Admirar alguém significa reconhecer nessa pessoa características que valorizamos. O lado positivo desse processo é que essas pessoas nos inspiram a desenvolver essas mesmas características que admiramos em nós mesmos, comprovando o poder do exemplo. Podemos admirar pessoas de formas completamente diferentes, como amigos, familiares, colegas de profissão, namorados, e até mesmo celebridades.

Você tem admiração por alguma pessoa nessas áreas? Será que você tem canalizado essa admiração de modo a promover uma transformação positiva em sua própria vida? Para entender mais sobre os tipos de admiração que podemos desenvolver, continue a leitura deste artigo.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Admiração na vida pessoal

Na vida pessoal, lidamos com familiares e amigos. A família é o primeiro grupo social ao qual pertencemos, não por vontade própria, mas por acaso. Nascemos junto a um grupo de pessoas responsáveis por nossa educação e afeto, o que inclui pais, irmãos, avós, tios e primos. Nesse conjunto de pessoas, podem surgir admirações, especialmente no que diz respeito ao caráter, à personalidade, à superação de obstáculos, enfim, a tudo aquilo que nos serve como exemplo.

Depois, desenvolvemos a capacidade de construir amizades, desta vez com a chance de escolhê-las. As amizades surgem por algum tipo de afinidade, o que também engloba a admiração de características pessoais. Podemos fazer amizade com alguém porque admiramos sua inteligência, seu senso de humor, os interesses que temos em comum, entre outros.

Nesses dois círculos de admiração, o importante é que estejamos sempre cercados por pessoas que despertem nossas melhores versões. Na vida pessoal, todos podemos ser exemplos uns para os outros, mas nossa admiração por alguém pode sofrer alterações. Se as ações de alguém começam a ir de encontro aos nossos valores e princípios, temos todo o direito de nos afastarmos dessa pessoa. O importante é sentir-se bem ao lado de seus amigos e familiares.

Admiração na vida profissional

PSC

Na vida profissional, convivemos também com diversas pessoas, que podem ser empresários, chefes, colegas, estagiários, sócios, parceiros, fornecedores, clientes, entre outros. Em todos esses grupos, é possível nutrir uma admiração profissional.

Nesse âmbito, a admiração parte do conhecimento que a pessoa admirada possui, de sua história de superação, de sua ética de trabalho, de seu espírito de liderança, de sua resiliência diante das dificuldades, de seu bom humor no trabalho, de sua dedicação às atividades diárias e de sua paixão pela profissão.

Quando estamos diante de pessoas com essas características, também nós somos levados a agir de maneira semelhante. Aliás, muita gente prospera consideravelmente na vida profissional quando segue os passos de um mentor que já alcançou a carreira dos sonhos.

No entanto, por mais que admiremos alguém por suas competências profissionais, é importante sempre tomá-las como inspiração, mas trilhando o nosso próprio caminho. Admirar alguém não significa fazer cópias ou imitações. É preciso que sejamos autênticos para uma carreira bem-sucedida.

Admiração amorosa

Outro tipo de admiração importante em nossas vidas é a admiração amorosa, ou seja, aquela que desenvolvemos pelo namorado, noivo, esposo, enfim, a pessoa com a qual temos um relacionamento de amor.

É impossível falar de amor sem que antes tenha surgido uma genuína admiração de qualidades. Num primeiro momento, essa admiração pode ser referente aos atributos físicos da pessoa, mas essa admiração por si só não sustenta uma relação por muito tempo.

É preciso conhecer a pessoa amada mais a fundo, compreendendo seu caráter, seu senso de humor, seus valores, seus objetivos de vida, seus interesses e sua personalidade. Em longo prazo, tudo isso pesa muito mais do que a simples admiração por um rostinho bonito ou por um corpo escultural. Se desejamos construir uma vida a dois, é importante que haja uma sintonia física, pessoal e espiritual.

Sem essa sintonia, não há como construir objetivos em conjunto. No entanto, é importante que nos lembremos de que viver um relacionamento não torna a pessoa amada uma “posse” nossa. Ela continua tendo sua individualidade e sua autonomia, que precisam ser respeitadas. São duas pessoas que se amam e desejam viver juntas, mas ninguém é dono de ninguém. Liberdade sempre.

