Todos nós criamos expectativas — quando conhecemos alguém, quando marcamos um encontro, quando começamos um novo emprego, quando planejamos uma viagem, e por aí vai. Existe um lado bom nas expectativas que é a motivação para o planejamento, já que elas nos deixam mais animados para o que está por vir.

Entretanto, a maior parte das expectativas que criamos diz respeito às outras pessoas. Esperamos muito de nossos amigos, namorados, familiares e colegas de trabalho. É natural que isso aconteça, pois nós, seres humanos, sempre esperamos por alguém que corresponda às nossas necessidades individuais.

Se, por um lado, a criação de expectativas eleva a nossa motivação, por outro, ela pode nos levar à frustração quando a realidade não corresponde àquilo que imaginávamos. Por isso, é importante manter o ânimo, mas sem tirar os pés do chão.

Para que você consiga evitar a criação de expectativas, confira as 7 dicas a seguir.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

1. Aceite a realidade

Muitas vezes, criamos expectativas e, com isso, a nossa mente parece “sair da realidade”. Construímos visões idealizadas das pessoas com as quais convivemos e das situações que viveremos em breve. Esse tipo de pensamento pode ser saudável até certo ponto, no sentido de que nos motiva.

PSC

Contudo, precisamos aceitar que ninguém é perfeito. As pessoas e as circunstâncias da vida apresentam falhas, contrariando as idealizações projetadas nas nossas mentes. As situações e as vontades das pessoas podem ser diferentes daquilo que gostaríamos que fossem. Por isso, é muito importante que aceitemos as coisas como são, tentando extrair o que houver de melhor nelas. Sempre, porém, mantenha os pés no chão, sabendo que a perfeição não existe, de modo a não se frustrar.

2. Não acredite em transformações completas

Cada indivíduo é único e apresenta os próprios traços da sua personalidade, suas opiniões, suas expectativas e suas visões de mundo. Quando duas pessoas iniciam um relacionamento, por exemplo, é natural que elas explorem mais aquilo que têm em comum do que aquilo que as difere. Isso, porém, não significa que a pessoa “se moldou” à outra, alterando completamente a sua personalidade.

Pessoas podem mudar em um ou em outro aspecto, mas isso é um processo lento e gradual. Não espere transformações completas do dia para a noite. Isso até pode acontecer, mas não conseguirá se manter por muito tempo. Não acredite que alguém mude verdadeiramente apenas para agradar você. Espere melhorias, mas de forma gradativa para não se frustrar.

3. Enxergue as coisas pelo lado positivo, mas sem perder a noção da realidade

Todas as pessoas têm seus pontos fortes e seus pontos que ainda precisam de mais desenvolvimento, inclusive você, que agora lê este artigo. As relações ficam muito mais fáceis quando focamos a nossa atenção nesse lado positivo, tanto das pessoas quanto das situações da vida.

Entretanto, reconhecer que nem tudo são flores não significa ser pessimista ou negativo, mas apenas ter um olhar mais crítico e realista. Aliás, as relações tornam-se muito mais verdadeiras quando enxergamos os defeitos das pessoas e, mesmo assim, sentimos que vale a pena mantê-las nas nossas vidas. Isso é muito mais saudável do que colocar as pessoas num pedestal que nos impede de ver as suas falhas.

4. Aprenda a conviver com as diferenças

As pessoas têm diferentes interesses, convicções, valores, histórias de vida e opiniões sobre os mais diferentes assuntos. Naturalmente, a divergência de estilos de vida pode significar a origem de diversos conflitos. Por isso, é muito importante que as pessoas aceitem que as diferenças existem e que, da mesma maneira que você não gostaria que alguém mudasse quem você é, você também não deve querer mudar ninguém.

Por outro lado, procure entender o lado positivo das diferenças. O que você sabe fazer pode ser que alguém não saiba e vice-versa. Aquilo que nos difere é também o que nos fortalece, já que os diversos traços de personalidade, conhecimentos e competências se complementam e são o que nos fortalece enquanto sociedade. Já imaginou como seria, por exemplo, se só existissem arquitetos no mundo?

5. Encontre a felicidade em si mesmo

Há uma frase popular que diz que não devemos encontrar alguém que nos complete, mas que nos transborde. Ela é muito verdadeira, já que cada um de nós é um indivíduo completo, e não apenas uma metade. Por isso, não devemos colocar as nossas expectativas de felicidade em outras pessoas ou em situações específicas da vida.

Se sempre pensarmos que só seremos felizes quando nos casarmos, quando tivermos um filho, quando encontrarmos o emprego X, quando fizermos a viagem Y ou quando comprarmos o produto Z, estaremos sempre colocando a felicidade no momento futuro. Assim, ela jamais chegará.

Para que saibamos administrar as nossas expectativas e viver com mais qualidade, é muito importante que saibamos enxergar a felicidade na jornada toda e não apenas na linha de chegada. Por isso, olhe ao seu redor e seja feliz desde já, do jeitinho que você é e onde quer que você esteja.

6. Seja você a mudança que tanto espera no mundo

Todo mundo espera um mundo melhor, um namorado incrível, um filho disciplinado, um vizinho prestativo, um amigo leal e um chefe bacana. Nós nos esquecemos, porém, de que todas essas relações envolvem reciprocidade. Será que você é tudo aquilo que espera dos outros?

Não faz sentido que você alimente expectativas sobre as outras pessoas, sendo que nem você mesmo as atende. Por isso, olhe um pouco mais para dentro de si. Será que as expectativas que você cria não refletem aquilo que você gostaria de melhorar em você mesmo? Invista em autoconhecimento. Transformando a si mesmo, você deixa de exigir tanto das outras pessoas.

7. Mude o rumo da sua vida quando necessário

Se, mesmo seguindo as dicas acima, você continua sentindo que a vida pode ser muito mais do que realmente é, mude. Você não deve insistir em relações que não estão fazendo bem a você — e isso vale para amizades, relacionamentos amorosos, familiares e até para empregos.

Não devemos criar expectativas surreais, mas devemos, sim, buscar um mínimo de satisfação e felicidade nas diferentes áreas das nossas vidas. Por isso, avalie se as suas relações estão sendo construtivas ou, caso contrário, se é melhor partir para um novo rumo.

Como você tem lidado com as suas expectativas? Elas são realistas ou perdem o contato com a realidade? Elas refletem uma expectativa genuína ou uma mudança que você gostaria de ver em si mesmo? É algo a se pensar. Por isso, deixe as suas reflexões em comentários no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se beneficiar deste conteúdo!