Quem me conhece ou já teve a oportunidade de estar em contato comigo, por meio de minhas formações, cursos, palestras, entre muitas outras formas, sabe o quão eu acredito verdadeiramente na importância de honrar e respeitar a própria história ao longo de nossa jornada evolutiva.

Este, inclusive, é um dos ensinamentos e uma das maiores ênfases que damos nas formações do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, principalmente no Professional & Self Coaching – PSC. Isso porque sabemos que é necessário que um indivíduo honre e respeite a sua própria história, todos os caminhos pelos quais percorreu para estar aonde está hoje, para que assim possa viver de forma plena, sem se preocupar com a opinião de terceiros, principalmente daqueles que não lhe conhecem na essência.

É por isso que hoje decidi falar sobre este tema, abordando a sua importância para uma existência verdadeiramente feliz. Confira!

Para viver de forma plena, é preciso honrar e respeitar a própria história

A importância de honrar e respeitar a nossa própria história, está no fato de que ninguém fará isso por nós. Por mais que tenhamos ao nosso lado pessoas que nos amem e tenham carinho por nós, elas apenas imaginam tudo o que vivemos em nossa essência.

Com isso, quero dizer, que é nosso dever e nosso papel honrar tudo o que fizemos e passamos, pois só nós sabemos os sacrifícios que tivemos de fazer, os sentimentos que se instalaram em nosso peito, os pensamentos que surgiram em nossa mente, a vontade que tivemos de desistir de tudo, e mais ainda, a vontade que tivemos de continuar, de vencer um desafio após o outro, para nos tornarmos os melhores indivíduos que somos hoje.

Além disso, todas as experiências pelas quais passamos também foram fundamentais para nos moldar, nos transformar, implementar as mudanças necessárias em favor das melhorias que precisávamos para sermos ainda melhores. Foram nossos erros, fracassos e frustrações, que nos ensinaram a levantar, lidar com as adversidades e dar a volta por cima como nós mesmos merecemos.

PSC

Quando entendemos esta importância, passamos a nos enxergar com mais amor, com mais carinho, sendo menos duros e nos culpando cada vez menos, já que passamos a saber que tudo o que fizemos e fazemos é o que está ao nosso alcance, utilizando os recursos internos e externos que temos.

É por tudo isso e muito mais motivos, que se faz importante honrar e respeitar tudo o que foi vivido e o que ainda vai ser vivenciado ao longo de nossa história.

Dicas de como honrar e respeitar a sua própria história

Compreendida a importância de implementar esta prática diariamente na vida, vou compartilhar algumas dicas de como você pode fazer isso, para que assim você alcance a plenitude que tanto almeja.

  • Seja grato a todas as coisas que acontecem em sua vida diariamente;
  • Lembre-se , honre e respeite a história de sua família e onde você veio;
  • Quando se sentir desanimado, pegue papel e caneta e escreva a sua história de vida, para que se lembre sempre de quem você é, o que fez até aqui e o que ainda vai fazer;
  • Evite se culpar e julgar excessivamente suas próprias ações, comportamentos e pensamentos;
  • Procure honrar e respeitar a história das pessoas ao seu redor, ouvindo-as na essência e evitando todo e qualquer tipo de julgamento;
  • Olhe-se no espelho e pratique o amor-próprio;
  • Lembre-se a todo momento do quanto você é vencedor;

E antes de finalizar, compartilho com você um vídeo poderoso, que gravei especialmente sobre este assunto, para que você internalize da melhor maneira possível minhas dicas e passe a honrar e respeitar ainda mais a sua própria história a partir de agora:

Como aprendi a honrar e respeitar a minha própria história?

“Antes de julgares a ‘minha vida’ ou meu ‘caráter’… Calça os meus sapatos e percorre o caminho que eu percorri, vive as ‘minhas tristezas’, as ‘minhas dúvidas’, as ‘minhas alegrias’. Percorre os anos que e eu percorri, tropeça onde eu tropecei e levanta-te assim como eu o fiz! Cada um tem a sua própria história! E então, só aí poderás ‘Julgar-me!’”. Sábias palavras de Mario Quintana, sobre as quais devemos refletir, não é mesmo?!

