Quando entramos nas redes sociais, ou mesmo na internet em geral, percebemos que toda empresa tem dois objetivos muito claros quando se comunica com o público: informar ou entreter. Dependendo do segmento da empresa e da sua identidade, é natural que um desses aspectos apareça com mais força.

Ocorre, porém, que, cada vez mais, as páginas da internet têm unido esses dois aspectos do conteúdo e investido neles simultaneamente. Não é à toa que até mesmo perfis que falam de assuntos considerados mais “chatos”, como finanças, têm feito sucesso por incluir uma boa dose de diversão em sua comunicação.

Esse processo é conhecido como infotenimento e é uma tendência que parece ter chegado para ficar. Neste artigo, você vai compreender melhor a que se refere esse conceito e como ele pode ser adotado na administração das suas redes sociais. Boa leitura!

O que é o infotenimento?

A palavra é nova, mas o conceito já é um velho conhecido. Você se lembra de ter algum professor que fazia piadas, usava o humor, contava histórias ou até mesmo cantava músicas para explicar os assuntos da matéria? Pois bem, saiba que ele já estava fazendo uso do infotenimento, ou seja, do processo de transmitir informação de forma lúdica, divertida, criativa, sem parecer tão formal e sério.

Essa união entre o entretenimento e o conteúdo é muito benéfica, por exemplo, na educação, já que o processo de aprendizagem torna-se menos “doloroso”. O mesmo vale para a produção de conteúdo e para a comunicação corporativa em geral.

Na internet, mais especificamente, as barreiras entre pessoas e empresas diminuíram consideravelmente, de modo que todo mundo já se sente íntimo de determinadas marcas. Por isso, a comunicação corporativa também sofreu alterações, tornando-se menos formal e mais amigável.

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Contudo, ainda há quem acredite que promover o infotenimento se resume a fazer dancinhas e a ser engraçado. Isso até funciona em alguns contextos, mas há várias outras maneiras de desenvolver essa estratégia e atrair a atenção e o interesse das pessoas por meio dela. Confira algumas sugestões a seguir!

1. Publique bastidores nos stories

Os stories são aquela área das redes sociais que permitem uma comunicação mais direta e menos elaborada com o público. São, portanto, o lugar perfeito para mostrar os bastidores da sua marca. Sendo assim, mostre os erros de gravação, as coisas que você faz no dia a dia, um pouquinho da sua vida pessoal, entre outros.

O importante é que tudo seja feito de forma leve, sem a formalidade dos posts tradicionais. Além disso, lembre-se de que os stories são, possivelmente, o melhor lugar para promover a interatividade com os seus seguidores.

Faça testes, enquetes e caixas de perguntas para que você conheça melhor os seus seguidores e também para que eles o conheçam em profundidade. Aproveite também para falar de outros assuntos, e não apenas da temática principal do seu perfil. Variedade é o que conta nesses momentos!

2. Seja divertido nos reels

Os reels permitem a publicação de vídeos um pouco mais longos do que os stories, de modo que você pode utilizá-los para transmitir ensinamentos, dicas, conhecimentos gerais e até mesmo mensagens motivacionais.

Inspire-se nos seus professores divertidos do passado e aproveite as músicas, áudios e memes que estejam em alta. Entenda que quando esse tipo de recurso divertido é utilizado na transmissão de uma informação importante, é mais fácil que as pessoas memorizem o que foi ensinado.

Além disso, nunca é demais lembrar que, em se tratando de redes sociais, as pessoas as acessam justamente para relaxar, se divertir, enfim, encontrar algum entretenimento e lazer em sua rotina. Por isso, certifique-se de que os seus reels vão ao encontro dessas ideias. O dinamismo de um conteúdo pode torná-lo mais atraente e até mesmo facilitar que as pessoas o compartilhem umas com as outras, promovendo alguma viralização.

3. Faça carrosséis criativos

O carrossel é um formato de publicação em que várias “telas” são incluídas num mesmo post, como se fosse um álbum de fotos. Esse formato é perfeito para quem tem um conteúdo um pouquinho mais extenso e que pode ser subdividido em 5 ou 6 passos, dicas, exemplos etc.

Para fazer um carrossel criativo, é importante unir um texto objetivo com uma imagem que ilustre e que complemente a explicação. É possível ser divertido nesse formato de conteúdo se você utilizar referências de outras áreas na composição da sua mensagem.

Ícones da cultura pop, por exemplo, podem ajudar as pessoas a compreender um determinado conteúdo. Por exemplo, uma página que se dedica a ajudar as pessoas a prosperar financeiramente poderia fazer conteúdos sobre os personagens mais ricos da ficção, como Tio Patinhas, o Homem de Ferro, Riquinho e Sr. Burns (dos Simpsons).

4. Crie imagens interativas

Muita gente acredita que as imagens estáticas não são boas opções para promover o infotenimento. Isso é um engano. Com algum trabalho de pesquisa de referências e um pouco de conhecimento em edição de imagens, é possível tornar o seu post estático mais atraente e divertido.

Uma dica para estimular a interatividade é fazer um teste ou uma pergunta nessa imagem, de modo que as pessoas se sintam convidadas a responder nos comentários. Além disso, dependendo da expressão facial que você fizer ou da utilização de referências de filmes e desenhos animados na composição da sua imagem, é possível torná-la mais lúdica e divertida.

A forma mais clássica, porém, de ser divertido nas imagens estáticas é a utilização dos memes do momento. Verifique quais deles estão em alta e faça adaptações para o seu nicho de atuação, aproveitando o humor para promover alguma reflexão ou ensinamento.

5. Produza vídeos com conteúdo rico

Por fim, os vídeos são o formato de conteúdo que mais oferece liberdade criativa às pessoas. Neles, você pode incluir basicamente todos os itens que já citamos anteriormente, entre muitos outros.

Você pode colocar trechos em que você explica algo, cenas de filmes, memes em vídeo, videoclipes, músicas, entre outros elementos que enriqueçam as suas explicações. Mas atenção: certifique-se de que todos os elementos “extras” que você adicionar ao seu vídeo sejam relevantes no contexto, isto é, que tenham alguma coisa a ver com aquilo que você está falando.

Além do mais, não se esqueça de que, apesar da liberdade do formato, os vídeos mais curtos são os que fazem mais sucesso, portanto, seja breve. Quando se dirigir à sua audiência, comunique-se com ela da mesma maneira como você conversa com um amigo. É nessa relação de proximidade e informalidade que o infotenimento ganha força.

O infotenimento, em conclusão, é a união da informação com o entretenimento, o que é uma combinação de sucesso na internet. Siga as dicas acima para adotar essa estratégia e conferir os seus benefícios na atenção e no engajamento do seu público!

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