Admiração por personalidades

Outro tipo de admiração muito frequente, desde a infância, é a admiração por determinadas personalidades. Pessoas famosas, como cantores, atores, esportistas, líderes políticos e espirituais inspiram uma admiração que os leva ao status de ídolos.

Ayrton Senna, Lewis Hamilton, Nelson Mandela, Chico Xavier, Meryl Streep, Chico Buarque, Elis Regina — todas essas pessoas são exemplos de indivíduos que conquistaram a admiração de boa parte da população nacional e internacional. Isso se deve à dedicação e ao talento com o qual exerceram suas atividades profissionais.

Entretanto, quando desenvolvemos uma profunda admiração por uma celebridade, também é importante que nos atentemos às notícias que surgem sobre suas vidas pessoais. Alguém pode ter uma carreira incrível, mas, na vida pessoal, demonstrar certos desvios de caráter. Portanto, qualquer admiração por pessoas famosas deve sempre ser conduzida com os pés no chão, sem idolatrias cegas. É necessário escolhermos indivíduos verdadeiramente íntegros para serem modelos inspiradores.

Admiração por si mesmo

Por último, mas definitivamente não menos importante, não se pode deixar de fora da lista a admiração por si mesmo. Todos os exemplos citados acima servem como inspirações para que cada indivíduo possa desenvolver dentro de si essas características admiradas em amigos, familiares, namorados, colegas de trabalho e celebridades.

A autoestima é uma força poderosa, que nos permite viver com mais felicidade. Por isso, é essencial que saibamos elencar também as características que nós possuímos e que nos dão orgulho. Coragem, paciência, inteligência, bom humor, empatia, dedicação ao trabalho e resiliência são alguns exemplos. O importante é que você reconheça e valorize o que já há de maravilhoso dentro de você.

Quando falamos em admiração, muitas vezes nos lembramos do amigo ou do jogador de futebol, mas nós esquecemos de que nós mesmos somos modelos de inspiração para alguém (às vezes, nem temos ideia de quem seja esse alguém). Portanto, valorize-se!

Alguns cuidados quando admiramos alguém

A admiração por uma pessoa é algo muito bacana quando identificamos quais são os traços desse indivíduo que valorizamos. No entanto, não podemos nos esquecer de que todos possuem defeitos, até mesmo aquele amigo que nos parece perfeito. Não podemos idolatrar as pessoas sem esse senso de realidade. Isso nos leva a uma criação de expectativas que pode ser frustrante.

Outro cuidado que devemos tomar é não permitir que a admiração se converta em inveja. Podemos, sim, admirar o corpo escultural e a mansão belíssima da atriz que compartilha no Instagram um estilo de vida maravilhoso. No entanto, isso deve nos servir apenas de inspiração para que nós lutemos por esses objetivos em nossas próprias vidas. Passar o dia nas redes sociais desejando aquilo que é do outro é um hábito extremamente maléfico para nossa saúde mental.

A inveja e a comparação são as raízes da tristeza, da melancolia e até mesmo de casos depressivos. Portanto, use a admiração como uma força que te motive a ser alguém melhor, e não como um fator que derrube a sua autoestima. Por fim, lembre-se de que, nas redes sociais, tudo é glamour e ostentação. Ninguém vai postar fotos dos momentos ruins da vida, certo? Portanto, use essas redes com moderação.

Em conclusão, admire seus amigos, seus familiares, seus colegas de trabalho e até mesmo aquelas celebridades que te inspiram por algum motivo. No entanto, jamais se esqueça de admirar a si mesmo. Não existem ídolos perfeitos, e você já é alguém incrível, repleto de valores e características que te tornam alguém admirável — pessoal e profissionalmente.

Por isso, te convidamos a deixar seu comentário no espaço abaixo, citando as pessoas que você admira, mas também elencando aquelas características que você admira em si mesmo. Além disso, não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos, colegas, familiares e todos aqueles a quem você admira e que também possam se beneficiar deste conteúdo.