O conceito de excelência empresarial refere-se às instituições que se destacam de diferentes maneiras: satisfazem os seus clientes, apresentam bons indicadores financeiros, são bem-avaliadas pelos próprios colaboradores e ainda contribuem com o meio em que estão inseridas.
Naturalmente, as empresas que alcançam a excelência tornam-se referências nos seus segmentos de atuação, o que contribui com a consolidação das marcas, com a fidelização de clientes e com a longevidade da organização. Na sequência, vamos entender melhor esse conceito e conferir as estratégias empresariais a ele associadas. Confira!
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Excelência empresarial: o que é e qual a sua importância?
A excelência empresarial é um termo cunhado para designar o mais alto padrão que uma empresa pode alcançar em desempenho, qualidade e eficiência em todas as suas áreas. Aqui, não falamos apenas de produtos e serviços que satisfaçam o consumidor — isso seria o mínimo. O conceito vai além, abrangendo a gestão, a qualidade de vida no trabalho, o relacionamento com o cliente, os processos internos, a inovação, a responsabilidade social, entre outros.
As organizações verdadeiramente interessadas em alcançar a excelência são as que atuam com dedicação para que todos os seus departamentos sejam eficazes. Assim, elas conseguem satisfazer todos os seus stakeholders — clientes, potenciais clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, acionistas e a comunidade em geral. A criação de valor em tudo o que se faz é facilmente percebida, gerando bons resultados financeiros.
Alcançar a excelência nas organizações é um processo cuja cultura organizacional é o grande alicerce. É por meio dela que podemos promover a aprendizagem contínua, a colaboração, a transparência, a responsabilidade, a adaptabilidade ao mercado e, consequentemente, a competitividade em longo prazo.
Quais são as estratégias para desenvolvê-la?
Agora que você já sabe o que é excelência empresarial e por que ela é tão desejada, confira as principais estratégias para colocá-la em prática nas organizações.
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Foco no cliente
Hoje em dia, o foco no cliente é uma realidade em qualquer empresa que deseja sobreviver diante da concorrência. É preciso realizar pesquisas de mercado para segmentar o público-alvo da organização, compreender os seus desejos e necessidades e satisfazê-los plenamente. Essa satisfação depende não apenas dos produtos e serviços oferecidos, mas também de todo o relacionamento construído, preços justos, experiências que encantam, pesquisas de satisfação etc.
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Gestão da Qualidade Total (TQM)
A sigla TQM, traduzida como “Gestão da Qualidade Total” é um conceito que consiste na adoção de estratégias e práticas de aperfeiçoamento contínuo em todas as operações da empresa. Esse processo envolve planejamento estratégico, satisfação do cliente, comprometimento dos colaboradores, trabalho em equipe, abordagem sistemática, sistemas integrados, decisões baseadas em dados, investimento contínuo, comunicação efetiva, treinamento corporativo, entre outros.
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Inovação
Inovar significa encontrar novos meios de fazer algo. Na atualidade, em praticamente qualquer segmento de mercado, a concorrência é acirrada, de modo que fazer o que todo mundo já faz é o primeiro passo para o fracasso. Isso não significa que toda empresa precisa ser disruptiva e desenvolver um produto ou serviço completamente novo. Todavia, é necessário oferecer à sociedade alguma vantagem exclusiva, como uma nova tecnologia, uma comunicação diferenciada, um atendimento especial etc.
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Gestão de desempenho
A gestão de desempenho nas empresas é um processo em que são definidas metas e métricas para avaliar o andamento das operações. Isso deve englobar não apenas a produção e as vendas, mas também os relatórios financeiros, o desempenho dos profissionais (gestão de pessoas), a percepção do consumidor sobre a marca, enfim, todos os setores organizacionais. É por isso que tanto se fala em KPIs, ou seja, em indicadores-chave de performance que facilitam essa avaliação de desempenho.
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Desenvolvimento de talentos
Ser uma empresa excelente depende de ter colaboradores excelentes. É por isso que as organizações mais competentes se dedicam muito à gestão de talentos. Isso inclui não apenas ser exigente nos processos de recrutamento e seleção, mas também oferecer programas completos de treinamento e capacitação de recursos humanos. Também é preciso investir em tecnologias adequadas para a execução dos trabalhos e em qualidade de vida na empresa, de modo a reter esses talentos.
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Gestão de processos
Toda empresa é baseada em processos em todos os seus departamentos: produção, vendas, finanças, marketing, recursos humanos, administração, tecnologia, logística etc. Gerir processos significa definir procedimentos-padrão que tornam essas operações mais seguras e eficazes, com base em dados confiáveis. Isso não só garante um padrão de qualidade e mitigação de erros, como também aumenta a produtividade e reduz custos. Assim, é garantida a consistência nas operações.
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Responsabilidade Social Corporativa (RSC)
A “Responsabilidade Social Corporativa” é um conjunto de fatores que garantem a honestidade e a ética das empresas diante da sociedade em geral. Isso engloba muitos aspectos, como cumprir obrigações fiscais, obedecer à legislação do setor, seguir as leis trabalhistas, agir de acordo com o código do consumidor, gerar empregos, desenvolver as comunidades locais, minimizar ao máximo os possíveis impactos ao meio ambiente, ser transparente com os stakeholders, entre outros.
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Parcerias estratégicas
Por fim, é fundamental que as empresas também saibam realizar parcerias estratégicas para que possam sobreviver e prosperar. Isso envolve manter uma boa relação com os governos, fornecedores, investidores, institutos de pesquisa e até com outras empresas. Relações ganha-ganha podem ser estabelecidas nessas parcerias, como meios de alavancar recursos, fortalecer marcas, compartilhar conhecimento e criar iniciativas que incentivem a excelência empresarial de maneira geral.
Como você pode notar, a excelência empresarial é um aglomerado de fatores que envolvem absolutamente todos os setores internos da empresa, bem como a maneira como ela se relaciona com os elementos externos. As estratégias acima descritas são pontos de partida para que qualquer organização possa agir com profissionalismo, ética e compromisso com a excelência. É isso o que gera visibilidade, boa reputação, crescimento de mercado, fidelização de clientes e ganhos financeiros.
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