O Feedback Projetivo 360º é uma ferramenta que traz perguntas que levam o ser humano a refletir sobre a percepção que ele e outras pessoas têm dele mesmo. Nisso, se incluem parentes, amigos, conhecidos, pessoas do mesmo nível hierárquico e subordinados, tudo dentro do campo pessoal, profissional e espiritual.

O quanto verdadeiramente você se conhece? O quanto acredita que as pessoas te conhecem realmente? Você sabe qual a opinião que as pessoas têm a seu respeito?

Continue lendo para saber mais sobre o Feedback Projetivo 360º, seus benefícios e outras reflexões.

Feedback Projetivo 360º – Uma poderosa ferramenta de autoconhecimento

Muitas vezes, nos abatemos deparando com o que terceiros falam de nós. Ficamos inconformados com isso, porém, dificilmente buscamos a intenção positiva das pessoas em compartilhar suas percepções sobre nós. Raramente usamos essas importantes informações para extrair uma consultoria gratuita sobre áreas do nosso comportamento na qual podemos melhorar.

Claro que existem casos em que o outro não tem uma intenção positiva por trás do seu comentários, mas em muitas outras situações o desejo é realmente de ajudar. De qualquer forma, nem sempre é fácil se expor e pedir que terceiros nos avaliem e é aí que entra a poderosa ferramenta de Coaching Feedback Projetivo 360º.

Ao responder uma série de perguntas sobre si mesmo, você terá uma visão ampla sobre o que pensam de você, quais são seus pontos mais fortes e quais pode melhorar. Esse levantamento vai lhe servir dentro de um processo de identificação de áreas de sua vida que merecem mais atenção por estarem negligenciadas ou por revelarem vulnerabilidades que estão comprometendo seu crescimento.

PSC

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo, Verdadeiramente e na Essência!

Perguntas Poderosas do Feedback Projetivo 360º (RPP)

Pense um pouco a respeito das pessoas com as quais você convive e que lhe conhecem. Procure lembrar-se dos comentários (diretos ou indiretos) que elas fizeram sobre você ou acabaram chegando ao seu conhecimento. Com essas memórias e percepções, responda as perguntas abaixo:

  1. Como você acredita que seus colegas/amigos de trabalho, ou as pessoas que trabalham no mesmo nível hierárquico, o veem como profissional?
  2. Como você acredita que seus colegas/amigos de trabalho, ou as pessoas que trabalham no mesmo nível hierárquico, o veem no relacionamento pessoal?
  3. Como você acredita que seu chefe ou superior o vê profissionalmente?
  4. Você tem algum vínculo ou relacionamento pessoal com seu chefe ou superior? Com que tipo de percepção pessoal você acredita que ele te vê?
  5. Como você acredita que seus subordinados, ou pessoas que trabalham em um nível ou departamento hierárquico inferior, o veem profissionalmente?
  6. Você tem algum vínculo ou relacionamento pessoal com seus subordinados, ou pessoas que trabalham em um nível ou departamento hierárquico inferior ao seu?
  7. Como você acredita que seus filhos/sobrinhos/primos/netos, o veem no aspecto de vida pessoal?
  8. Como você acredita que seus filhos/sobrinhos/primos/netos, o veem no aspecto de vida profissional e espiritual?
  9. Como você acredita que seus pais o veem nas relações pessoais e de família?
  10. Como você acredita que seus pais o veem no aspecto de vida profissional? Você acredita que eles gostariam de ver algo diferente? O que?
  11. Como você acredita que seu namorado (a), noivo (a), esposo (a) ou equivalente o vê nas relações pessoais e de família?
  12. Como você acredita que seu namorado (a), noivo (a), esposo (a) ou equivalente o vê como profissional? É satisfatório para você? Tem algum aspecto que gostaria que, profissionalmente, fosse diferente?
  13. O que é família para você? Cite 3 pessoas importantes de sua família e especifique os nomes. Como você acredita que cada uma delas te vê no campo da vida pessoal?
  14. E no campo profissional e espiritual?
  15. O que é amizade para você? Seus amigos são mais recentes ou de longa data? Como acredita que eles o veem no campo pessoal e familiar?
  16. E no campo profissional e espiritual?
  17. O que é espiritualidade para você? O que você acredita da religião? Como acredita que um padre, pastor, sacerdote ou líder espiritual o vê no aspecto pessoal e espiritual?
  18. E no campo profissional?
  19. No dia a dia, como você se vê agindo com outras pessoas?
  20. Como você acredita que as outras pessoas o veem agindo com elas?
  21. No melhor cenário possível, como você gostaria de ser visto no campo pessoal e profissional por essas pessoas?
  22. Como você acredita que “Deus” te vê? E se Deus pudesse te dizer agora 3 coisas que talvez pudessem ajudar você a iniciar o melhor ciclo de sua vida, o que Deus falaria para você?

