12 de outubro é o Dia das Crianças, o dia da pessoa que fomos ontem, dos nossos filhos agora, dos nossos netos amanhã. Uma data especial em que comemoramos a existência dos nossos pequenos e em que, de certo modo, nos permitimos voltar um pouco no tempo e relembrar a nossa própria infância.

Muitos sentem saudades desse tempo, em que as preocupações e as responsabilidades eram quase inexistentes e em que nós éramos sempre amparados e protegidos pelos nossos pais. Brincar, ir para a escola e participar das festinhas da família ou dos amigos eram alguns dos compromissos da nossa “agenda”. Naquela época, entretanto, o tempo já era um grande problema, pois sempre queríamos brincar um pouco mais, mas nem sempre os nossos queridos pais concordavam com isso, não é mesmo?

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Cuide bem da infância das suas crianças

Esperamos verdadeiramente que você tenha tido uma infância da qual se orgulhe de lembrar. Que ela lhe traga sempre boas memórias, lembranças positivas, emoções e sentimentos valorosos, e que tudo isso lhe dê o suporte hoje para que você seja uma pessoa positiva, congruente e o melhor ser humano que puder ser. Se isso não tiver acontecido, que você procure ressignificar os seus momentos negativos, não levá-los adiante e nem deixar que se tornem presentes também no seu lar.

Nós devemos nos preocupar com a infância e com o futuro das crianças que temos e dos filhos que ainda queremos ter, sendo melhores indivíduos e melhores pais também. Para isso, por mais difícil que tenha sido a sua época de criança, é essencial que você jamais reproduza na sua casa esses mesmos sofrimentos nas vidas dos seus pequenos.

Se, por exemplo, você foi exposto a diversas crenças limitantes e a comportamentos agressivos ou negativos por parte dos seus pais, vá pelo caminho contrário. Em vez de repetir o que fizeram com você, faça diferente e mostre aos seus descendentes a outra face. Não seja um espelho quebrado e não seja cópia de ninguém. Construa a sua própria identidade como pai e mãe e seja um farol, uma inspiração auspiciosa que guia pensamentos e atitudes positivas desde já em sua prole.

PSC

Quer descobrir qual grau da sua felicidade? Clique aqui e acesse o
“Termômetro da Felicidade”!

Seja um espelho positivo

Mais do que presentes e brinquedos caros, o que os nossos filhos precisam para crescer física, mental e emocionalmente saudáveis é de amor, reconhecimento, atenção, proteção e respeito. Há muitos adultos que trocariam toda uma infância de luxo por mais tempo, carinho e atenção dos seus progenitores.

As crianças sempre precisam de boas referências, de bons exemplos e isso, em primeiro plano, vêm de nós, os adultos com os quais convivem diretamente. Portanto, tudo o que fazemos, deixamos de fazer e falamos pode influenciar, tanto positiva como negativamente, a forma como elas pensam e agem em casa e na sociedade.

Quando você transmite sentimentos, emoções, crenças e valores positivos, eles tendem a seguir por esse mesmo caminho. Porém, quando a sua forma de pensar e agir é nociva, do mesmo modo, eles replicam o que aprendem com você e se tornam pessoas difíceis de conviver e lidar. Qual exemplo você quer dar?

Certamente, você quer que os seus filhos cresçam empoderados, com uma autoestima elevada, com a mente positiva, e que sejam pessoas felizes, justas, realizadas e autoconfiantes também.  Para isso, você deve regar essas sementinhas com muito amor e respeito e dar os direcionamentos e os exemplos de que eles precisam para que se tornem os melhores seres humanos que eles puderem ser.

Respeite a individualidade dos pequenos

As crianças precisam desenvolver algum grau de autonomia, gradativamente, de modo que se tornem adultos saudáveis. Para que isso ocorra, os adultos não devem projetar nas crianças as expectativas que eles tinham para as suas próprias vidas. O seu filho não é uma “segunda versão” sua. Ele é ele: um ser humano com identidade, personalidade, desejos, vontades, medos, sonhos e objetivos próprios.

Sendo assim, jamais confunda dar o exemplo com querer que o pequeno seja igual a você. Ensine, eduque, mostre o que é certo e o que é errado. No entanto, jamais interfira nas escolhas da criança. Se ela ama skate, por que insistir no futebol? Se ela adora fazer natação, por que insistir nas sapatilhas de bailarina?

Crianças são seres em formação, mas isso não quer dizer que eles não tenham uma identidade própria. Sendo assim, permita que o seu pequeno faça as escolhas dele. Aos poucos, conceda autonomia, mas também saiba a hora de dizer “não”. Ensine a frustração, a necessidade de partilhar, as “palavras mágicas”, a resiliência, a paciência, entre outros tantos valores que tornam as nossas vidas mais fáceis e justas — mas de que alguns adultos parecem ter se esquecido!

Mantenha viva a sua criança interior

Por fim, jamais permita que a sua criança interior desapareça. Estamos falando daquele espírito de alegria e serenidade que as crianças têm pela maior parte do tempo. É o espírito dos que imaginam futuros fantásticos, que exercitam a imaginação, que dão risadas de coisas simples, que se divertem com pouco, que parecem ter uma visão tão simples do mundo.

Na vida adulta, muitos de nós amenizamos ou até mesmo nos esquecemos desse estado de espírito. A correria, as obrigações e os momentos estressantes da vida realmente contribuem para que essa pureza e essa serenidade desapareçam. De fato, adultos precisam agir como adultos, mas isso não significa que você deve ser sempre sério, preocupado e ranzinza.

Em alguns momentos, permita-se rir de coisas bobas, assistir a um desenho animado com os pequenos da sua família, se lambuzar com um pedaço de bolo de chocolate, desenhar ou fazer algum tipo de arte, rever o filme do seu super-herói favorito, colecionar bonequinhos, enfim, reconectar-se com o seu lado infantil, alegre e que rejuvenesce o seu espírito.

Esse deve ser um dos legados da sua vida, pois os seus filhos/netos/sobrinhos são parte da sua história e podem ser um dos capítulos mais bonitos de “assistir”. Ouse inspirar-se e seja para eles o melhor espelho que você puder, de modo que, assim, possam ser realmente felizes os dias das suas crianças!

E você, ser de luz, de que maneiras se reconecta com a sua criança interior? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!