Tristeza, desânimo, perda de interesse, cansaço e uma negatividade constante, pessimismo, culpabilidade, baixa autoestima, dor de cabeça, tontura, ataque cardíaco, falta de ar… Reconhece os sintomas? A maioria das pessoas não percebem os primeiros sintomas de uma depressão, logo quando ainda está no seu estado inicial. Neste momento inicial é importante que o autoconhecimento seja uma qualidade da pessoa, para saber o que está passando com ela mesma, e reconhecer os sintomas.

A depressão é uma doença complexa que está além da habitual frase de “estou me sentindo triste”. A depressão atualmente é um problema de saúde que afeta mais de 350 milhões pessoas no mundo e que tem graves complicações tanto para o depressivo/paciente, mas também para o seu ciclo social, sejam amigos, família e tantos outros.

A conscientização social se faz em um contexto, pois, é essencial. Assim, como é fundamental dispor de uma adequada informação sobre a depressão. Mas antes, é importante que o autoconhecimento seja uma prática diária para você.

Qual forma você pratica no seu dia o autoconhecimento?

O autoconhecimento é uma profunda investigação interna de características, desejos, medos, habilidades e sonhos. Não é apenas saber o que compõe nossa personalidade, mas também aqueles as virtudes e os elementos sabotadores que podem estar escondidos. A principal intenção é a evolução incessante: compreender quais são os pontos para se desenvolver e quais são aqueles que devem ser controlados, pois não estão ajudando.

Eu acredito que quanto mais me conheço, mais tenho a capacidade de me curar e de me potencializar. E isso coopera ativamente para o meu empoderamento. Essa filosofia é verdadeiramente poderosa e muito significativa na minha vida, pois vivo tudo isso diariamente.

Experimento o desenvolvimento desse pensamento com a minha família, amigos, colaboradores e alunos durante minhas atividades de trabalho e em todos os treinamentos, palestras e cursos que ministro. Com essas atividades, eu descubro novas possibilidades em mim mesmo, intensifico e potencializo o meu Eu interior. Além disso, fico em constante redescoberta de maneiras que me tornam um ser humano e de luz cada vez melhor.

Dificuldades diárias

Distinguir uma depressão de outras dificuldades que temos na vida não é simples. Os dois estão muito atrelados e se não tiver a devida informação, conhecimento pessoal e do que é a Depressão, pode uma pessoa ter depressão e não saber, achando que é apenas uma tristeza que acontece na vida de todos.

PSC

Os depressivos podem apresentar sintomas opostos e por isso é muito complicado de ter uma avaliação rápida e simples para saber se uma pessoa está com depressão, até nós mesmos. Veja alguns sintomas que são bem contraditórios: Excesso de apetite, perda do mesmo, sonolência e insônia, estar um pouco mais devagar, cansado além do que deveria estar ou muito agitado e com taquicardia.

Todos nós podemos ficar triste por algum tempo, mas as vezes é mais que isso. As vezes pode ser uma depressão clínica. A depressão clínica afeta mais de 19 milhões de brasileiros a cada ano. É uma doença real que pode ser tratada de forma eficaz.

Infelizmente menos da metade das pessoas com esta doença buscam algum tratamento sério, muitas pessoas acreditam que é uma parte “normal” da vida e que pode tratar por conta própria pelo simples motivo de que todo mundo tem o direito de ficar triste. A questão está em quanto tempo essa tristeza está ocorrendo na vida, no cotidiano? Qual o real o motivo?

Se a depressão não for tratada, pode significar um enorme peso para os empregados e os empregadores. A depressão pode causar grandes sofrimentos e transtornos desnecessários se forem cuidados como apenas uma gripe ou um arranhão sem importância. Da mesma forma que as duas consequências citadas, a gripe sem cuidados pode evoluir para uma pneumonia e um arranhão, pode inflamar causando sérios transtornos para o corpo humano.

Abaixo tem um pequeno teste que você pode fazer para analisar se está com alguns sintomas de depressão nos últimos meses ou últimas semanas.

(  ) Persistente estado de tristeza, muita ansiedade sem sentido

(  ) Mudanças no seu estado de sono

(  ) Tem dormido mal nos últimos tempos

(  ) Redução de apetite, tem perdido peso ou um aumento no seu apetite e aumento de peso

(  ) Insatisfação e desinteresse por atividades que antes desfrutava, incluindo o sexo

(  ) Inquieto, Se irritando muito fácil

(  ) Sintomas físicos persistentes que não respondem a nenhum tratamento, como uma dor crônica ou alterações na sua digestão

(  ) Dificuldade para concentrar no trabalho ou nos estudos, dificuldade para lembrar coisas ou tomar decisões

(  ) Cansaço ou perda de energia

(  ) Sentimentos de culpa, sem esperanças em algumas coisas e se achando inútil

(  ) Pensamentos de suicídio ou morte

 

Se você marcou entre cinco ou mais destes sintomas durante os últimos meses ou semanas, deve ter atenção e buscar um profissional de saúde mental qualificado imediatamente.

Muitas pessoas não buscam tratamento logo no começo das etapas de doenças como estas por não conhecerem os principais “sinais” que o corpo humano dá para a pessoa. Médicos psiquiatras mostram que 84% do tempo entre os primeiros sintomas e o primeiro tratamento ocorre sem o reconhecimento dos sintomas da enfermidade mental.

Não ter medo

A palavra Depressão pode causar medo quando está próximo de receber um diagnóstico de um médico ou entender que está passando por esta situação, mas é uma doença que terá os mesmos tratamentos que outras enfermidades. A chave para conseguir ultrapassar esta situação está na atitude e constância. Reconhecer o início são os primeiros sintomas, e isto pode ajudar a enfrentar de uma forma consciente e informada esta realidade. A prevenção conscientização e autoconhecimento são um tripé fundamental.

Buscar o autoconhecimento, uma vida mais plena, rica em paz interior e amor são atitudes importantes para afastar a depressão e ajudar os que precisam de apoio e carinho. Se está neste processo, a intenção é não desistir, continuar caminhando para encontrar a luz que fará tudo ter um momento de alegria e paz. Cada vez que você se conhece, você descobre a cura.

 

Copyright: 1300374532 – https://www.shutterstock.com/pt/g/sam+aus