A confiança é a base de qualquer relacionamento, algo que leva tempo para ser construído e que pode ser rompido através de uma única atitude. Portanto, zelar por ela é fundamental para se ter relações positivas, sejam elas amorosas, familiares ou de amizade. Nos casos em que a falta de confiança já se tornou uma realidade, por mais que seja desafiador recuperá-la, se houver sinceridade, é possível voltar a ser digno dela e também de senti-la.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente e na Essência!

De Onde Surge a Falta de Confiança?

A falta de confiança pode ter duas origens, a primeira acontece quando um indivíduo age de maneira contrária ao que combinou com alguém, como no caso de um relacionamento extraconjugal, por exemplo, ou de qualquer outro tipo de mentira. A segunda origem é a insegurança, que faz com que uma pessoa desconfie o tempo todo de seus amigos, familiares ou de seu par, mesmo sem ter nenhum motivo real para isso.

Independente da causa, a desconfiança é ruim para qualquer relacionamento, pois gera brigas que afastam duas pessoas que estão unidas por um namoro, casamento, ou mesmo uma amizade, porque se gostam. Por esse motivo, entender a origem desse sentimento é essencial para lidar com ele de maneira positiva e, então, superá-lo para que seja possível seguir em frente.

Dicas Para Lidar Com a Falta de Confiança

Quando se fala em confiança, muitos associam à analogia de que ela seja como um cristal, que quando é quebrado jamais poderá voltar à sua forma anterior. Por um ponto isso é verdade, já que cada situação que vivemos nos transforma de alguma maneira. Contudo, não significa que as partes não possam ser coladas e dar origem a uma peça tão bonita quanto a outra. Afinal, somos todos seres humanos e estamos sujeitos a cometer erros, está em nossas mãos utilizá-los como meio de aprendizado e evolução.

Se você está passando por uma situação em que é alvo da falta de confiança de alguém que é importante em sua vida, saiba que existem meios de recuperá-la e vencer esse desafio. Continue acompanhando e saiba como.

1 – Entenda a Causa da Desconfiança

A primeira atitude a ser tomada é descobrir o que está motivando essa falta de confiança por parte da outra pessoa. Será que você fez algo que a levasse a se sentir dessa maneira ou se trata de uma insegurança da parte dela? Refletir a respeito do próprio comportamento e observar a forma com a qual ela age em relação a ti é fundamental para identificar essa causa. Então, através dessas respostas, poderá definir os passos seguintes para resolver o problema.

2 – Coloque-se no Lugar do Outro

PSC

Nos casos em que houve uma quebra de confiança, é importante lembrar que reconquistá-la é tão delicado quando voltar a confiar. Nesse sentido, lembre-se que a outra pessoa também está sofrendo com tudo o que aconteceu. Colocar-se no lugar dela é fundamental para que aja de forma positiva e encontre o caminho para reconstruir esse laço. Além disso, essa visão empática irá te ajudar a evitar cometer os mesmos erros no futuro, pois pensará duas vezes antes de fazer algo que não gostaria que fizessem contigo.

3 – Converse Sobre o Assunto

O diálogo é a melhor maneira de resolver alguma questão pendente com alguém. Portanto, chame a outra pessoa para uma conversa para que expresse o seu ponto de vista e ouça o que ela tem a dizer. Caso tenha dado motivos para que houvesse uma desconfiança, assuma a sua responsabilidade e peça desculpas. Se, por outro lado, não fez nada, demonstre o quanto isso lhe incomoda e atrapalha o relacionamento de vocês. Mas, claro, tudo de maneira civilizada e sem acusações, para que realmente cheguem a um entendimento e não se desentendam ainda mais.

4 – Dê Espaço Para o Outro Lidar Com a Situação

Depois da conversa, caso a outra parte mostre que precisa de um tempo para lidar com o que está sentido, respeite-a. Se foi uma atitude sua que fez com que ela ficasse desconfiada, precisará de um tempo para decidir o que fazer. Caso seja um problema de insegurança dela, também é importante que ela se recolha para se conhecer melhor e entender a razão para não conseguir se sentir confiante em relação a você, mesmo sem ter nenhum motivo para isso.

5 – Exerça o Perdão

Se você cometeu algum erro que causou essa desconfiança, comece se perdoando. Apenas quando conseguir dar esse passo é que realmente poderá seguir em frente e deixar essa experiência no passado. Nos casos em que a situação se originou de uma insegurança da outra parte, sem a sua interferência, é importante que também a perdoe. O gesto de se perdoar ou perdoar alguém demonstra que reconhece a humanidade existente em si e no outro, pois todos estão sujeitos a falhar, aprender e evoluir.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

6 – Utilize a Situação Como Aprendizado

Todas as experiências que você vive podem ter muito a te ensinar, basta que saiba olhar para elas de forma positiva e esteja disposto a aprender. Nesse sentido, se errou, analise a situação e entenda o que poderia ter feito diferente, mas faça isso sem se culpar, lembre-se que o foco é tirar lições para fazer diferente em uma próxima oportunidade. Contudo, se o problema for motivado por uma insegurança, mesmo que ela venha da outra pessoa, pense no que pode fazer para que isso não venha a acontecer contigo.

7 – Escolha o Seu Caminho

Por mais que o seu desejo seja o de superar o que aconteceu, é importante se lembrar que existe outra pessoa envolvida na situação e que não é possível forçá-la a te perdoar. Fale com sinceridade, demonstre seu arrependimento e permita que ela escolha o seu caminho, assim como você também irá escolher o seu. Se decidirem que têm condições de manter a relação, o façam de todo o coração, deixando realmente o passado para trás. Assim poderão reconstruir os laços de confiança e começar uma nova história.

Lembre-se sempre que a confiança deve ser construída diariamente, portanto dê o seu melhor para mostrar ao outro que é verdadeiramente confiável. Assim, será possível ter um relacionamento saudável e equilibrado, em que as duas partes possam desfrutar do sentimento de amor ou amizade em plenitude.

 

Copyright: 196551389 – https://www.shutterstock.com/pt/g/schatzy