Quando falamos em higiene, geralmente pensamos em tomar banho e escovar os dentes, não é mesmo? De fato, esses hábitos diários previnem doenças provocadas por vírus e bactérias, por exemplo. No entanto, além da higiene física, existe também a chamada higiene mental.

Em 2020, o Brasil foi considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) o país mais ansioso do mundo e o 5º mais depressivo. Isso revela que a saúde mental das pessoas em nosso país encontra-se em uma situação delicada. A higiene mental é um conjunto de hábitos diários para que os indivíduos previnam as doenças da mente, assim como a higiene física previne as doenças do corpo.

Neste artigo, reunimos 9 hábitos de higiene mental que devem ser praticados diariamente por aqueles que desejam tratar ou prevenir os quadros de depressão, ansiedade, compulsões, pânico, burnout, entre outros transtornos. Confira!

1. Satisfaça as suas necessidades básicas

Conforme a Pirâmide de Maslow, toda pessoa tem necessidades básicas que precisam ser satisfeitas. Estamos falando de alimentação, descanso, sono, moradia, convívio social, estudo, trabalho, enfim, aquilo que toda pessoa deve fazer para garantir a sua sobrevivência.

Problemas em algum desses fatores levam ao surgimento de transtornos da mente, de modo que devemos cuidar deles atentamente. A satisfação dessas necessidades básicas é o primeiro passo para a promoção de uma vida saudável, não apenas em termos físicos, mas também em âmbito mental.

2. Cuide da sua saúde física

A saúde física e a saúde mental não são entidades separadas, mas sim um todo integrado, tendo em vista que uma influencia a outra. Por isso, cuidar do corpo é também cuidar da mente. Dessa forma, desenvolva bons hábitos de saúde física em geral para sentir-se bem consigo mesmo.

PSC

Entre esses hábitos, podemos citar: dormir adequadamente, alimentar-se de forma equilibrada, evitar hábitos nocivos (como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, o uso de outras drogas e a automedicação), tomar sol e praticar exercícios físicos regularmente. Esse último hábito, além de favorecer a saúde física, também favorece a saúde mental, pois estimula a liberação de neurotransmissores que promovem a sensação de prazer e felicidade.

3. Desenvolva a sua autoestima e evite comparações

Entenda que toda pessoa tem qualidades e pontos não tão bacanas.  É assim para todo mundo. Contudo, reconhecer as suas falhas não é motivo para que você deixe de amar a si mesmo. A perfeição não existe para ninguém, de modo que você não deve cobrá-la de si mesmo.

Aceite quem você é e melhore no que for possível, mas entenda que todo mundo tem os seus limites físicos e mentais. Além disso, evite comparar-se aos outros. Beleza física, dinheiro, estilo de vida, família, amigos, tudo isso pode ser simulado. A verdade é que nós não sabemos o que realmente se passa na vida de ninguém. Por falar nisso, deixe de acreditar nas redes sociais — elas são um recorte exclusivo dos melhores momentos, desconsiderando o lado negativo da vida das pessoas.

4. Faça um bom uso do seu tempo

Como você tem empregado o seu tempo? Trabalhando excessivamente? Trancado no quarto sem socializar? Passando horas assistindo a programas sensacionalistas na televisão? Dedicando boa parte do seu tempo às redes sociais? Saiba que a forma como você emprega o seu tempo tem um impacto direto sobre a sua saúde mental.

Na verdade, quanto mais você faz algo e quanto mais você alimenta a sua mente com um determinado tipo de conteúdo, mais ela tende a tomar aquilo como verdade. É por isso que devemos ficar atentos ao tipo de telejornal a que assistimos, de revista que lemos, de música que ouvimos, e por aí vai.

5. Seja emocionalmente inteligente

A inteligência emocional é a capacidade da pessoa de reconhecer a emoção que sente, entender por que ela surgiu e administrar a sua intensidade. Isso é particularmente importante nas emoções negativas, como a tristeza, a raiva, o medo e a ansiedade. É natural senti-las, e elas existem por motivos específicos, que incluem fazer com que a pessoa perceba que há algo na sua vida que não está bacana e que precisa ser mudado.

