Napoleon Hill é um grande nome da literatura voltada para desenvolvimento pessoal. Seus livros venderam milhões de cópias em todo o mundo, com destaque para “A lei do triunfo” e “Quem pensa enriquece”. No artigo de hoje falarei especificamente sobre a obra “Filosofia do sucesso”, em que Jamil Albuquerque, que é coach empresarial, comenta o texto mais famoso do autor norte-americano.

Continue acompanhando e aprenda lições poderosas e que te ajudarão a alcançar o sucesso em todas as áreas da sua vida.

Quem foi Napoleon Hill?

Antes de falar a respeito do texto mais famoso e inspirador desse grande autor, acho que é interessante abordar um pouco da sua trajetória, afinal, para escrever algo tão verdadeiro e profundo, em uma época em que pouco se falava sobre acreditar em si mesmo, ele certamente passou por experiências que o permitiram que enxergasse além dos demais.

Nascido em 1883, em uma família pobre no estado americano da Virgínia, Napoleon começou a tomar gosto pela escrita desde cedo, aos treze anos de idade já escrevia para o jornal de seu pai. Pensando no futuro, ele guardou o dinheiro que recebeu pelo período em que permaneceu trabalhando para, mais tarde, ingressar no curso de direito da Universidade de Georgetown. Porém, o valor não foi suficiente para arcar com os custos e ele precisou deixar a faculdade.

Em 1908, Napoleon Hill teve a grande oportunidade de entrevistar Andrew Carnegie, que era o homem mais rico do mundo na época. O empresário fez uma proposta para Hill: pesquisar a trajetória de pessoas mais bem-sucedidas a fim de entender quais eram os segredos para alcançar o sucesso. Vale lembrar que Carnegie não lhe ofereceu nenhum pagamento em troca, porém, como não tinha nada a perder o escritor prontamente aceitou o desafio.

Para esse projeto, Napoleon entrevistou grandes nomes, como Alexander Graham Bell, o inventor do telefone, e Henry Ford, o criador da linha de fabricação em série. Ao todo, foram 43 entrevistas, que resultaram no livro “A lei do triunfo”, que se tornou um grande sucesso. Todas essas experiências lhe renderam a conclusão de que existe uma regra de ouro para o sucesso, que é: “Somente trabalhando de forma harmoniosa em cooperação com outros indivíduos ou grupos e, assim, criando valor e benefício para eles, que é possível obter conquistas sustentáveis ​​para si mesmo.”.

PSC

Napoleon Hill também descobriu que a grande maioria das pessoas tinha pouca ou nenhuma crença sobre a própria capacidade de alcançar objetivos, o que colocava o sucesso totalmente fora de seu alcance. Nos anos seguintes, ele investiu muito tempo ensinando as pessoas a acreditarem em si mesmas, alcançarem a felicidade e terem objetivos na vida. Falecido em 1970, seus livros e áudios de palestras continuam fazendo um grande sucesso, disseminando seu legado através das gerações.

Filosofia do Sucesso – 5 Lições que o livro de Napoleon Hill ensina

Depois de saber mais a respeito da trajetória deste grande homem, confira cinco lições que ele ensinou através do texto “Filosofia do sucesso”, que deu origem ao livro de mesmo nome.

1 – Suas crenças determinam seu futuro

O texto começa com uma frase bastante impactante, que diz: “Se você pensa que é um derrotado, você será derrotado”. Isso é extremamente verdadeiro, porque tudo começa na sua mente, é nela que irá construir as ideias que te levarão ao sucesso ou ao fracasso. Se você acredita que é capaz de alcançar determinado objetivo, esse pensamento irá te motivar a dar o seu melhor e, consequentemente, aumentar as chances de conseguir. Agora, se por outro lado, duvidar de si mesmo, dificilmente irá sair do lugar e tomar qualquer tipo de atitude para transformar sua realidade.

2 – É preciso querer muito que um objetivo se realize

O trecho seguinte do texto diz que se você não pensar que deseja algo a qualquer custo, acabará não conseguindo nada, porque é exatamente esse desejo que impulsiona uma pessoa a se dedicar a um projeto. Você consegue imaginar um atleta se dedicando exaustivamente aos treinos sem ter a vontade de ser campeão? Realmente, isso não faz nenhum sentido, a vontade precisa existir para impulsionar o indivíduo e dar a ele forças para ir adiante.

3 – Além de querer é necessário acreditar que poderá conseguir

Vale ressaltar que ter essa vontade é realmente muito importante, porém, ela não se sustenta sozinha. Napoleon Hill disse: “Mesmo que queira vencer, mas pensa que não vai conseguir, a vitória não irá sorrir para você”. Se o mesmo atleta que citei no exemplo do tópico anterior desejar vencer, mas não acreditar que é capaz, provavelmente nem tentará competir. Nesse sentido, para que alcance um objetivo é preciso, primeiramente, ter vontade de realizar isso e, também, acreditar que é capaz. Unindo esses dois tipos de pensamentos, nada será capaz de te parar.

4 – Você precisa se dedicar e concluir suas tarefas

Além de todas as questões envolvidas ao âmbito emocional, como desejar realizar algo e acreditar que é capaz, é necessário se dedicar para concluir suas tarefas. Um atleta que falta aos treinos, não se dedica a eles como deveria e não mantém a disciplina necessária para manter o seu corpo e sua mente saudáveis, certamente não conseguirá se tornar um campeão. Portanto, cuide para concluir tudo o que precisa e jamais deixe tarefas por fazer ou pela metade, pois existem coisas que ninguém pode realizar no seu lugar.

5 – Todos são dignos de alcançarem o sucesso

Por fim, Napoleon diz em seu texto que a luta pela vida nem sempre é vantajosa aos fortes ou aos espertos, e que quem cativa a vitória é aquele que crê plenamente que pode conseguir. Com isso, ele mostra que o sucesso, a sorte ou seja lá o que for, não vem com mais facilidade para determinadas pessoas por conta de características específicas, todos são capazes e dignos de se tornarem bem-sucedidos.

Para finalizar este artigo, deixo uma frase de Napoleon Hill para que reflita: “O entusiasmo é a maior força da alma. Conserve-o e nunca te faltará poder para conseguir o que deseja.”. Se gostou, compartilhe com os seus amigos e passe as palavras e ensinamentos desse grande autor adiante!

 

Copyright: 296219069 – https://www.shutterstock.com/pt/g/St22