Tome o tempo que achar necessário para responder cada uma das perguntas e anote as respostas. Assim, terá um guia cheio de informações sobre sua personalidade, seus objetivos e a visão que acredita que terceiros tenham a seu respeito.

Benefícios do Feedback Projetivo 360º

Você já havia refletido a respeito dos pontos apresentados ao longo das questões? Possivelmente sua resposta será “não”, porque é comum viver quase que em um modo automático, especialmente em um momento como o atual, em que o tempo parece pouco para tantas demandas a cumprir.

Contudo, não é porque é comum que devemos aceitar sem buscar melhorar. Afinal, o autoconhecimento e a autorreflexão são extremamente importantes para nosso desenvolvimento e bem-estar, físico e emocional. Viver de forma automática nos leva a perder autonomia sobre nossas escolhas e deixar passar oportunidades fantásticas.

Considerando tudo isso, o Feedback Projetivo 360º se mostra como um excelente ponto de virada. Um momento em que irá parar para buscar as respostas para os questionamentos e obter uma visão ampla e profunda de si mesmo. Então, de posse dessas informações conseguirá fazer escolhas com consciência e propósito.

A visão do outro sobre mim: quando isso deve ser valorizado?

Ao longo da vida é comum ouvirmos comentários como: “o que os outros pensam é problema deles”, “não se preocupe com a opinião alheia sobre você” e assim por diante. Contudo, precisamos saber identificar quando esses pensamentos se aplicam e quando realmente devemos nos atentar à imagem que terceiros fazem de nós.

Quando você tem um sonho, mas deixa de buscá-lo porque alguém pode te criticar, realmente é sinal de que deve se desapegar do que os outros pensam. Afinal de contas, esse medo do julgamento pode te paralisar e fazer com que perca grandes oportunidades de crescer e se desenvolver.

Entretanto, quando falamos de supervisores e colegas de trabalho, clientes, familiares e amigos próximos a situação muda de figura. Em certo grau, devemos sim nos preocupar com o que essas pessoas pensam a nosso respeito. Mas, claro, não no sentindo de nos paralisarmos e sim de encontrarmos pontos para melhorar.

Os relacionamentos de modo geral, nos fazem crescer, porque possibilita que aprendamos uns com os outros e isso é fantástico! Uma pessoa mais agitada pode aprender a manter a serenidade com um amigo mais calmo que, por sua vez, poderá aprender a ter mais atitude. Essa troca é maravilhosa e torna as nossas vidas mais significativas.

Considerando tudo isso, podemos concluir que não há uma resposta exata sobre dever ou não considerar a visão de terceiros sobre si, pois tudo depende do contexto. Lendo as questões do Feedback Projetivo 360º verá que as respostas trazem informações relevantes e que podem contribuir com seu crescimento.

Resumindo, devemos nos atentar à visão que terceiros têm de nós quando o objetivo for encontrar pontos em que podemos melhorar. Se o resultado desse tipo de análise for deixar de fazer algo que considera importante, mude o foco e concentre-se no que pensa a seu respeito e no que deseja realizar.

Gostou de conhecer um pouco mais a sua essência? O que você descobriu de novo que ainda não percebia? Deixe suas percepções no espaço para comentários abaixo! Aproveite e leve esta reflexões para seu dia a dia, permitindo-se crescer com elas cada vez mais!