Iculig/ Shutterstock Happy Hour é um momento de descontração, mas é preciso tomar certos cuidados para não se exceder

Muitos profissionais podem até criticar este hábito, porém não dá para subestimar o poder relaxante de um happy hour, com os colegas, depois de mais um dia de trabalho. Este é um momento de confraternização, onde as pessoas se sentem mais à vontade, entretanto, é preciso tomar certos cuidados para não exceder.

A chamada “hora feliz” é celebrada em todo mundo e já virou parte da cultura dos profissionais em muitos países. Este é o momento de conhecer um pouco melhor os seus colegas, estreitar laços e dirimir diferenças, uma vez que esta aproximação também permite rever pré – julgamentos e saber um pouco mais sobre a vida pessoal e profissional de cada pessoa.

Porém, é importante estar atento aos comportamentos, ser respeitoso e procurar manter a linha. Isso garante que um inofensivo happy hour na acabe comprometendo seu futuro na empresa e sua imagem diante dos colegas.

Por isso mesmo, para evitar certas situações de vexame e constrangimento, listei algumas dicas importantes que ajudarão você a aproveitar melhor estes momentos de descontração, sem se comprometer. Aproveite e busque inseri-las em suas esticadinhas.

Dicas Para Aproveitar Melhor o Happy Hour

  • Evite falar mal da empresa, dos colegas e superiores: O happy hour é um momento de lazer e não de fazer desabafos e reclamações sobre a empresa ou mesmo comentários negativos sobre os comportamentos de colegas e superiores. Aproveite este momento para se desligar, falar de outros assuntos e não para alimentar discórdias e insatisfações.
  • Cuidado com a Bebida – Beber além da conta é outro perigo do happy hour, pois quando isso ocorre à pessoa corre o risco de falar demais sobre assuntos constrangedores, ficar agressiva, magoar os colegas, expor demais sua intimidade e ficar difícil de controlar. Além disso, o descontrole com a bebida pode deixar uma má impressão e também manchar sua reputação profissional.
  • Evite expor sua vida pessoal – Falar sobre os filhos, seus nomes, idades tudo bem, mas nada de expor, por exemplo, sua vida sexual e falar dos defeitos de sua esposa ou do marido ou de problemas financeiros numa mesa de amigos do trabalho. Estes são assuntos que não devem ser tratados neste ambiente e com estas pessoas. Lembre-se disso!
  • Não fale sobre assuntos confidenciais – Se você sabe de informações sigilosas e que só cabem à empresa definir o melhor momento de expô-las, nada de “dar com a língua nos dentes” e sair contando para todo mundo o que vai acontecer. Lembre-se que você deve ter ética profissional onde quer que esteja.
  • Não use o uniforme da empresa – Se você planeja sair com os colegas depois do trabalho e também deseja beber, leve outra roupa para trocar e evite usar o uniforme da empresa em mesas de bares, por exemplo. Esta é uma postura não combina com profissionalismo, pois nenhuma empresa quer ser lembrada por seus colaboradores estarem bebendo.

Gostou das dicas? Então aproveite e leve todas para seu dia a dia e evite atitudes que podem atrapalhar sua carreira e futuro na empresa, durante o happy hour. Aproveite ainda e compartilhe o texto em suas redes sociais e ajude seus amigos a manterem-se a linha também. Com isso, todos só têm a ganhar!

PSC