Uma pessoa emocionalmente inteligente consegue viver essas emoções, extrair delas o que precisa ser aprendido e agir no sentido de resolver o problema. Já se a intensidade dessas emoções for desproporcional aos fatos e provocar um grande sofrimento que prejudica a qualidade de vida, é importante procurar ajuda especializada, seja com médicos, seja com psicoterapeutas.

6. Administre as suas expectativas e os seus objetivos

Outro aspecto que ajuda muito as pessoas a evitarem a frustração ou a aprenderem a lidar com ela é ser realista na administração das suas expectativas. É importante ser otimista, mas não podemos permitir que isso tire os nossos pés do chão. Assim, todo objetivo que definirmos em qualquer área das nossas vidas deve ser realista e alcançável.

Se você deseja emagrecer, por exemplo, não pode definir para si mesmo o objetivo de perder 10 kg em uma semana. Essa expectativa está fora da realidade e nem mesmo é saudável. Portanto, seja realista em suas metas para evitar a frustração.

7. Tenha vida social

O ser humano é um ser social por natureza. Por mais que existam pessoas mais introspectivas ou tímidas, é importante conviver com os nossos semelhantes, o que inclui os amigos, os familiares, os colegas de estudo ou trabalho, os vizinhos etc.

As conversas, os programas e as trocas de experiências que fazemos com outros seres humanos são enriquecedores e fortalecem em nós a ideia de que não estamos sozinhos. Podemos encontrar alegria, motivação e ajuda para os momentos difíceis no ombro dessas pessoas. Você não precisa ter milhares de amigos para ser feliz, mas é importante evitar o isolamento e ter com quem se abrir, mesmo que sejam poucas pessoas.

8. Afaste-se das relações tóxicas

Como citamos acima, as adversidades e as emoções negativas fazem parte da vida, e nós precisamos aprender a lidar com elas. Contudo, há algumas questões que não podem ser toleradas. Se você sofre qualquer tipo de abuso psicológico, preconceito, discriminação, humilhação, restrição de liberdade, chantagens financeiras e agressões físicas, por exemplo, abandone essa relação imediatamente.

Pessoas tóxicas sugam a nossa vontade de viver e acabam com a saúde mental. Por isso, aprenda a definir limites ao que deve ser tolerado e ao que não deve. Permaneça ao lado de quem quer o seu bem, sejam familiares, amigos, colegas de trabalho ou parceiros amorosos. Não se sinta obrigado a gostar ou conviver com quem trata você mal.

9. Seja grato diariamente

Por fim, é importante citar que parece ser uma característica humana focar mais naquilo que nos falta do que naquilo que já temos. Por isso, dedique alguns minutos do seu dia para agradecer por tudo aquilo que você tem. Muitas pessoas gostariam de estar no seu lugar, mesmo que, na correria do dia a dia, você nem dê valor a isso.

Agradeça por sua família, amigos, moradia, saúde física, saúde mental, roupas, alimentos, emprego, estudos, inteligência, capacidades individuais, liberdade de ir e vir, descanso, lazer, por cada conquista que já teve, por viver em um país que não está em guerra, enfim, por cada aspecto positivo da sua vida. Isso não significa ignorar os seus problemas (o que seria a chamada “positividade tóxica”), mas entender que há mais a agradecer do que a pedir.

Além disso, lembre-se de ter hobbies, de fazer mais aquilo que lhe dá prazer, de encontrar práticas relaxantes, de meditar, de vivenciar a sua espiritualidade, de viajar, de passear, de sair da rotina de vez em quando, de encontrar uma profissão que o faça feliz, enfim, de conhecer a si mesmo! Que as 9 dicas acima façam uma profunda diferença em sua vida!

E você, ser de luz, tem colocado algum desses 9 hábitos de higiene mental em prática? Quais deles você ainda precisa adotar? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!