O sucesso de todo projeto executado dentro de uma organização depende da qualidade com que cada uma das suas tarefas é executada. Por isso, é essencial verificar o que está indo bem e o que pode melhorar no andamento das atividades, em um processo conhecido como gerenciamento de qualidade.
Trata-se de um conjunto de processos e medidas que monitoram a execução das tarefas e verificam como elas podem ser aperfeiçoadas, contribuindo grandemente para o progresso das empresas. Neste artigo, vamos compreender melhor o que é o gerenciamento de qualidade e quais são os benefícios que ele tem a oferecer. Para saber mais sobre o assunto, é só dar continuidade à leitura a seguir!
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O que é o gerenciamento de qualidade?
O processo de gerenciamento de qualidade de projetos é uma forma de assegurar que, além de trabalhar com foco nos bons resultados finais, haja efetividade na realização de todas as etapas que são relevantes. Gerenciar a qualidade com que as tarefas são realizadas é uma forma de identificar os pontos fortes e aqueles que ainda precisam ser desenvolvidos e melhorados em um processo técnico e na atuação da equipe. Por isso, é um método que oferece a possibilidade de evolução contínua.
Para que ele ocorra, é necessário definir indicadores de desempenho, ou seja, métricas que permitam a mensuração estatística do aproveitamento de cada atividade. Se uma empresa produz 100 unidades de um produto por dia, por exemplo, mas a sua meta era de 90, é sinal de que a produtividade da organização está indo muito bem. Gerenciar a qualidade de um projeto é definir essas metas, estabelecer critérios e métricas de avaliação e verificar o que pode melhorar.
Qual é a importância do gerenciamento de qualidade nos projetos de uma empresa?
Agora que você já compreende o significado do gerenciamento de qualidade, na sequência, você vai conferir alguns tópicos que traduzem a importância e os benefícios que ele oferece aos projetos de uma organização.
1. Eficiência dos processos
O gerenciamento de qualidade em projetos contribui para o desenvolvimento de métodos mais eficazes no momento de desempenhar as tarefas. A equipe ganha mais agilidade, conseguindo ter mais precisão na forma de realizar cada atividade e otimizando o seu tempo. Cabe à gestão da qualidade verificar como cada etapa está sendo realizada e o desempenho de cada integrante, identificando os pontos que ainda representam obstáculos e aqueles que se destacam positivamente.
2. Padronização dos processos
A verificação da qualidade com que os processos estão sendo realizados é apoiada diretamente pela padronização das etapas. No gerenciamento de qualidade, é essencial que exista um padrão para que as tarefas sejam realizadas, tornando, assim, os colaboradores especialistas no que precisam fazer. O padrão tem grande influência nos bons resultados em longo prazo e torna o trabalho mais eficiente, pois o procedimento deixa de ser de um colaborador e passa a ser realmente da empresa.
Na prática, isso elimina um problema muito comum nas organizações que não têm processos, que é o de depender de um funcionário que detém todas as informações sobre como realizar aquele trabalho. Assim, quando ele falta ao trabalho ou sai da empresa, os demais não sabem o que fazer, o que é muito improdutivo. Os processos padronizados eliminam isso, pois definem um método mais permanente.
3. Minimização de riscos
O desenvolvimento de um novo projeto sempre traz consigo alguns riscos. Nesse sentido, uma forma de reduzir as chances de erros é promover o gerenciamento de qualidade. Com esse trabalho, é possível conhecer as barreiras e inconvenientes a serem superados antes de iniciar o projeto. Trata-se de um processo que contribui para aumentar a proatividade da equipe, pois, conhecendo as potenciais dificuldades, é possível trabalhar em novas soluções, desenvolver planos alternativos e inovar.
4. Compreensão das reais necessidades do cliente
Ao adotar o processo de gerenciamento de qualidade, é possível realizar um trabalho muito mais interessante no sentido de atender as demandas do cliente. A investigação e o desenvolvimento dos processos qualitativos contribuem para chegar ao cerne das questões, delineando as melhores respostas. As necessidades são convertidas em funcionalidades que são trabalhadas de maneira global dentro do projeto. Se a empresa aperfeiçoa os processos, consegue ouvir e compreender melhor o cliente.
5. Uso inteligente dos recursos
A partir de um planejamento feito com mais precisão, é possível utilizar os recursos com mais eficácia, cortando custos que se mostram desnecessários. O processo de gerenciamento de qualidade torna possível identificar pontos que podem ser melhorados na busca de mais economia. Aqui, estamos falando não apenas de dinheiro, mas também de tempo, de pessoas, de máquinas, de tecnologias, de energia, entre outros recursos essenciais às atividades organizacionais.
6. Maior satisfação dos clientes
Certamente, o resultado de um projeto que contou com o trabalho de gerenciamento de qualidade em todas as suas etapas oferece mais satisfação aos clientes. Assim, os resultados dos projetos se tornam mais significativos, bem como o comprometimento da equipe em realizar esse trabalho. Dessa forma, os produtos, os serviços, as campanhas, o atendimento, enfim, tudo aquilo que foi feito consegue satisfazer de forma mais plena o seu público-alvo.
Concluindo, o gerenciamento de qualidade é uma metodologia de avaliação e melhorias contínuas em cada etapa de um projeto. É ela quem permite que haja um melhor aproveitamento de recursos, pessoas, conhecimentos e investimentos nas empresas, de modo que os melhores resultados possíveis sejam alcançados. Portanto, saiba que adotar o gerenciamento de qualidade nos seus negócios é uma necessidade e também uma oportunidade de crescer consideravelmente. Aproveite!
Depois de conferir esses tópicos, ficou mais fácil entender por que é importante trabalhar com o gerenciamento de qualidade em projetos, não é mesmo? E você, querida pessoa, identifica esse processo no seu local de trabalho? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!