Florescer é uma teoria desenvolvida por Martin Seligman, que é psicólogo e tem um importante papel dentro da Psicologia Positiva. Essa teoria defende que, para as pessoas conseguirem a felicidade plena, elas precisam cultivar emoções positivas, como o engajamento, relacionamentos positivos, propósito de vida e realizações.

Para Seligman, através dessas emoções positivas as pessoas podem florescer, o que significa expandir seu potencial e se abrir. O conceito se baseia em construir uma nova concepção do que vem a ser a natureza da felicidade e do bem-estar. Afinal, de modo geral, todos os indivíduos, consciente ou inconscientemente, buscam um caminho que os levem a “florescer” e os faça se tornarem pessoas mais felizes e realizadas.

Continue lendo para saber mais a respeito da teoria de Martin Seligman e entender que atitudes deve ter para florescer e ter uma vida mais plena.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

O que significa florescer como pessoa?

Na natureza, conhecemos o verbo florescer como sendo uma das fases das plantas que possuem flores. Embora existam plantas que florescem o ano todo, a primavera é conhecida como a época em que há maior incidência de floração. É uma estação colorida, alegre, cheia de vida, inclusive, um fato curioso é que a palavra primavera é usada no campo político para representar quando um povo reage a algum tipo de opressão e se une para lutar por seus direitos.

Voltando ao verbo florescer, ele também é utilizado para fazer referência a quando uma pessoa sai de uma fase de introspecção e mostra seus talentos, se sentindo mais confiante para ir em busca da sua felicidade. Como se pode ver, esse é um assunto que está bastante associado aos seres humanos, talvez pela representatividade que o ato de florescer tenha para todos nós.

PSC

De qualquer modo, cada indivíduo pode ter uma visão diferente em relação a essa metáfora do florescimento. Alguns podem associar a ideia ao sucesso financeiro, outros podem pensar em autodesenvolvimento e crescimento, prosperidade e felicidade ou, ainda, ao ato de aprender coisas novas e realizar uma grande mudança de vida.

Considerando a teoria de Martin Seligman, podemos dizer que todas essas respostas estão, de certa forma, certas. O florescimento, para ele, é uma construção que tem várias dimensões, isso significa que é formado por vários aspectos. O florescer total só é alcançado quando uma pessoa experimenta um nível saudável de cada área da sua vida.

Os 5 pilares da felicidade para florescer

Podemos dizer que, para florescer, é preciso montar um quebra-cabeça, encaixando diversas peças que representam as áreas da vida. Afinal, felicidade envolve mais do que o estado em si, é preciso haver uma base de segurança, confiança e outras construções psicológicas.

Foi pensando nisso que Martin Seligman desenvolveu o método PERMA, que é um acrônimo, observe.

  • Positive emotions (emoções positivas);
  • Engagement (engajamento);
  • Relationship (relacionamento);
  • Meaning (significado);
  • Accomplishments (realização).

Conheça em detalhes cada letra que forma o método PERMA.

Emoções positivas – Positive emotions

Não foi por acaso que as emoções positivas foram colocadas em primeiro lugar, elas realmente possuem um papel muito importante para o florescimento. Uma visão positiva pode ajudar nos relacionamentos e no trabalho, fortalecer a criatividade e a autoconfiança. Além disso, pode trazer diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente.

Engajamento – Engagement

Quando uma pessoa realiza atividades com as quais se engaja, seu corpo é inundado por neurotransmissores e hormônios que aumentam a sensação de prazer e bem-estar. Quando você sente que o tempo “voou” ao realizar alguma atividade, é sinal de que estava totalmente engajado, experimentando essa sensação que Seligman incluiu na lista do florescimento.

Relacionamento – Relationship

Os relacionamentos e as conexões sociais foram cruciais para a sobrevivência da espécie humana e continuam sendo importantíssimos. Relacionamentos positivos com os pais, irmãos, colegas de trabalho e amigos são um fator chave para a felicidade. Relacionamentos sólidos também são de grande valor em tempos desafiadores que exigem resiliência.

Para se ter uma ideia, os relacionamentos são tão importantes que nossos centros de dor no cérebro são ativados quando corremos o risco de ficarmos isolados. O isolamento dói fisicamente, porque, como mencionado, nos primórdios da humanidade estar isolado envolvia correr o risco de não sobreviver em meio à vida selvagem. Então, temos essa ativação da dor como um mecanismo de sobrevivência.

Significado – Meaning

Dentro do método PERMA, a letra M significa meaning, que é significado. Apesar de ser uma palavra bastante ampla, no do contexto do florescimento representa o significado que damos para a vida e às coisas. Para muitos, esse significado vem da espiritualidade e das crenças religiosas, mas não precisa, necessariamente, ser assim para todos. Cada um pode encontrar o sentido que estiver mais de acordo com as suas convicções.

Um conceito que pode ser inserido dentro do tópico significado é propósito. Por exemplo, entender o impacto do seu trabalho e porque você escolhe se levantar todos os dias para cumprir suas obrigações profissionais pode ajudá-lo a realizá-las com mais afinco e se sentir satisfeito ao finalizar cada dia.

Realização – Accomplishments

Ter objetivos na vida nos ajuda a manter a motivação e, quando os alcançamos, experimentarmos uma sensação de realização. Por isso, é importante estabelecer metas realistas que possam ser cumpridas através de esforço. Conforme você vai acompanhando os frutos da sua dedicação, se sente cada vez mais motivado a continuar caminhando. Ter realizações na vida é importante para que esforcemos para prosperar e florescer.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso”Termômetro da Felicidade” !

O florescer no processo de Coaching

No momento em que o coachee (cliente) é convidado a acessar o seu eu interior, em uma experiência subjetiva com o poder do estado flow, isso o traz de volta ao ponto de partida em seu caminho rumo ao florescimento. Para tanto, é fundamental que possa identificar com assertividade quais aspectos estão sabotando sua evolução emocional e comportamental.

Diferentemente do que as pessoas imaginam, as respostas que elas tanto procuram não estão localizadas em terrenos muito distantes, mas dentro delas mesmas, marcadas em suas experiências e nas decisões que tomam ao longo de suas vidas. Para conhecê-las, basta fazer as perguntas certeiras e se permitir ouvir na essência todas as respostas.

Quando uma pessoa está centrada em quem realmente ela é, vive mais profundamente conectada consigo mesma e com os outros ao seu redor. Essa ligação é necessária para curar o próprio mundo, atingir o sucesso, alavancar resultados, ajustar comportamentos e ser mais feliz.

A partir da autodescoberta é possível alcançar memórias, sonhos, valores, crenças e diversos aspectos inerentes à história de vida, redescobrindo sua essência e trabalhando por novos horizontes. Por isso, o florescimento de cada um de nós parte de uma transformação interna verdadeira, que faz brotar de nós sentimentos positivos e atitudes compatíveis com pensamentos assim. Desse modo, podemos demonstrar o nosso melhor e viver tudo de bom que isso é capaz de proporcionar à nossa vida pessoal e profissional.

E mais: podemos contribuir para a qualidade dos ambientes onde estamos inseridos e impulsionar nossos sonhos, desejos, metas e objetivos, focando em realizá-los plenamente. Deixe florescer o seu melhor e dê a si mesmo e ao mundo o melhor que você pode ser e oferecer! Permita-se!

Se este conteúdo fez sentido para você, passe-o adiante, enviando para os seus amigos e compartilhando através das suas redes sociais!

Imagem: Por Tonio_75