O dinamismo dos cenários em que as empresas atuam força uma postura de constante mudança, buscando sempre a evolução da organização a fim de conquistar uma maior competitividade e sair na frente dos concorrentes. Você sente esse tipo de postura por parte da gestão e da liderança no local em que você trabalha?
Pergunto isso, pois o comportamento de transformação constante parte de cúpula administrativa e, como em um movimento de cascata, deve ser assumido por todos visando à sobrevivência da organização.
Se os colaboradores não aderirem à mudança, os processos corporativos não são implementados e a organização vai se manter estagnada, inadequada às novas exigências do mercado. Claramente esse cenário pode ser comparado a um efeito dominó, em que, no fim das contas, a organização fica em desvantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Porém, antes de começar as ações que fazem parte da gestão de mudanças, é necessário compreender o conceito desta. Para entender é só continuar lendo o artigo!
Contents
O que é gestão de mudança
A gestão de mudança se refere a uma abordagem que tem como objetivo auxiliar as empresas na execução de mudanças, sejam elas estruturais, operacionais ou táticas. Para garantir a efetividade da ação, os colaboradores, equipes e gestores precisam estar alinhados.
Para isso, o primeiro grande desafio é que todos os níveis da organização compreendam a necessidade da mudança e incorporem o sentimento de crescimento e evolução. Depois, é essencial que cada funcionário acrescente suas competências e conhecimentos ao processo, indicando comentários construtivos que ajudem a desenvolver em todas as etapas do projeto.
Por que mudar
O processo de mudança é necessário em qualquer empresa, independentemente do tamanho ou tempo de existência. Este pode ser causada por fatores internos como a escassez de recursos financeiros ou intelectuais, má administração econômica, escândalos e mais. Assim, como ele pode ser originado em uma crise econômica, insatisfação dos stakeholders, avanços tecnológicos do mercado, tendências, atuação da concorrência.
6 tipos de mudança existentes
Conheça a seguir quais são os 6 principais tipos de mudanças organizacionais:
- Incremental: essa é a que menos impacta nos processos da organização, o que a torna mais frequente no dia-a-dia corporativo. Seu foco é o de agregar valor a algo, ou seja, maximizar a capacidade da empresa, melhorar sua estrutura, propor soluções e muito mais.
- Transformacional: essa mudança diz respeito a alterações no clima e cultura organizacionais, nesse sentido, a gestão e a maneira como o trabalho é realizado estão conectadas. Tal alteração é profunda, visto que seu objetivo é o de transformar positivamente os processos e os profissionais da organização.
- Planejada ou planeada: com base em um processo pré-estabelecido, a empresa realiza a mudança planejada/planeada e assim, alcança o estado desejado. Por necessitar de um planejamento, esse tipo de ação é conduzida pela gestão e possui três níveis. O primeiro é a preparação, que se refere a identificação do que a empresa pretende atingir com a mudança. O segundo é a inserção, que nada mais é do que colocar em prática as ações necessárias para que as alterações ocorram. E a terceira é o reforço da mudança, que diz respeito a divulgação dos benefícios conquistados.
- Improvisada: esta não é embasada em um planejamento, mas sim, de decisões tomadas em tempo real.
- Emergencial: também não é uma alteração planejada, ela ocorre de acordo com os desafios enfrentados pela organização. Nesse sentido, elas são imprevisíveis e não podem ser controladas pela gestão, pois ocorrem em diferentes departamentos.
- Radical: esta é colocada em prática para antecipar futuras situações, conduzir novos paradigmas e maximizar a performance da empresa
Você conhece mais algum tipo que não está aqui? É só escrever nos comentários!
Passo a passo para mudar
A seguir, relaciono os passos a serem adotados para auxiliar no processo de mudança da organização e aumentar a competitividade da empresa:
- Passo 1: incentive ideias e inovações para os processos. Quanto maior a diversidade de novas ideias para processos e produtos, maiores são as chances da inovação bem sucedida surgir.
- Passo 2: selecione o que é realmente relevante. Entre as ideias que surgirem, escolha aquelas com maior potencial, com viabilidade de implementação e que vão realmente propiciar evolução aos processos da empresa.
- Passo 3: aplique e monitore os novos processos. Com a execução, acompanhe o andamento das novidades. Nesse processo de avaliação surgirão novas ideias e adequações à realidade da empresa.
Ao empreender esse método assertivo, a organização favorece a mudança, estimulando a participação ativa de seus colaboradores. Além disso, a implementação de novos processos pode trazer maior força competitiva à empresa, destacando-se dos concorrentes.
Por que a ação é necessária
A mudança é importante e necessária para a saúde de qualquer negócio, pois é algo imposto pela grande competitividade dos mercados. Se uma organização não aderir à mudança por iniciativa própria, tomando a frente e inovando em seus processos, adere por necessidade. Por sua vez, esta possivelmente vem acompanhada da urgência, ocasionando grandes riscos.
Porém, sua inserção não é uma tarefa fácil, pois nem sempre os processos, sistemas e profissionais da empresa estão preparados para enfrentar os desafios que a ação pode trazer. Por isso, a gestão da mudança é tão importante, visto que a mesma tem como foco, oferecer um conjunto de práticas, ferramentas e ações capazes de dar suporte para que todos se adaptem à nova realidade.
A gestão da mudança é eficaz em diversos setores, são eles:
- Atuação da empresa;
- Aumento da concorrência;
- Implementação de novas tecnologias;
- Alterações nos recursos da organização;
- Atendimento das expectativas dos stakeholders;
- Problemas na performance da equipe;
- Nova gestão;
- Alinhamento da cultura organizacional;
- Contenção de rotação de colaboradores.
Coaching e a gestão de mudança
Mudar algo dentro de uma empresa, nem sempre é um processo linear. Alguns fatores estão fora do alcance da organização, como por exemplo, a resistência e reação dos stakeholders, as possíveis mudanças do mercado e a situação economia do país. Nesse sentido, o coaching é uma poderosa ferramenta que pode ajudar a trilhar o caminho com assertividade e foco.
As Soluções Corporativas do coaching auxiliam a empresa de acordo com as necessidades, maximizando sua performance e potencializar seus resultados. Por meio de técnicas e ferramentas comprovadas, o método capacita as equipes e os profissionais a lidarem com a mudança, fornece novos padrões de comportamentos aos envolvidos, desenvolve habilidades e competências de liderança à gestão e contribui com a identificação e alcance de metas e objetivos assertivos.
E você, já vivenciou alguma mudança organizacional no local em que trabalha? Comente abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos nas suas redes sociais.
Copyright: imagem: Depositphotos – Autor pressmaster