É bastante comum vermos pessoas se referindo à lealdade como um sinônimo de fidelidade, contudo, trata-se de uma qualidade que vai além, pois não é uma mera obrigação, mas sim de uma forte conexão que está associada aos valores de cada indivíduo. Ser leal não significa apenas não ter relacionamentos extraconjugais, embora evitá-los seja uma consequência natural, tem a ver com confiança, o que pode se aplicar a todas as áreas da vida, e não apenas ao âmbito amoroso.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!
Acesse gratuitamente nosso Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

A Lealdade Deve Vir de Dentro

Enquanto a fidelidade é, muitas vezes, uma cobrança da sociedade, principalmente no que se refere aos relacionamentos, a lealdade nasce dentro de cada um, pois está relacionada aos valores que se possui. Assim, nem todo indivíduo que é fiel é, necessariamente, leal, pois pode ser que esteja apenas cumprindo com aquilo que considera ser a sua obrigação e não seguindo o que seu eu interior diz.

Já uma pessoa que é leal, é aquela que procura agir com verdade, sendo coerente com o que acredita ser o certo. Por isso, mais do que ter lealdade em relação aos outros, ela é leal consigo mesma em primeiro lugar. Em se tratando de um relacionamento amoroso, por exemplo, o fato de não se envolver em aventuras extraconjugais não se deve a uma obrigação, mas sim ao amor que ela sente pelo seu par, porque é isso que os conecta.

A lealdade também pode ser expressada em relação aos amigos, familiares, colegas de trabalho e a si mesmo. Quando se é leal aos seus valores, sonhos e opiniões, um indivíduo vive de forma mais coerente, demonstrando através de atitudes tudo aquilo que ele carrega dentro de si e cobra daqueles com os quais convive. Assim, consegue levar a vida com honestidade, no sentido mais amplo da palavra.

7 Atitudes Essenciais Para Viver a Lealdade na Prática

Para que possa identificar qual é o seu grau de lealdade, veja quais são as principais atitudes que um indivíduo deve ter para ser considerado verdadeiramente leal. Faça desse um momento de reflexão e não de julgamentos, afinal todos os seres humanos estão em processo de evolução, durante toda a vida. Portanto, permita-se pensar a respeito de cada item e definir os pontos que pode trabalhar dentro de si e aperfeiçoar.

1 – Ser Honesto Consigo Mesmo

O primeiro passo para ser leal em relação aos outros é ser honesto consigo mesmo, para que as suas ações sejam um reflexo do que carrega dentro de si. Mas, para isso, é essencial que se conheça por inteiro, o que inclui, principalmente, os seus valores, os seus sentimentos, seus desejos, seu propósito e os seus sonhos. Assim, tudo o que fizer naturalmente irá refletir a sua essência, o que tornará você uma pessoa mais confiável e, consequentemente, mais feliz.

2 – Ter Lealdade em Relação aos Seus Sentimentos

Como disse no início, a fidelidade tem mais a ver com obrigações sociais, enquanto a lealdade está relacionada aos vínculos emocionais. Portanto, para ser verdadeiramente leal, é fundamental que saiba respeitar os seus sentimentos. Ao perceber que um relacionamento amoroso, por exemplo, não está mais lhe fazendo feliz, assuma isso para si e, também, para o seu par. Por mais doloroso que isso possa se mostrar em um primeiro momento, trata-se de uma atitude digna de quem realmente honra tudo o que viveu ao lado daquela pessoa.

3 – Dizer Sempre a Verdade

Dizer a verdade é considerada uma obrigação moral por grande parte das pessoas. Entretanto, quando o assunto em questão é lealdade, ser sincero se torna uma atitude natural, que é movida por uma força interna. Se você é leal a alguém, dirá a verdade não porque a sociedade cobra esse tipo de comportamento, mas sim porque deseja o melhor para o outro e sabe que esse é o caminho mais adequado a ser seguido.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Acesse meu desafio “Detox da Mente”. Viva mais leve!

4 – Manter um Diálogo Aberto

A lealdade é uma qualidade demonstrada através de atitudes que se tem todos os dias, por isso, não basta ser leal apenas uma vez, porque essa relação de confiança precisa ser construída para sempre para se manter forte. Dentro desse contexto, o diálogo se mostra como uma ferramenta indispensável, porque é através dele que duas pessoas conseguem acertar os seus ponteiros, descobrir o que uma espera da outra e, assim, manterem fortes os laços que as unem.

5 – Apenas Prometer o Que Puder Cumprir

Muitas pessoas costumam fazer promessas quando estão sob efeito de fortes emoções ou, ainda, para agradar terceiros. Com isso, são grandes as chances de que não as cumpras ou, se cumprirem, estejam sendo desleais consigo mesmas ou com os outros, fingindo concordar com algo. Portanto, jamais prometa algo que não puder ou não quiser cumprir. Aqueles que gostam de ti de verdade continuarão gostando independente de qualquer coisa, acredite.

6 – Assumir os Seus Erros

É necessário deixar claro que, embora possuam uma qualidade fantástica, os indivíduos leais também estão sujeitos a cometerem erros, como qualquer outro ser humano. Entretanto, ao invés de culparem terceiros ou, ainda, tentarem esconder suas falhas, as assumem, pedem desculpa e fazem o possível para consertá-las. Essa é uma atitude bastante importante, porque mostra o quando a lealdade é poderosa, fazendo com que o indivíduo valorize sempre a verdade.

Crie melhores relacionamentos. Quer uma ajuda? Assista meu vídeo.

7 – Estar Sempre ao Lado Daqueles Que Ama

Por fim, ser leal envolve estar ao lado de quem se ama independente das circunstâncias. Aquelas tradicionais falas de casamentos expressam bastante a lealdade, pois os noivos prometem se manterem juntos na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, e daí por diante. Entretanto, mais uma vez ressalto, para que seja um verdadeiro sinônimo de lealdade, essa permanência deve acontecer enquanto os sentimentos existirem, porque é preciso que as atitudes sejam fruto do que se carrega interiormente.

Ao agir com lealdade não são apenas aqueles que têm a oportunidade de conviver contigo que serão beneficiados, pois você também será. É realmente maravilhoso poder viver de acordo com o que se sente, sendo leal aos seus princípios e valores. Trata-se de um exemplo que sempre vale a pena passar adiante, para que mais pessoas vivam em sintonia com a sua mais pura essência.

 

Copyright:717429001 – https://www.shutterstock.com/pt/g/inspiring