Image Point FR/Shutterstock Nas sessões de hipnose Ericksoniana, o hipnólogo trabalha em conjunto com o paciente para tratar e curar a sua ansiedade

Em se tratando de problemas de estresse, depressão e ansiedade, a hipnose é uma ferramenta extraordinária para ajudar as pessoas a tratar e vencer os males causados por estes tipos de transtornos. Isso é fundamental já que tanto em nosso trabalho como na vida pessoal, muitas vezes, temos que lidar com situações complicadas que exigem de nós, muito de nossa capacidade emocional.

A ansiedade é o que chamamos de excesso de futuro, ou seja, a pessoa ansiosa fica tão concentrada em esperar ou imaginar determinados acontecimentos, que deixa de viver o seu tempo presente. Com isso, surge o sofrimento por não saber se aquilo que ela espera que aconteça amanhã, depois ou mais para frente, realmente se tornará realidade.

 Principais Sintomas da Ansiedade

Entretanto, mesmo sabendo disso tudo, quem paga esta conta é a própria pessoa ansiosa, que passa a sofrer, física e emocionalmente, com: tensões musculares, insônia, dores por todo o corpo e cabeça, sensação constante de cansaço, taquicardia, enjoos, descontrole emocional, irritação, preocupação exagerada, pensamentos negativos e muito mais.

Para evitar todos estes tipos de prejuízos e conferir maior qualidade de vida a indivíduo ansioso, a hipnose para ansiedade pode ajudar na despolarização de sua mente, a trazer a pessoa de volta ao tempo presente e a eliminar tantos os sintomas como também suas fontes de motivação.

Como a Hipnose Ericksoniana Pode Ajudar a Controlar a Ansiedade

Como terapeuta há mais de 20 anos, particularmente eu utilizo o modelo de Hipnose Ericksoniana, que faz uma abordagem do problema de forma profunda, mas consciente. Ao contrário de outros tipos hipnoterapeuticos, onde o hipnólogo induz o paciente sozinho; na abordagem Ericksoniana, o paciente participa o tempo todo de sua sessão, dentro de uma conversa efetiva e elucidadora, que chamamos de transe conversacional.

Isso permite acessar sua mente, colher informações, mas de acordo com seu tempo e sempre respeitando seus limites. Quando tratamos de uma pessoa ansiosa não é diferente, pois o primeiro passo é criar um ambiente seguro, onde a pessoa se sinta confortável para identificar as causas e focos de sua ansiedade.

PSC

Isso é muito importante porque, às vezes, achamos que estes sintomas são reflexos de nossa vida adulta e das inúmeras responsabilidades que temos que assumir. Entretanto, eles podem fazer parte da vida do indivíduo, desde sua infância, o que desencadeia no tempo atual, os malefícios da doença.

Após identificar as causas da ansiedade, este processo de hipnose ericksoniana trabalha na ressignificação do problema, ou seja, em transformar tudo aquilo que é negativo em algo construtivo.

Na prática, isso representa ajuda a pessoa a construir um novo modelo mental em relação à sua vida e aos seus comportamentos, eliminar pensamentos e atitudes ansiogênicas e permitir-se relaxar.  Desenvolver estas crenças mais sadias e positivas é fundamental e, neste sentido, as ferramentas de hipnose são um poderoso aliado poderoso e fundamental.  Experimente!