Ao sairmos para comer, é comum vermos, especialmente nas grandes redes de fast food, uma foto na parede, com a imagem do funcionário do mês. Se você só ficou de olho no seu lanche e não reparou nesse item ainda, da próxima vez que for a uma lanchonete, como o McDonald’s, observe como sempre há um quadrinho, ou vários, evidenciando os colaboradores que mais se destacaram naquele período.

Empresas que adotam mensalmente a prática de coroar o funcionário e dar-lhe um reconhecimento público pelo seu trabalho mostram a importância de valorizar o esforço e o empenho dos seus profissionais. Porém e, na prática, como escolher o funcionário do mês? Quais critérios estabelecer no seu negócio? E como recompensá-lo de forma eficaz e motivadora? É o que vamos ver no artigo a seguir. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

Adotar ou não o funcionário do mês?

A inclusão do funcionário do mês nas práticas de gestão de pessoas é uma ação muito importante e positiva, pois traz a oportunidade para o colaborador mostrar o seu potencial e ser reconhecido por isso. Todavia, cabe a cada organização definir os seus critérios e os tipos de premiação para que os seus colaboradores compreendam o objetivo da iniciativa e se comprometam com os resultados.

Mais que isso, é muito importante deixar claro aos profissionais que, independentemente das bonificações extras, todos sempre devem sempre dar o seu melhor, respeitar as regras e realizar de forma eficaz as suas funções, de modo a evitar que se crie uma cultura errônea, em que as pessoas só se empenham quando há prêmios.

Aqui entra o papel do gestor de buscar desenvolver ferramentas efetivas de motivação e retenção dos talentos. A intenção, com isso, é manter os seus liderados sempre produtivos, motivados e positivos, independentemente de serem o funcionário do mês ou não.

Quais são os benefícios da adoção do funcionário do mês?

A adoção do funcionário do mês é um meio de recompensar o colaborador. Na sequência, confira algumas das vantagens do processo:

  • Avaliar criteriosamente o trabalho dos colaboradores;
  • Reconhecer o trabalho de cada colaborador;
  • Demonstrar gratidão especial àqueles que têm oferecido os melhores resultados;
  • Elevar a motivação dos profissionais;
  • Aumentar o empenho e a dedicação de todos, criando uma competição saudável;
  • Melhorar a produtividade das equipes e, consequentemente, os resultados da organização como um todo.

Quais são os cuidados que precisam ser tomados nessa premiação?

Premiações como o funcionário do mês de fato podem oferecer muitas vantagens aos profissionais e às empresas em geral. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados para que a iniciativa não tenha resultados opostos aos esperados. Confira os principais:

  • Esclarecer que o funcionário do mês é uma premiação com foco motivacional;
  • Verificar se há maturidade nos participantes, ou se há um contexto de rivalidade, competição excessiva, vaidade etc.;
  • Definir e expor aos participantes todos os critérios de avaliação utilizados;
  • Ser justo no processo avaliativo, submetendo todos aos mesmos critérios;
  • Oferecer a todos os participantes as mesmas ferramentas, estruturas e oportunidades para que executem o seu trabalho da melhor forma;
  • Suspender a premiação se houver conflitos, quedas de rendimento, queixas de injustiças, entre outros.

Como reconhecer adequadamente o colaborador?

Cada organização tem critérios distintos ao fazer essa escolha. Fatores como produtividade, assiduidade, pontualidade, organização, respeito às normas, espírito de equipe, empreendedorismo, criatividade, proatividade e visão estratégica contam muito nessa disputa. A eleição, por sua vez, se torna mais justa quando o reconhecimento vem não apenas dos superiores, mas também dos colegas e clientes da organização.

O reconhecimento público, com certeza, é uma forma de honrar o trabalho do profissional. Entretanto, as empresas devem pensar além da plaquinha. Em outras palavras, para manter a motivação e estimular uma concorrência sadia, pelo posto de funcionário do mês, é essencial que haja outros tipos de premiações e que elas sejam realmente relevantes sob o ponto de vista do funcionário.

Viagens, jantares ou uma pequena bonificação em dinheiro ou produtos fazem toda a diferença e marcam aquele momento da carreira do colaborador, que, vivenciando um prêmio real, tem ainda mais motivação para continuar a executar bem as suas tarefas, ser produtivo e engajado pelo sucesso da empresa.

Comece pelo básico

As premiações citadas, incluindo o funcionário do mês, podem ser consideradas ações de endomarketing, ou seja, de marketing interno, destinado à satisfação do próprio funcionário. No entanto, de nada adianta investir nessas premiações se a empresa não estiver fazendo o básico para garantir a motivação e a saúde dos profissionais. Por isso, atente-se aos pontos a seguir:

  • Disponibilizar aos colaboradores uma infraestrutura compatível com as atividades a serem executadas, o que inclui ferramentas, materiais e equipamentos seguros e ergonômicos;
  • Oferecer aos profissionais uma remuneração compatível com as suas funções;
  • Oferecer benefícios adicionais, como: vale-transporte, vale-refeição, plano de saúde, auxílio-educação, descontos em produtos etc.;
  • Organizar adequadamente as escalas de trabalho e as demandas, de modo que nenhum colaborador fique ocioso ou sobrecarregado;
  • Formar líderes com uma gestão humanizada, que enxergue as necessidades dos colaboradores, e não os veja como números;
  • Adotar uma gestão inclusiva, participativa e democrática;
  • Investir em segurança e qualidade de vida, criando espaços de descompressão e promovendo eventos de integração;
  • Adotar um sistema eficaz de comunicação interna, unificando os comunicados oficiais e evitando o surgimento de boatos.

O funcionário do mês, portanto, é apenas uma das várias possibilidades de recompensar e reconhecer o valor do trabalho das pessoas que fazem parte de uma empresa. Conforme vimos neste artigo, há diversos benefícios associados a essa organização, mas alguns cuidados também devem ser tomados para garantir a justiça e a organização do processo.

E você, ser de luz, já teve alguma experiencia com ações do tipo “funcionário do mês”? O que pensa a respeito? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!