Será que é possível comprar um imóvel ao mesmo tempo em que você gasta dinheiro todo mês com roupas novas? Será que é possível dedicar-se à medicina e à engenharia simultaneamente? Será que alguém consegue abrir um negócio próprio e conduzi-lo com maestria ao mesmo tempo em que se envolve com diversas outras empresas?

Quem somos nós para dizer que é impossível, não é mesmo? Mas certamente fica mais difícil. Na vida, vale aquela regra que diz que cada escolha é uma renúncia. Em outras palavras, precisamos definir prioridades e agir com foco no que escolhemos. Não dá para ser ou fazer tudo ao mesmo tempo. Esse é o princípio básico do foco, que você vai entender com mais profundidade no artigo a seguir!

Foco: o que é?

Podemos compreender o conceito de foco com base na área da fotografia. Nesse campo, o foco é a área da imagem que aparece com mais nitidez, enquanto o que está fora de foco aparece embaçado. 

Metaforicamente, é isso o que o foco representa nas nossas vidas. Trata-se da capacidade de concentrar a nossa atenção e a nossa energia naquilo que definimos como prioridade, amenizando a importância atribuída ao que não for tão relevante naquele momento.

Dessa forma, agir com foco significa manter essa concentração direcionada em uma tarefa, objetivo ou atividade específica, dizendo “não” às distrações ou a qualquer outra coisa que não seja tão importante naquele contexto.

Por que precisamos de foco?

Agora que você compreende o conceito de foco, entenda os porquês de ele ser tão importante em todas as áreas das nossas vidas:

  • Alcance de objetivos: alcançar objetivos envolve definir prioridades e concentrar a sua atenção sobre elas, renunciando a muitas coisas. Por exemplo: não dá para emagrecer e comer fast food ao mesmo tempo!
  • Produtividade: agir com foco e concentração significa afastar-se das distrações, como notificações de redes sociais. Isso diminui o tempo que levamos para agir, elevando a produtividade.
  • Qualidade das tarefas: além de fazer mais em menos tempo, o foco também reduz a ocorrência de erros. Quando agimos com atenção e concentração, conseguimos elevar a qualidade do que produzimos.
  • Tomadas de decisão: quando desenvolvemos foco, conseguimos ser mais seletivos, encontrando as nossas prioridades e tomando decisões que nos aproximam dos objetivos que queremos alcançar.
  • Redução do estresse: focar em uma coisa de cada vez reduz o gasto de energia da nossa mente. Isso alivia a sensação de sobrecarga e ameniza o estresse, beneficiando a nossa saúde mental.
  • Desenvolvimento pessoal e profissional: em consequência dos itens anteriores, o foco beneficia a nossa saúde e a nossa produtividade, nos aproximando das nossas metas pessoais e profissionais.

Afinal, como podemos desenvolver essa característica?

PSC

Confira na sequência 7 dicas práticas para desenvolver e fortalecer o foco no dia a dia.

  • Defina metas claras

Em primeiro lugar, se você deseja desenvolver o foco na sua rotina, saiba que você precisa de metas claras. Como saber onde você deve focar, se você não sabe aonde quer chegar? É impossível! Portanto, conheça a si mesmo e defina as suas prioridades. Não dá para ser médico e engenheiro — ao menos não ao mesmo tempo, pois o seu desempenho em um desses trabalhos não vai ser bom. Saiba o que você quer e defina isso com clareza, respeitando as suas aptidões e interesses.

  • Estabeleça as suas prioridades

Depois de definir os seus objetivos, você precisa compreender que o caminho para alcançá-los envolve algumas renúncias. Por exemplo: se você está juntando e investindo dinheiro para comprar um imóvel, deverá compreender que algumas viagens, passeios e jantares em restaurantes deverão ser deixados de lado. Escolhas envolvem renúncias, e é a isso que damos o nome de prioridade. Ter foco é dizer “sim” a algumas coisas e “não” a muitas outras. Alguns sacrifícios são parte do processo.

  • Elimine distrações

Conforme já citamos, as distrações são vilãs no processo de desenvolvimento do foco. Se você precisa escrever um texto, por exemplo, concentre a sua atenção nisso, e em nada mais. Desligue a televisão, desative as notificações do celular, feche as abas desnecessárias do computador etc. Perceba que eliminar essas interrupções fará com que você concentre a sua atenção e produza o texto com mais qualidade e até mais rapidamente. Interrupções de raciocínio levam a grandes perdas de energia mental.

  • Pratique a atenção plena

A atenção plena é um tipo de prática meditativa que estimula a atenção e o foco. Consiste em técnicas de respiração e concentração sobre o próprio corpo, o que nos ajuda a manter o foco exclusivamente no momento presente. É uma maneira de evitar que os nossos pensamentos fiquem vagos, seja no passado, seja no futuro. Nas pessoas que praticam essa atividade em longo prazo, é possível perceber melhoras na saúde mental, redução da ansiedade e aumento da capacidade de foco e concentração.

  • Use técnicas de gerenciamento de tempo

Aqui no blog, já preparamos artigos completíssimos sobre técnicas de gerenciamento de tempo. É o caso das listas de tarefas, do planejamento estratégico, do uso de agendas, da técnica Pomodoro e da utilização de ferramentas, como o Trello. O tempo é um recurso limitado, de modo que a forma como nós o empregamos determina a nossa produtividade e, consequentemente, o nosso sucesso. Definir horários específicos para as suas atividades ajuda a eliminar a procrastinação e a aumentar o foco.

  • Descanse adequadamente

Você sabia que o sono e o descanso são tão importantes para o seu foco quanto o próprio período produtivo? Se você não dorme e não descansa de forma suficiente, o seu corpo e o seu cérebro ficam cansados, o que os impede de ter um bom desempenho na hora de produzir. Você perceberá o cansaço, a vontade de procrastinar e a facilidade de distrair-se. Portanto, não negligencie os períodos de descanso e de lazer, pois eles fazem parte da sua saúde física e mental.

  • Recompense-se de maneira estratégica

Conseguiu terminar aquele relatório complexo que o chefe pediu sem distrair-se? Então, ouça a sua música favorita. Conseguiu terminar de limpar a casa sem interrupções? Então, descanse assistindo à sua série favorita. Ofereça a si mesmo pequenas recompensas, pois elas atuam como um reforço positivo ao comportamento de agir com foco. Desde que você não exagere na dose, essas recompensas podem fortalecer a sua motivação para ser focado e concentrado nas próximas tarefas.

Em conclusão, o foco é um elemento-chave para o sucesso. Ele consiste na definição de prioridades, concentrando a sua atenção sobre elas e descartando o que não for essencial naquele momento. Que as dicas acima o ajudem a agir com foco e a alcançar todas as suas metas. Sucesso!

E você, ser de luz, como avalia a sua capacidade de manter o foco no dia a dia? Como pode melhorar? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!