Um dos fatores que mais deixa as pessoas ansiosas é a insegurança sobre o futuro. Não saber o que irá acontecer amanhã, daqui uma semana, um mês ou um ano tira o sono daqueles que sofrem com a ansiedade. A verdade é que a vida é toda baseada nessa incerteza, não sabemos exatamente o que acontecerá em cada instante que virá. Ao mesmo tempo em que isso pode assustar, também dá um significado grandioso às experiências que vivemos.

Continue acompanhando e saiba como lidar com essa insegurança em relação ao futuro, adaptar-se a ela e aprender a apreciar o fato de não saber o que virá pela frente.

Por que é importante vencer a insegurança sobre o futuro?

A insegurança em relação ao que pode acontecer, quando se torna frequente, gera medo e o excesso desse sentimento compromete a ação. Assim, uma pessoa que tem medo de um projeto seu ser recusado, pode acabar nem mesmo o apresentando, exatamente para evitar sofrer com a rejeição. Isso acaba se tornando um ciclo, levando as pessoas a se fecharem cada vez mais e abrirem mão de grandes oportunidades de desenvolvimento.

É preciso vencer essa insegurança em relação ao futuro porque ela acaba gerando expectativas negativas, como se apenas coisas ruins pudessem acontecer, o que não é verdade. Tudo tem 50% de chances de dar certo e 50% de chances de dar errado e só saberemos a respostas se tentarmos. Na pior das hipóteses, poderá se preparar mais e tentar novamente em uma próxima oportunidade.

O risco faz parte da vida, é ele que a torna interessante e significativa. Já pensou como seria se soubéssemos exatamente tudo o que vai acontecer? Essa certeza possivelmente nos deixaria acomodados, não haveria mais esforço para melhorar, aprendizados depois de falhar, tudo seria monótono. É exatamente a incerteza que nos impulsiona a ir além, a darmos um passo sem saber se haverá um novo degrau, a cair e aprender com o tombo, a acertar e sentir a satisfação de ter feito a coisa certa. É ela que nos permite crescer.

7 Atitudes para aprender a lidar com a insegurança sobre o futuro

Se deseja vencer a insegurança e impedir que ela comprometa o seu desenvolvimento, comece hoje mesmo a colocar as atitudes a seguir em prática. Assim, dia após dia, irá construir sua autoconfiança e aprender a lidar com as incertezas da vida.

1 – Entender que ninguém é seguro o tempo todo

PSC

Antes de mais nada, é importante ter a consciência de que nunca conseguirá superar totalmente a insegurança, simplesmente porque se trata de um sentimento natural do ser humano. Ninguém é 100% seguro o tempo todo, o ponto está em saber dosar e canalizar essa insegurança, de modo que ela sirva como motivação para se dedicar e agir com cautela, mas nunca se manter inerte.

2 – Manter o foco no momento presente

Quando você se concentra em temer pelo futuro, acaba deixando de lado o aqui e agora, que é onde estão as oportunidades de agir e criar o amanhã em que deseja viver. Dessa maneira, sempre que perceber que está pensando demais no futuro, volte a sua atenção para o presente. Para te ajudar nisso, utilize os cinco sentidos para explorar o ambiente em que está.

3 – Fazer o melhor que estiver ao seu alcance

Você não tem o poder de controlar os agentes externos, mas pode fazer o melhor que estiver ao seu alcance. Ainda citando o exemplo do início, de apresentar um projeto, em vez de se concentrar no risco de ele ser recusado, prefira fazer o melhor que puder. Essa postura, além de aumentar chances de dar certo, faz com que naturalmente deixe os pensamentos ansiosos de lado, afinal de contas a sua mente estará ocupada demais para se preocupar.

4 – Aprender com as falhas

A partir do momento em que enxergar as oportunidades de aprendizado que vêm através das falhas, deixará de temer tanto o futuro. É claro que é importante buscar sempre acertar, se dedicando a tudo o que fizer, mas saber aceitar os resultados é libertador, porque tira o peso da obrigação de perfeição. Quanto mais leveza tiver para fazer as coisas, maiores são as chances de alcançar resultados positivos.

5 – Concentrar suas energias no que está ao seu alcance

Tenha sempre em mente que você não pode controlar o outro e nem o que acontece no mundo, se insistir em focar nisso, passará a vida se frustrando. Em se tratando de uma crise no país, por exemplo, em vez de ficar pensando no que irá acontecer, em quais serão as decisões tomadas pelas autoridades, concentre-se em fazer a sua parte. Mesmo que isso pareça pequeno considerando as dimensões do Brasil, se for pensar do seu ponto de vista verá que está fazendo muito.

6 – Observar que as chances de coisas boas e ruins acontecerem é proporcional

O cérebro humano, automaticamente, tem a tendência de dar maior ênfase para as coisas boas do que ruins. Assim, é provável que se lembre mais facilmente das falhas do que dos acertos. A melhor forma de vencer isso é se forçando a relembrar das coisas boas, das vitórias. Então, fazendo esse exercício, chegará à conclusão de que as chances de coisas boas e ruins acontecerem é proporcional. Portanto, não existem motivos para ter medo do futuro, pois acontecimentos positivos também virão.

7 – Escrever os pensamentos que te afligem

Uma ótima maneira de aliviar a mente que está cheia de pensamentos inseguros e ansiosos envolve passá-los para o papel. O ato de escrever o que te aflige em um diário fará com que se sinta mais leve, porque o fato de poder enxergar uma ideia dá a clareza que não se tem quando ela ainda está na mente. Ao ler, é bem provável que se dê conta de que muitos dos seus medos não têm fundamento.

A verdade é que ninguém sabe ao certo o que vai acontecer no futuro, simplesmente porque são as nossas ações de hoje que irão defini-lo. Portanto, em vez de se ocupar com inseguranças, prefira agir e fazer escolhas que te aproximem dos seus objetivos.

Se este conteúdo fez sentido para você, deixe seu comentário e compartilhe com os seus amigos!

Fontes:

https://www.outofstress.com/overcoming-insecurity/

https://administradores.com.br/noticias/aprenda-a-lidar-com-a-inseguranca-e-tenha-uma-carreira-de-sucesso

Copyright:  534188158 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Ismagilov