Que o Google é o mecanismo de busca mais utilizado em todo o mundo você provavelmente já sabe, não é mesmo? Pensando em todo o tráfego que esse site possui de pessoas pesquisando coisas específicas, fica fácil imaginar o porquê de ele ser também uma excelente plataforma de publicidade digital.

Vamos entender melhor como o Google Ads funciona, os tipos de anúncio que existem e as vantagens que esse serviço oferece.

O que é o Google Ads?

O Google Ads (antigamente conhecido como Google AdWords) é a plataforma de publicidade do Google. Essa é, inclusive, a principal fonte de renda do Google, e a cobrança por anúncio é geralmente feita no sistema CPC (custo por clique).

Como funciona?

A maior parte dos anúncios do Google Ads é no formato de links patrocinados, em que as empresas deixam seus sites em destaque nas páginas de busca, de acordo com a palavra-chave que a pessoa digitou. Isso permite que as empresas impactem a pessoa certa na hora certa: o momento em que a pessoa está buscando algo na internet.

Os links patrocinados aparecem em destaque na página de resultados de busca, tanto na parte superior quanto na parte inferior. Há sempre um indicativo com a palavra “anúncios”, separando esses links dos resultados orgânicos de busca. Eles são disponibilizados tanto em desktop quanto em mobile. Contudo, existem também outros tipos de anúncio.

Tipos de anúncios

O Google Ads é bastante funcional e intuitivo. Cadastrando-se na plataforma, você poderá criar anúncios para sua empresa que serão disponibilizados às pessoas que estiverem procurando por assuntos relacionados. A seguir, você confere os quatro tipos de anúncios que a plataforma oferece:

  1. Rede de Pesquisas

A rede de pesquisas constitui o modelo mais conhecido de anúncios no Google Ads e consiste no sistema que já foi citado acima. Quando uma busca é realizada no Google, aparecem em destaque na página de resultados os anúncios de empresas que, de alguma forma, estejam relacionados ao tópico que foi pesquisado.

Geralmente, os quatro primeiros resultados, no topo da página, são links patrocinados, e os demais são resultados orgânicos. Se a palavra-chave digitada tiver uma concorrência muito alta, os três últimos resultados da página também são anúncios.

Além do próprio Google, há outros sites que têm seus próprios mecanismos de busca (como é o caso do UOL e do Terra) que fazem parte da rede de pesquisa do Google. Neles, também são exibidos os anúncios do Google Ads.

  1. Rede de Display

A rede de display consiste em um conjunto de milhares de sites parceiros do Google que disponibilizam seus espaços para receberem anúncios. As empresas anunciantes podem filtrar os sites em que seus anúncios serão exibidos (desde que façam parte da rede do Google) conforme seus assuntos.

É o caso de alguém que está pesquisando sobre destinos de viagens no Google e acesse um blog com roteiros turísticos. Se esse blog fizer parte da rede de display do Google, muito provavelmente haverá um anúncio de passagens aéreas, por exemplo, em algum canto do site.

A rede também pode ser acessada tanto por computadores quanto por dispositivos móveis. Os anúncios podem aparecer em textos, imagens ou vídeos curtos. A grande vantagem das empresas que anunciam nesse formato é que, por conta da compatibilidade de assunto, a chance de impactar pessoas com potencial interesse é grande.

  1. YouTube

O YouTube é o segundo maior buscador do mundo, atrás apenas do próprio Google. Diariamente, milhões de pessoas acessam o site em busca de conteúdos diversos em vídeo. Com um tráfego enorme e a mesma segmentação por palavras-chave, o YouTube também tornou-se um dos canais de publicidade do Google Ads.

A plataforma também oferece diversos formatos de anúncio e uma segmentação poderosa, permitindo que a publicidade seja exibida quando e onde a empresa desejar. Os formatos mais conhecidos são aqueles vídeos curtinhos que aparecem antes do vídeo a ser assistido e links patrocinados que aparecem sobre os resultados das buscas, além dos banners.

