Homem e Divindade, não há mais dualidade. Há apenas uma integração geral.

Contudo, o que nos apresenta depois de atingirmos a Iluminação? Será que algo mais a ser aprendido e apreendido?

É importante que tenhamos a mente aberta e livre para tudo o que o Universo proporciona. Com isso, queremos dizer que não adianta ter acesso a todo conhecimento se não aprendermos e evoluirmos com cada um deles.

Quando expandimos a consciência, passando da Consciência do Eu para a Consciência da Unidade, representada por uma sincronia entre o Poder da Fonte (também chamado de Poder do Divino) e o Poder da Consciência.

Essa união entre das fontes imprescindíveis de um Ser leva a quatro realizações:

  1. Criador Consciente
  2. Agente da transformação
  3. Místico
  4. Professor filósofo
  • Criador Consciente: com a primeira conquista, nos tornamos um pensador que criará Riqueza e belíssimos relacionamentos na vida. Você manifestará sincronia e desfrutará de todas as formas de Abundância.
  • Agentes da transformação: ao se tornar um agente de transformação, você desperta o Amor e Compaixão ilimitados. Sua presença impactará os outros que estiverem no mesmo lugar que você, pois você tem o poder de curar e de mudar a vida de todos. Você passa a ser um criador de mudanças, transformando os seus relacionamentos e manifestando-se como um líder.
  • Místico: no nível do místico, os voos são mais altos. Passamos para outra Consciência, pois um místico é aquele que vive a vida como se fosse algo mágico, consegue viver numa realidade transcendental, para além da realidade terrena. Com essa conquista, transcendemos o sofrimento e chegamos a uma União.
  • Professor filósofo: essa é visão suprema de tudo, pois o Professor Filósofo será aquele que consegue iluminar o coração e a alma das outras pessoas. Você é um farol que guia milhares de pessoas por todo mundo, porque está equipado com sabedoria e vivendo da Consciência da Unidade.

TOMADA DE CONSCIÊNCIA

O grau de expansão da consciência que vivenciamos reflete a forma como entendemos nos sentimentos e nossas emoções. Aqueles que vivem no modo imediata reagem sempre de acordo com o estímulo e, por fim, não refletem sobre o motivo que os levou a chegar a tal reação. Tais atitudes originam conflitos externos e internos, arrependimentos, culpa e comportamentos que não correspondem à personalidade comum do indivíduo.

Esses indivíduos afundados nessas respostas imediatas ainda não despertaram para a jornada da expansão da consciência, apresentando ainda uma concepção limitada e restrita.

Para que possamos quebrar as fronteiras da mente, é necessário que haja uma tomada de consciência. Isso acontece quando nos é dado o conhecimento e nós o tomamos para nós.

Essa tomada de consciência envolve um mergulhar no autoconhecimento. É como se, uma pessoa colocasse luz sobre o seu eu interior e, assim, pudesse se descobrir por inteiro. Por meio da identificação e do encontro com a nossa essência, conseguimos passar de uma consciência do Eu para uma Consciência da Unidade.

É possível tomar essa consciência de si mesmo para atingir o próprio passo, que é uma consciência maior, perseguindo esses cinco passos:

  1. Reconhecimento dos Seus Pontos Fortes e de Melhoria
  2. Fortalecimento da Autoconfiança
  3. Melhora nos Relacionamentos
  4. Menos Culpa e Mais Aprendizado
  5. Viver de Acordo Com Seu Propósito
  • Reconhecimento dos Seus Pontos Fortes e de Melhoria

Todos nós possuímos qualidades que nos destacam e pontos que podem ainda ser melhorados, aprimorados. A autoconsciência é poderosa porque permite que eles sejam identificados e utilizados de modo a contemplar as características de destaque e se envolver em ações que auxiliem no desenvolvimento das demais.

  • Fortalecimento da Autoconfiança

Você confia em alguém que não conhece bem? Provavelmente não, porque é necessário conhecer algo em primeiro lugar para só depois se sentir seguro para depositar sua confiança. No relacionamento de uma pessoa consigo mesma acontece da mesma forma, pois ela apenas se sentirá confiante em relação à sua própria capacidade depois de se conhecer e descobrir que é capaz.

