O ser humano tem a necessidade de se sentir parte de um grupo, o que é realmente importante, mas deve ser considerado com cuidado para evitar que a ideia seja distorcida. Ser parte de uma família, um grupo de amigos, de uma comunidade é realmente positivo, mas é preciso se manter atento para evitar querer mudar para se encaixar. Fuja da padronização, faça diferente e seja você!
Quer saber como diferenciar a necessidade de pertencimento, que é natural, da padronização? Continue lendo e descubra o que fazer para ousar ser diferente e viver de acordo com a sua própria essência, sem precisar ceder a qualquer tipo de padrão.
Contents
O que é a padronização?
A palavra padronização significa a adoção de medidas voltadas para uniformizar. Uma fábrica precisa prezar por isso para que os seus produtos saiam iguais. Entretanto, de uns tempos para cá, a padronização passou a representar um movimento em que as pessoas buscam se encaixar dentro de padrões ligados, principalmente, às aparências e ao status.
As redes sociais estão cheias de pessoas com corpos, rostos e vidas aparentemente perfeitas, o que leva muitos a buscarem isso. O problema é que nem sempre essa busca representa um desejo genuíno, em muitas situações se trata apenas de uma necessidade de se sentir aceito.
E a verdade é que ninguém precisa ser igual aos demais para ser bom e especial. Você não precisa ter o trabalho, a aparência, os bens e nem mesmo as opiniões que todos têm para ter valor, simplesmente porque o valor de cada um está exatamente no fato de sermos todos seres únicos. Em vez de querer se tornar igual ao padrão, faça diferente, ouse ser você!
Inspiração é diferente de padronização
Não há problema algum em acompanhar pessoas nas redes sociais e admirá-las, se inspirar em suas carreiras e estilo de vida. A questão a ser evitada é fazer isso sem que tenha realmente um significado para você, apenas para se encaixar. Você pode ter sonhos de consumo, fazer procedimentos estéticos e o que mais desejar, desde que queira verdadeiramente seguir esses caminhos.
Quando esses desejos são genuínos, a história de outras pessoas se torna apenas fonte de inspiração e não um ideal a ser buscado a qualquer custo. Afinal de contas, todo indivíduo é único, não dá para buscar o mesmo corpo, carreira ou outras realizações de alguém porque cada pessoa tem a sua história.
7 Atitudes para fugir da padronização e fazer diferente
Se deseja ousar ser diferente, comece sendo você mesmo, agindo e buscando aquilo que está de acordo com os seus valores e convicções. As atitudes a seguir poderão te ajudar nessa jornada, confira!
1 – Se conheça
A base para fugir da padronização e ter a coragem de fazer diferente é se conhecer. A partir do momento em que reconhecer suas habilidades, os seus valores e a sua essência como um todo, irá usar tudo isso a seu favor, em tudo o que fizer. É por isso que o autoconhecimento é tão importante, porque dá ao indivíduo motivação para que seja ele mesmo, libertando-se da necessidade de se encaixar em padrões.
2 – Evite se comparar
Se a ideia é fazer diferente, uma atitude fundamental é evitar se comparar. Afinal, fazer isso não serve para nada além de se desmotivar e se colocar para baixo. A comparação não é justa porque ignora uma das maiores verdades da vida, que é o fato de cada ser humano ser único. Enquanto desperdiçar seu tempo se comparando, em qualquer aspecto, estará deixando de usar suas características ao seu favor e de buscar os seus verdadeiros objetivos.
3 – Aprecie quem você é
Experimente olhar para si mesmo de forma mais gentil, em vez de buscar defeitos e se comparar, aprenda a apreciar suas características. Lembrando que não se trata de, simplesmente, acordar em um belo dia se amando, e sim de mudar aos poucos sua autoimagem, através de um processo. Sempre que for colocar defeitos em algo que fez, mude a perspectiva e busque o lado bom das coisas.
4 – Liberte-se da necessidade de agradar os outros
Muitas vezes, a busca pela padronização da aparência, do comportamento e da vida, de forma geral, vem da necessidade de agradar os outros. Se esse é o seu caso, entenda que as pessoas que se simpatizarem contigo e gostarem de você verdadeiramente o farão de forma natural, sem que precise forçar.
É claro que é natural desejar ver as pessoas que gostamos felizes, contudo, o limite disso termina quando começar a sufocar suas próprias vontades e convicções para agradar terceiros.
5 – Perdoe a si mesmo
Um passo fundamental para apreciar a si mesmo e evitar querer ser igual aos outros é se perdoar. Lembre-se que todos cometem erros e que isso não tira o seu valor. Ao fazer isso, irá se libertar de pensamentos negativos que servem apenas para te desestimular. Se punir não fará com que aprenda ou evolua, porque é na aceitação que está a evolução.
6 – Aprenda com seus erros
Depois de aprender a se perdoar, chega o momento de usar os seus erros de forma inteligente, para aprender com eles. Reflita sobre situações que tenha vivido e como poderia ter agido de maneira diferente. Faça isso com leveza e naturalidade, agindo como um observador e nunca julgador, é assim que irá aprender lições poderosas que te levarão a crescer.
7 – Busque ser sempre a sua melhor versão
Por fim, em vez de seguir por um caminho de padronização, de querer ser igual ao outro, escolha mirar em si mesmo e buscar ser sempre a sua melhor versão. O que pode fazer hoje para ser melhor para a sua família, o seu cônjuge, a empresa em que trabalha e para si mesmo? Sempre existe algo que pode fazer para evoluir, crescer, ir além.
E então, está pronto para abolir a padronização e ousar fazer diferente? Use as características que te fazem único a seu favor e verá uma grande transformação acontecer em sua vida.
Se gostou, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e inspire mais pessoas a se orgulharem de ser quem são.