Você já parou para pensar o que te levou a escolher a profissão que tem hoje? Você está feliz e se sente realizado na área que escolheu? Esses são questionamentos que todo mundo deveria fazer no decorrer da vida. É a partir dessas respostas que o indivíduo descobre qual é a sua identidade profissional.

É bastante importante entender como a vida profissional está estruturada e o quanto isso te torna realizado. A seguir vamos explicar mais sobre o conceito e como descobrir a sua identidade profissional.  

Afinal, o que é identidade profissional?

O conceito de identidade profissional não está atrelado somente ao âmbito profissional da vida de um indivíduo. De maneira geral, essa identidade se refere tanto à carreira quanto a aspectos da vida cotidiana da pessoa. Em linhas gerais, a identidade profissional é o conjunto de atributos que acreditamos que devem nos representar. A forma como gostaríamos que os outros nos vissem.

A prática da identidade profissional se dá através da carreira e essa, por sua vez, resulta de ações e escolhas. Esse conjunto de elementos é o que contribui para o sucesso do indivíduo em sua profissão. Descobrir a identidade profissional é essencial para guiar as diferentes etapas da carreira, especialmente quando se tem dúvidas.

Dúvidas surgem em momentos decisivos, como a escolha de um curso universitário, decidir ou não continuar em uma área e na aposentadoria. O conhecimento da sua identidade profissional contribui para dar passos mais seguros.

Como descobrir a sua identidade profissional?

Agora que já conhece o conceito você deve estar se perguntando como descobrir a sua identidade profissional. A seguir listamos algumas dicas para chegar a essa resposta.

1. Autoconhecimento

PSC

Para entender qual é a sua identidade profissional, é essencial ter autoconhecimento. Pergunte a si mesmo por que escolheu essa área de atuação e se está feliz. Porém, vá além e tente decifrar se você mudou de rumo ao longo do tempo. Sua imagem é fiel em relação ao que deseja passar? Há um planejamento estratégico te guiando?

Conversar consigo mesmo é essencial para entender como chegou onde está e se era isso que você sonhava. Tente compreender onde foi que você mudou o rumo, se isso aconteceu. Será que o novo direcionamento foi o melhor para o seu crescimento pessoal e profissional? Uma dica é passar pelo processo de Coaching para alcançar esse autoconhecimento.

2. Visão, missão e valores da sua vida profissional

A definição da identidade profissional depende de conhecer plenamente quais são os seus objetivos no tocante à carreira. Para isso, é importante determinar visão, missão e valores. Abaixo explicaremos com mais detalhes cada um dos tópicos em relação à essa área da vida.

Missão: o motivo de você estar inserido no mercado, o que você faz e para quem faz.

Visão: refere-se a aquilo que você deseja, metas e objetivos traçados. É importante que visão não se baseie somente na sua aspiração, mas também em sua inspiração.

Valores: as crenças que direcionam as suas decisões pessoais e profissionais. Aquilo que te move.

Essas definições são essenciais para que você saiba quem você é e como agir em diferentes momentos. Torna-se possível ter sempre em mente qual será o próximo passo a ser dado. Conforme o tempo passa, você passa a ter um perfil profissional mais sólido e bem definido.

3. Tenha um marketing pessoal

O desenvolvimento de uma estratégia de marketing pessoal é essencial para obter sucesso em tudo aquilo que se deseja. Trata-se de uma forma de construir uma imagem forte e consolidada no mercado. Sabendo exatamente quem você é e quais são seus desejos, fica mais simples pensar em como realizar seus intentos.

Trace um planejamento determinando em que ponto você está agora e quanto isso corresponde ao que queria. Em seguida, considere em que ponto deseja chegar. Entenda qual é a distância entre o ponto em que você está e o ponto em que quer chegar. Faça uma lista de objetivos e metas que te ajudarão a sair do ponto A para o ponto B.

4. Compreenda seu nível de maleabilidade

Você conhece seu limite de maleabilidade? Sabe o quanto é capaz de se adaptar a um determinado cenário adverso? Ter esse conhecimento contribui para definir qual é a sua identidade profissional. Sua flexibilidade é determinante para o seu pleno desenvolvimento. Nem sempre o caminho para chegar onde se almeja é fácil.

Conseguir atravessar as adversidades e se posicionar corretamente diante dos desafios permite a você realizar seu intento mais rápido. Ao conhecer seu nível de maleabilidade você saberá o quanto precisa se dedicar a ser mais flexível.

5. Peça feedbacks

Uma vez que a identidade profissional de uma pessoa é a forma como os outros a veem, é essencial pedir a opiniões de terceiros. Estar aberto para receber feedbacks, mesmo que negativos, é fundamental para o crescimento pessoal e profissional. A partir dos relatos daqueles que o cercam você saberá como está sendo visto.

Não é incomum que as pessoas se vejam de uma forma distinta daquela que são vistas pelos outros. Inclusive, receber feedbacks permite que você identifique quais são as questões que estão te impedindo de crescer tal qual o desejado. Suas características positivas também ficarão mais evidentes e você poderá trabalhá-las com mais foco.

6. Reúna os dados

Nos passos anteriores indicamos alguns tópicos relevantes para reunir as informações necessárias para conhecer sua identidade profissional. Nessa etapa você deve olhar para os dados coletados e pontos aprendidos ao longo da jornada. Use esses dados para determinar se você está realizado e se esse é o caminho correto. Caso chegue à conclusão que não está no caminho certo, reflita sobre como mudar essa situação.

Use os feedbacks para entender quem é você no ambiente profissional, ou seja, como você é visto. É assim que deseja continuar sendo visto? Se não for, liste quais são as características e atitudes que deve focar para mudar essa visão. Saber como você é visto é o primeiro passo para seguir pelo caminho de como quer ser visto.

Gostou de saber mais sobre identidade profissional? Aplique as dicas e descubra a sua!

Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e inspirar mais pessoas a descobrirem sua identidade profissional.

Imagem: Por dotshock