Se um termo sobre o qual ouvimos falar bastante no último ano, esse termo foi “home office” e suas mais variadas configurações. Era um tal de trabalho em casa pra cá, teletrabalho pra lá, que muitas pessoas e empresas ficaram curiosas para saber mais e, principalmente, saber de que forma implementar, para continuar com as atividades em operação em 2020. 

A verdade é que, por mais que já exista e seja adotado por algumas empresas e profissionais há bastante tempo, a modalidade de trabalho home office gerou no ano passado e ainda gera uma infinidade de dúvidas na cabeça das pessoas. Muitos querem implementá-lo, porém não sabem como e nem por onde começar. 

No artigo de hoje vamos explicar exatamente o que é home office e de que forma as organizações, dos mais variados segmentos, podem adotá-lo. Continue conosco nesta leitura e confira!

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O que é Home Office?

Traduzindo o termo home office do inglês para o português podemos dizer que se trata de um “escritório em casa”. Levando isso para a prática, estamos falando, por exemplo, de um profissional que monta toda a estrutura de um escritório em sua casa mesmo, realizando as atividades relacionadas ao seu trabalho, como se estivesse dentro da empresa para a qual presta serviço.

No entanto, conforme o tempo foi passando novas configurações de home office foram surgindo, como é o caso do trabalho remoto ou teletrabalho, em que os profissionais escolhem trabalhar em diferentes locais, como coworkings, cafeterias, hotéis, entre diversos outros, que lhes forneçam os equipamentos e a estrutura que necessitam para atender bem suas demandas. 

PSC

Trata-se de uma modalidade de trabalho que já vinha ganhando espaço, antes mesmo da pandemia transformar radicalmente a forma das pessoas realizarem suas atividades profissionais. Quem gosta e é adepto do home office afirma que é sim possível obter bons resultados através dele. Basta organização, disciplina e, principalmente, responsabilidade, para que empresas e profissionais alcancem metas e objetivos diariamente.

Como implementar o home office em sua empresa?

Antes de liberar seus colaboradores para trabalhar de imediato em suas respectivas casas, é preciso, primeiro, que haja planejamento. Isso vai garantir que os bons resultados sejam realmente alcançados, não só para a empresa, mas também para o próprio profissional.

Veja como você pode fazer isso, a seguir:

Analise os aspectos jurídicos

O primeiro passo a ser dado em direção à implementação do home office é fazer uma boa análise dos aspectos legais que envolvem esta questão. Reúna-se com a equipe jurídica da empresa e veja quais são as orientações desses profissionais, no que diz respeito a contratos, aos equipamentos que serão utilizados pelos colaboradores, à jornada de trabalho, entre diversos outros pontos, essenciais para que os direitos e deveres de ambas as partes sejam resguardados. 

Define objetivos

Algumas empresas adotam o home office como principal modalidade de trabalho sem o menor planejamento e sem saber quais objetivos querem alcançar com isso. Ao conduzirem seus processos desta forma, acabam se frustrando, pois implementam o formato de qualquer maneira. Neste sentido, é preciso que você reflita bem quais são as metas e objetivos que deseja alcançar com o home office, para que, dessa maneira, não haja frustrações no futuro, não só para você, mas também para toda a sua equipe de profissionais. 

Avalie o perfil dos profissionais

Por mais que tenha inúmeras vantagens, é preciso entender que nem todo profissional tem o perfil adequado para trabalhar nesta modalidade. Assim, é importante que você e sua equipe de gestores façam uma avaliação dos indivíduos que mais têm potencial para trabalhar bem no home office. Observe quais deles são mais organizados, responsáveis, comprometidos e que inspiram a confiança que você precisa, para liberá-los para trabalhar de suas casas ou de locais diferentes da empresa em si. 

Invista em treinamentos e cursos

Outra forma de fazer uma boa implementação do home office em sua empresa é oferecer treinamentos e cursos para seus colaboradores, com objetivo de prepará-los para continuar realizando um bom trabalho, mesmo estando fora do ambiente organizacional. Investir nisso é fundamental para que o profissional tenha uma noção completa de como, de fato, funciona esta modalidade. Assim, as chances de se alcançar resultados extraordinários também no home office são muito maiores. 

Estabeleça políticas e normas para o home office

Assim como todo e qualquer formato de trabalho, o home office também precisa seguir políticas e normas, para que todos cumpram suas obrigações de maneira satisfatória. Entre estas regras, o que você e sua equipe de Recursos Humanos – RH podem definir são os horários de início e fim do expediente, horários de almoço e lanches, quantas vezes na semana este tipo de trabalho pode ser realizado, como e quando serão as reuniões, entre diversos outros aspectos capazes de garantir que haja comprometimento da parte de todos os envolvidos no home office.

Como vimos, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é preciso contar com bastante responsabilidade, disciplina e organização na hora de implementar o home office dentro de todo e qualquer tipo de empresa. Normas e regras precisam ser seguidas por todos, caso contrário, podem ocorrer prejuízos, não só para os resultados da organização, como também dos profissionais. 

Sendo assim, na hora de optar por esta modalidade, reúna a sua equipe e veja com ela de que forma vocês, juntos, podem adotar este formato dentro de sua organização. Assim, as chances de se alcançar as metas e objetivos propostos são infinitamente maiores. 

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Imagem: Por Creative Lab