O que seria da minha vida, da pessoa que sou hoje, se não tivesse ao longo de quase meia década de vida, me permitido ousar ir além, acertando e errando, e mais ainda, me permitido aprender com meus erros, transcendendo a minha dor e desenvolvendo um poderoso processo de autocura? Como estaria a vida das mais de dez mil pessoas que passaram pelos treinamentos do PSC? E como seria a vida das milhares de pessoas que passaram pelos meus treinamentos comportamentais, palestras, workshops, webinars e afins?

Se eu tivesse ignorado os aprendizados que a vida me ofereceu nesses anos, nenhum dos Coaches formados pelo IBC teria me conhecido, e conhecido o melhor Master Coach Senior & Trainer que posso SER, pois eu não seria esse ser humano, e poderia estar por aí, cometendo os mesmos erros, sem entender que o maior dos males não é errar, mas sim repetir os mesmos erros. Permiti-me aprender com estas falhas.

Desenvolvi o processo de ressignificação; como ele é poderoso! Hoje sou um homem, pai, marido, filho, irmão, amigo, cristão, empresário, em um nível infinitamente melhor. Aprendi a me ouvir na essência, e o melhor, aprendi a ouvir meu semelhante na essência.

Desde muito cedo eu me propus a trabalhar, e realmente ousei, trabalhei, busquei meus objetivos, ganhei e perdi, perdi e ganhei, e ainda assim acreditei que, mesmo tendo obstáculos em meu caminho, eu poderia fazer diferente e realizar. Fui lá e fiz! Aprendi a Ressignificar.

Assim desenvolvi a metodologia Professional & Self Coaching – PSC, transformando-a em uma formação, a mais completa e moderna do Brasil, voltada para o que realmente importa, o Ser humano na essência e suas aspirações. Compartilho isso, pois foi com o Coaching que aprendi a maior de todas as lições: Honrar e Respeitar a minha própria História.

Se não tivesse vivido tudo que vivi, se não tivesse acertado tudo que acertei, errado onde errei, e se não honrasse a minha história, o IBC seria apenas mais uma escola de Coaching focada somente nas técnicas e ferramentas, e nunca poderíamos oferecer a nossos Coaches amor, transparência, humanidade e verdade.

Nunca escondi ou camuflei de nenhum treinando a essência do meu conhecimento, de meu amadurecimento, da minha história. Mais do que isso, sempre fui transparente em dizer que eu fiz um milagre em minha vida, e claramente compartilhei e compartilho muitas vezes as falhas que cometi ao longo do meu crescimento: empresarial, pessoal e espiritual.

A minha vida e história não são apenas uma evidência de sucesso, são a confirmação de um dos grandes exemplos reais do processo de Coaching, pois a minha história e a ascensão do IBC são verdadeiros e reais. E é por isso que hoje, depois de tantas experiências positivas e ressignificadas, eu sou alguém infinitamente melhor…

Coaching: uma poderosa ferramenta neste processo

Como eu disse no início deste conteúdo, um dos grandes ensinamentos que compartilhamos nas formações que realizamos no IBC é exatamente este, honrar e respeitar a sua própria história. Isso porque nós acreditamos que, além de ser um dos maiores poderes de um coach, este é também um dos maiores poderes de todo ser humano que o consegue desenvolver ao longo de sua existência.

Assim, antes de finalizar, quero convidá-lo a conhecer o Coaching, esta metodologia de desenvolvimento humano altamente eficaz, que vai contribuir para o seu crescimento, pessoal e profissional, bem para o seu processo evolutivo, trazendo ainda mais melhorias para a sua vida de maneira geral.

Por meio de suas ferramentas e técnicas, as pessoas que participam de cursos como o PSC, têm a oportunidade de desenvolver com maestria o seu processo de autoconhecimento, potencializando, assim, suas capacidades e habilidades, no sentido de continuar construindo uma história de sucesso.

Permita-se ir além e conhecer esta poderosa formação, que vai transformar a sua realidade de forma ainda mais positiva!

E você? Quer ser a melhor pessoa que você pode ser? Então Ouse ir além!

E Lembre-se de Sempre se lembrar de nunca Esquecer:

Somos resultados de nossas próprias escolhas!

Compartilhe este poderoso conteúdo com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também tenham acesso a mais conhecimentos empoderadores.

 

Copyright: 548294296 – https://www.shutterstock.com/pt/g/vladans