  1. Google Shopping

Para quem possui um e-commerce, ou mesmo para as lojas físicas com site, o Google Shopping é uma ótima plataforma de publicidade. Os anúncios no site também são segmentados com base naquilo que as pessoas estão buscando, levando mais tráfego para os sites das empresas e gerando leads qualificados.

As empresas anunciantes devem enviar um descritivo de seus produtos para o Google Merchant Center, que decidirá quando e onde os anúncios serão exibidos. São anúncios dinâmicos que podem aparecer tanto na rede de pesquisas quanto na rede de display. O diferencial desse tipo de anúncio é que ele já vem com a imagem do produto, o nome da loja e o preço.

5 vantagens de anunciar no Google Ads

Como você já deve imaginar, anunciar numa rede tão diversificada e com um tráfego mundial gigante e bem segmentado só pode ser sinônimo de benefícios para as empresas anunciantes, não é mesmo? Confira os 5 principais benefícios de anunciar no Google Ads:

  1. Tráfego gigante

O Google é o mecanismo de buscas mais acessado no Brasil e no mundo. São cerca de 40 mil pesquisas por segundo, totalizando quase 4 bilhões de pesquisas por dia. São pessoas que desejam aprender sobre um assunto, pesquisar produtos e serviços, conhecer empresas, enfim, encontrar soluções para seus desejos e problemas.

Por isso, qualquer empresa que marque sua presença na plataforma está diante de um público enorme e com grande potencial de comprar algo, já que estão na internet justamente para fazer pesquisas sobre assuntos de seu interesse. É uma oportunidade incrível para falar com a pessoa certa na hora certa.

  1. Segmentação profunda

Por falar em pessoa certa, os anúncios do Google Ads são muito bem segmentados. Assim, nesse mar de gente, a empresa consegue alcançar exatamente as pessoas com características de um potencial comprador.

Os anúncios podem ser segmentados por faixa etária, localização geográfica, idioma, dispositivo utilizado, assuntos específicos, sites mais acessados e palavras-chave utilizadas. Além disso, a empresa consegue programar os dias, horários, frequência e local de exibição dos anúncios.

  1. Administração financeira

É claro que investir no Google Ads exige um investimento financeiro. No entanto, o lado bom é que a empresa tem total controle sobre aquilo que será investido por campanha, por mês ou por dia, como preferir.

Também é possível programar os anúncios para que só sejam cobrados quando houver um clique (CPC), uma conversão ou mil visualizações (CPM – custo por mil).

  1. Relatórios atualizados

O Google Ads permite que os anunciantes saibam quantas impressões, cliques e conversões foram obtidos por cada anúncio. Além disso, a plataforma disponibiliza o remarketing, que é a exibição de novos anúncios a um usuário que já manifestou algum tipo de interesse na empresa ou em tópicos a ela relacionados.

A atualização em tempo real de todos esses dados permite que as empresas façam as adaptações necessárias naqueles anúncios que não estejam com um desempenho muito bom. Investindo nas campanhas certas, seu ROI com certeza será ampliado.

Para um acompanhamento mais detalhado, o Google Analytics é a ferramenta de análises do Google que oferece muito mais estatísticas para beneficiar os negócios.

  1. Custos baixos

É claro que, dependendo do nicho, há uma competitividade absurda e, se a empresa desejar lugares de maior visibilidade para seus anúncios, deverá investir bastante. No entanto, em comparação com outros meios, como a televisão e o rádio, o Google Ads é uma plataforma economicamente mais viável.

Por meio dele, os anunciantes impactam as pessoas certas na hora certa, e ainda conseguem mensurar o retorno de seus investimentos com uma precisão impressionante – e impensável no caso dos meios de comunicação tradicionais.

Agora que você já entende o que é e como funciona o Google Ads e quais são as suas vantagens para os anunciantes, que tal compartilhar esse conteúdo e levar essas informações a quem mais possa se beneficiar delas?