De modo geral, todos nós temos dias em que estamos mais ou menos animados, porém, em se tratando do trabalho, existem alguns fatores que realmente podem levar à desmotivação da equipe e a uma queda expressiva no engajamento, na motivação e na produtividade dos funcionários.

Uma empresa é composta por profissionais com diferentes origens, formações, conhecimentos, experiências e crenças. Quando as suas energias e expertises são somadas, os resultados tendem a ser positivos para todos. Entretanto, quando ocorrem determinados tipos de problemas, o grupo pode perder o seu foco no trabalho, o seu entusiasmo pelas tarefas e até mesmo pelo emprego.

De fato, essa responsabilidade sobre encontrar a motivação depende um pouco da própria equipe. Todavia, a organização também precisa fazer a sua parte para convencer os seus colaboradores de que vale a pena permanecer ali. Quer conhecer alguns dos maiores fatores de desmotivação de equipes aos quais precisamos ficar atentos? Então, siga em frente e continue a leitura deste artigo!

Exemplos de fatores de desmotivação da equipe

  • Conflitos com líderes ou colegas de trabalho: um ambiente de trabalho marcado por conflitos acaba com o clima organizacional da empresa. O estresse, a fofoca e as ações de má-fé criam um cenário de competição e desconfiança que é cansativo e negativo para todos.
  • Falta de processos claros e bem definidos: a bagunça e a desordem são as mães da desmotivação. Quando não está claro quem deve fazer o que e de que maneira deve fazer, cada um faz o que bem entende, mas ninguém parece falar a mesma língua. Tudo fica mais difícil e menos estimulante.
  • Excesso de tarefas e prazos sempre apertados: o excesso de tarefas e os prazos apertados fazem com que as pessoas tenham que “correr” para dar conta do recado. Isso é prejudicial porque compromete a qualidade do que é feito, além de prejudicar a saúde mental do trabalhador, que adoece e desanima.
  • Comunicação ineficiente e constantes retrabalhos: problemas de comunicação também aparecem entre as principais queixas associadas à desmotivação. Atividades são feitas de forma equivocada porque a comunicação inicial não foi clara. Isso demanda que elas sejam refeitas, o que gera perda de tempo e de energia.
  • Favorecimento de alguns funcionários em detrimento de outros: outro ponto muito grave na motivação das equipes ocorre quando os funcionários percebem que não há igualdade nos tratamentos e nas avaliações. “Se o chefe já escolheu o seu queridinho, por que eu vou me esforçar?”.
  • Falta de investimento no desenvolvimento dos colaboradores: hoje em dia, as pessoas chegam às empresas pensando não apenas no sustento, mas também no que podem aprender ali. Se não há investimentos na aquisição de novos conhecimentos, também pode haver desmotivação.
  • Baixa renumeração e/ou atrasos constantes nos pagamentos: o salário é uma questão a ser considerada, pois define o sustento e a qualidade de vida das pessoas. Por isso, uma remuneração abaixo da média do mercado é um “incentivo” para que os trabalhadores procurem outras oportunidades. Além disso, atrasos nos pagamentos geram medo e clima de desconfiança.
  • Falta de infraestrutura e de condições adequadas para o trabalho: o colaborador perde a motivação quando ele não consegue fazer bem as suas atividades. Se a empresa não oferece a ele condições de trabalhar com conforto e qualidade (tempo, informações, materiais, computadores, salas, cadeiras, tecnologia etc.), ele vai procurar outra organização que as ofereça.
  • Metas inalcançáveis e excesso de cobranças: quando as metas definidas pela gestão não são realistas, o colaborador se sente explorado, especialmente se não houver compatibilidade entre as habilidades dele e as funções que ele exerce. Além disso, a cobrança excessiva pode gerar uma sensação de “sufocamento”, que acaba com qualquer liberdade criativa e com a motivação.
  • Tratamento agressivo por parte de líderes e colegas: gritos, ofensas, comunicação áspera, falta de coleguismo, individualismo, arrogância — se os colegas e líderes se comportam dessa forma, possivelmente o trabalhador vai querer sair da empresa. Ninguém merece passar horas e horas do dia com gente assim.
  • Falta de reconhecimento e de oportunidades de crescimento na carreira: por que alguém permaneceria em uma empresa em que ninguém reconhece o seu valor e onde não se cogita a possibilidade de crescer e ser promovido? Todo mundo deseja o progresso, de modo que não há motivação onde ele não possa ser alcançado.

Como evitar a desmotivação no trabalho?

Quando falamos em desmotivação no trabalho, compreendemos que os profissionais que antes estavam motivados, por alguma razão, agora não estão mais, correto? Por isso mesmo, é fundamental compreender e identificar quais foram os motivos que levaram a equipe a perder a sua energia e ficar apática, bem como buscar formas efetivas para eliminá-los o quanto antes.

Nesse sentido, podemos dizer que a queda na motivação acontece, em grande parte, por conta da falta de reconhecimento da empresa em relação à sua equipe.  Todos gostam de ser reconhecidos por seus talentos, habilidades e competências, pois essa é uma das necessidades básicas do ser humano, segundo a Pirâmide de Maslow.

Portanto, quando a empresa não demonstra essa valorização, a equipe sente que, embora dê o seu melhor e tenha um alto desempenho, os seus resultados não são relevantes a ponto de a organização reconhecê-los.

Problemas com o chefe também são um dos motivos que levam a equipe ao desânimo.  Isso ocorre especialmente quando o gestor é autoritário e grosseiro e tem uma postura centralizadora e egocêntrica. Nesse contexto, por melhor que seja o grupo de profissionais, eles não terão a mínima chance de receber qualquer mérito por seu trabalho, uma vez que esse perfil de líder só considera a si mesmo como digno de reconhecimento.

PSC

Por fim, para evitar esses fatores negativos na sua organização, esteja sempre atento à motivação dos seus colaboradores, busque traçar estratégias para mantê-la sempre em alta e valorize sempre o seu capital humano. Os seus profissionais merecem, e os seus resultados agradecem!

E você, querida pessoa, já conseguiu vencer a desmotivação no ambiente de trabalho? Como? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!