A infidelidade é um problema muito comum e muito doloroso. Ninguém merece compartilhar a vida com alguém que tem outra pessoa. Enquanto um faz planos a dois para construir uma grande história de amor, o outro pode estar fazendo esses mesmos planos com outro alguém, gerando uma frustração e uma tristeza muito intensas.

É muito importante, nesse sentido, que fiquemos atentos ao comportamento da pessoa amada. É claro que nem toda atitude suspeita necessariamente indica traição. A presença de um ou mais dos sinais a seguir pode não significar que alguém de fato o esteja traindo, de modo que o melhor a ser feito é abordar essa preocupação diretamente com o parceiro.

Apesar dessa ressalva, ficam aqui 10 sinais que podem indicar a presença de outra pessoa na relação. Confira!

1. Alterações no comportamento

Inicialmente, fique atento a mudanças de comportamento em geral, sobretudo se elas ocorrerem de forma repentina. Essas alterações podem ocorrer sem aviso prévio e sem razão aparente, aumentando a desconfiança. Por exemplo: se o seu parceiro costuma ser uma pessoa muito falante e, de uma hora para outra, começa a ficar mais calado, essa pode ser uma mudança importante. É claro que pode haver mil razões possíveis para esse comportamento, mas é interessante ficar atento a isso.

2. Falta de comunicação

Por falar em adotar uma postura mais quieta, outra atitude que pode ser indicativa de infidelidade é justamente a falta de comunicação. Os sentimentos de vergonha, culpa e medo de ser pego podem gerar na pessoa infiel uma postura evitativa. Pode ser que ela evite puxar assunto, explicar onde estava, olhar nos olhos, e por aí vai. Ela tende a se sentir desconfortável em compartilhar detalhes ou coisas mais simples sobre como foi o seu dia. O parceiro fica mais reservado e relutante em comunicar-se.

3. Mudanças na intimidade

Mudanças na intimidade também podem ser sentidas em caso de infidelidade. A postura evitativa na área da comunicação, que citamos acima, também pode ocorrer na vida afetiva. A pessoa pode deixar de manifestar interesse romântico e até mesmo sexual. Isso pode acontecer por medo, vergonha ou mesmo por cansaço, afinal de contas, ela está gastando esse tipo de energia com outra pessoa. Esse é um sinal mais expressivo de que há problemas em andamento na relação.

4. Guarda de segredos

PSC Renascimento

Você sente que a pessoa amada não está lhe contando tudo o que deveria? Que está mudando versões de histórias? Que guarda algum tipo de segredo? Nesse caso, fique atento para a possibilidade de infidelidade. Isso pode ocorrer de diferentes formas, como esconder papéis, senhas, mensagens de texto ou e-mails. Quem não deve não teme, então, se o seu parceiro parece esconder algo, desconfie de que há alguma coisa acontecendo. Fique atento!

5. Aumento no tempo online

Hoje em dia, boa parte das relações amorosas é cultivada por meio da internet, sobretudo nos dispositivos móveis. Dessa forma, pode ser que o seu parceiro esteja passando muito tempo online, sobretudo em determinados aplicativos com chat, como o WhatsApp e o Instagram. Esse é um indício de que ele está interagindo mais do que o normal com outras pessoas, o que é relativamente comum nos casos de traição. Nesse caso, o parceiro pode ficar mais tenso e atento a qualquer notificação que chegue.

6. Mudanças na aparência

Outro indicativo de que a pessoa amada pode estar se envolvendo amorosamente com outro alguém é a mudança na aparência física. Nesse sentido, o indivíduo pode demonstrar mais interesse em ficar atraente, isto é, mais vaidoso. Pode mudar penteados, cortar os cabelos, reforçar a academia em busca de uma forma física mais robusta, fazer dietas, aumentar a maquiagem, comprar roupas novas, entre outros. Especialmente se a pessoa não ligava muito para isso anteriormente, fique atento.

7. Ausências repetidas

Quando há um caso de infidelidade, é natural que o parceiro fique menos tempo em casa e comece a se ausentar. As desculpas podem ser as mais variadas, como “estou na casa de um amigo”, “estou fazendo horas extras na empresa” ou “precisarei viajar a trabalho”. É comum que, quando você cobrar mais detalhes da ausência, a pessoa fique confusa ou simplesmente se irrite e queira sair daquela conversa o mais rápido possível. Essas ausências repetidas podem ser desde algumas horas até dias.

8. Atitudes defensivas

Como você pode notar ao longo dos exemplos acima, as pessoas que escondem um caso amoroso tendem a manifestar atitudes defensivas. Elas ficam mais tempo longe de casa, não querem conversar, demonstram frieza na vida íntima e, quando questionadas, podem ficar irritadas ou querer fugir daquele assunto o quanto antes. A pessoa demonstra incômodo, o que pode ser interpretado como segredos escondidos e medo de ser pego. Dessa forma, preste atenção a esse tipo de reação defensiva.

9. Intuição pessoal

Por fim, você pode dar um voto de confiança à sua própria intuição pessoal. Você conhece o seu parceiro mais do que ninguém e, portanto, tende a reconhecer com mais precisão e facilidade quaisquer mudanças de atitude que pareçam suspeitas. Se algo parece “fora do lugar” ou simplesmente não “soa” certo, pode ser interessante explorar mais o que estiver acontecendo.

É importante, entretanto, fazer um alerta: lembre-se de que esses sinais não são definitivos e podem ter explicações alternativas totalmente diferentes daquilo que a sua mente está projetando. Por isso, a comunicação aberta e honesta com o seu parceiro é fundamental. Se você estiver preocupado, considere discutir as suas preocupações de maneira calma e respeitosa a fim de obter mais clareza sobre a situação.

E você, querida pessoa, já enfrentou esse tipo de situação? Já teve que lidar com indícios de que a pessoa amada teria outra pessoa? Como você lidou ou lida com esse fato? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!