O feedback é muito importante na vida das organizações. Por meio dele, os colaboradores compreendem se o seu desempenho está dentro ou fora das expectativas, identificando os pontos positivos, bem como os pontos de melhoria. Assim, trata-se de um processo que garante a produtividade, a evolução e a inovação nas organizações.

Todavia, o feedback não pode ocorrer raramente. Ele precisa ser contínuo, ou seja, ter uma frequência regular, tornando-se um processo oficial na empresa. Somente assim ele poderá oferecer todos os benefícios citados acima. Mas quais são as vantagens do processo? Como ele pode ser colocado em prática? É o que você vai conferir a seguir!

Feedback contínuo: o que é?

O feedback é uma reunião, presencial ou online, entre líder e liderado, a fim de que ambos compartilhem as suas visões sobre o desempenho do outro. Ele deve ser realizado com frequência regular, e não apenas em ocasiões especiais, a fim de que os seus benefícios sejam sentidos.

Ele não precisa ser uma reunião oficial, com hora marcada. O líder pode simplesmente chamar o colaborador à sua sala em um dia específico para pontuar aspectos que precisam ser melhorados e reconhecer os aspectos positivos. Mesmo que seja informal, contudo, é interessante registrar essas avaliações de desempenho, a fim de acompanhar a evolução daquele profissional.

Por isso, o feedback nada mais é do que a comunicação dos resultados obtidos na avaliação de desempenho, sendo ferramentas complementares. Quando executados com regularidade, podem promover melhorias expressivas na qualidade do trabalho e na produtividade dos membros da equipe, beneficiando a empresa como um todo no alcance das suas metas.

Qual a importância do processo?

O feedback contínuo é importante para que o próprio colaborador compreenda como o seu trabalho está sendo visto. Os elogios recebidos servem como um combustível motivacional. As críticas recebidas — construtivas, é claro! — atuam como alertas para corrigir determinados aspectos, de modo que o desempenho progrida constantemente.

O processo deve ser contínuo justamente para que as avaliações não acumulem informações. Não é justo que o colaborador descubra em dezembro um erro que tem cometido desde janeiro, não é mesmo? Feedbacks em frequência mais elevada permitem que tudo seja ajustado praticamente em tempo real, evitando que pequenas falhas se acumulem e se tornem problemas graves, comprometendo o desempenho por muito tempo.

Dessa forma, a empresa compreende que erros acontecem, mas promove a sua correção instantaneamente, retomando o rumo do sucesso o quanto antes. Assim, todos se mantêm alinhados e progredindo.

Como realizar um feedback contínuo?

Agora que você já compreende o que é o processo de feedback contínuo e qual é a sua importância, é hora de verificar como podemos colocá-lo em prática. Para isso, confira as 4 dicas a seguir:

1. Reúna-se pessoal ou virtualmente

Tanto de forma presencial como online, o feedback pode ser feito em poucos minutos. A vantagem do feedback contínuo é que ele é mais rápido, justamente porque o líder não esperou o fim de um ciclo para avaliar a produção do liderado — isso sim tomaria muito mais tempo. Como esses feedbacks ocorrem com frequência, são mais breves, focando apenas na última ação realizada. Contudo, mesmo que sejam mais curtos, não são informais. É preciso manter a seriedade.

2. Não faça reuniões longas

O feedback tradicional é aquele que só é feito ao fim do semestre ou do ano. Nesse caso, como há muita coisa a ser avaliada, ele de fato tende a ser mais demorado com cada colaborador. O feedback contínuo não tem essa característica, pois a sua frequência elevada permite que as reuniões sejam mais breves. A ideia é justamente discutir ações específicas, elogiando o que está dando certo e ajustando o que não estiver bom. Isso confere agilidade à organização na correção dos seus problemas.

3. Faça feedbacks coletivos também

Se a cultura da empresa permitir, o feedback de um projeto específico pode ser realizado com toda a equipe envolvida, e não em particular com cada colaborador. Contudo, verifique se a equipe tem maturidade para isso, pois a ideia é fazer uma avaliação geral do desempenho do time, e não criar uma “lavação de roupa suja”, como se diz popularmente. Assim, os colegas podem se avaliar mutuamente, conferindo ao processo uma visão mais completa.

4. Utilize ferramentas digitais

Hoje em dia, a tecnologia é uma grande aliada dos processos de gestão, o que inclui o feedback. Redes de comunicação interna virtuais podem permitir que líderes e colegas deem feedbacks aos colaboradores em tempo real, solicitando ajustes ou elogiando um bom desempenho. Essas plataformas digitais permitem que o colaborador tenha um arquivo de feedbacks recebidos, o que possibilita um acompanhamento da sua evolução. Assim, fica mais fácil saber o que fazer para corrigir questões pontuais.

Quais são os benefícios que o processo oferece às organizações?

Por ocorrer com mais frequência do que o feedback tradicional, o feedback contínuo tende a se tornar muito mais natural e corriqueiro, permitindo que todos fiquem alinhados, independentemente da posição que ocupem na hierarquia. Assim, pontos positivos e pontos de melhoria são trabalhados em tempo real, possibilitando que a empresa ajuste as suas falhas o quanto antes.

Para o funcionário, isso significa que ele terá um acompanhamento contínuo do seu desempenho, evitando ficar “no escuro”, como ocorre em algumas empresas. Os elogios motivam a sua força para o trabalho. As críticas servem como alertas para que ele corrija as falhas rapidamente, retomando o progresso. Esse processo tende a beneficiar cada colaborador, acelerando o seu progresso na carreira.

Para a empresa, a produtividade geral é beneficiada, afinal de contas, cada funcionário está agindo no sentido de progredir continuamente. Assim, os resultados organizacionais tendem a ser cada vez mais expressivos do que seriam contando apenas com aquele feedback tradicional ao fim do semestre.

Como você pode perceber, o feedback contínuo é um processo de gestão que beneficia tanto o colaborador como a empresa como um todo. Dessa forma, evite esperar muito tempo e dar aqueles feedbacks longos e demorados ao colaborador. É mais útil fazê-lo de forma pontual e mais frequente, de modo que os erros sejam corrigidos antes de se tornarem grandes problemas!

E você, ser de luz, identifica o feedback contínuo no seu ambiente de trabalho? O que pensa sobre o tema? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!