  • Melhora nos Relacionamentos

Uma pessoa que sabe gerenciar as próprias emoções com eficácia também consegue expressá-la de maneira muito mais positiva, o que é ótimo para manter bons relacionamentos com terceiros. Quando não há confusões internas, é possível se comportar com mais serenidade e sabedoria, entendendo melhor o comportamento do outro.

  • Menos Culpa e Mais Aprendizado

Quando um indivíduo se conhece, ele passa a se sentir melhor consigo mesmo e aprende a lidar de maneira mais construtiva com os seus recursos internos. Assim, deixa de se sentir culpado ao cometer erros e passa a utilizar esse tipo de experiência para aprender algo novo e se desenvolver.

  • Viver de Acordo Com Seu Propósito

Se conhecer é mais do que apenas reconhecer os seus papéis sociais e envolve, também, identificar qual é o seu propósito, ou seja, o que te move e faz com que se sinta motivado para ir além. Descobrir qual é o legado que deseja construir é fantástico e funciona como um estímulo para que viva com mais paixão e alegria.

Tomar consciência de si mesmo é despertar em si três poderes valiosos que são sucessivos: o poder da fonte do divino ou inteligência universal; poder da consciência; e poder da criação da consciência da Riqueza.

O primeiro poder ao qual temos acesso é o poder da fonte do divino. Ele é externo a nós, mas pode estar dentro de nós. Quando despertamos esse poder, conseguimos materializar as aspirações, pois sentimos como se tivéssemos algo para nos apoiar não importa o momento da vida. Sentimos como se o Universo nos ajudasse a conquistar e viver a Abundância.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Pode parecer que estamos sim desconectados de tudo ao redor, que o indivíduo e a fonte do divino são independentes em sua natureza, o que significaria que a humanidade e o divino são coisas dissociáveis o divino, como água e sal. Acreditamos nessa separação porque vemos o Homem como um ser envolto em pecado (uma concepção religiosa) e que toda inteligência Universal é poderosa e perfeita.

Contudo, convido você a fazer uma reflexão: algo no Universo existe de forma independente? Nosso corpo não é independente, nossos pensamentos não são independentes, nossa existência não é independente de tudo o que está ao redor. Filhos dependem de pais, que dependem de seus pais, de chefes ou até mesmos de outros familiares. E não dizemos isso como uma forma de dependência financeira, amorosa ou qualquer coisa do tipo, e sim como uma dependência de existência, de se estar conectado a outros seres, a outras vidas.

Quando acreditamos que somos completamente independentes de outras formas de vida, deixamos que o Ego tome conta e isso acarreta em solidão e caos. A compreensão desse primeiro poder é primordial para que passemos para os seguintes e consigamos entender que ambas perspectivas são inseparáveis.

O segundo poder é o poder da sua Consciência e nós o conquistamos quando atingimos o estado de Beleza Interior. Se nos engrandecemos vivendo a partir de um estado de Beleza Interior, nós conseguimos alcançar os mais altos níveis da consciência, níveis marcados pela transcendentalidade e pela iluminação, e quebrar o estado obsessivo e de dor no qual vivemos.

No momento em que nos encontramos com o poder da inteligência universal, conseguimos perceber que o verdadeiro propósito está em ajudar a humanidade. Os relacionamentos interpessoais após a obtenção e percepção desse poder se tornam iluminados, pois a inteligência, que antes era pessoal e limitada, passa a ser Universal.

O terceiro poder é o da criação da consciência de Riqueza, que tem como objetivo estabelecer a abundância em nossa vida. Dinheiro, relações amorosas belíssimas, equipe de pessoas maravilhosas conectadas a você, pessoas que te amam, saúde, paz interior, tudo isso em nasce de um processo de Riqueza.

Quando tomamos para nós esse terceiro poder, percebemos que nos tornamos Um com a inteligência universal. É uma relação que estabelecemos com o Divino para o restante da vida, sem a solidão que uma concepção dissociada do Universo traz.

Podemos entender essa última etapa com um retorno à infância, pois o processo nos leva de volta a uma vivência alegre, feliz e aberta a tudo que o mundo está disposto a nos oferecer.

Quando vemos a inteligência universal se misturando à nossa ideia de ser individual, conseguimos vivenciar um Belo Estado da Consciência da Unidade.

Créditos da imagem: Por pathdoc – ID da foto stock livre de direitos: 367871447