O filósofo irlandês Edmund Burke disse que o exemplo é a escola da humanidade e é só nela que os homens poderão aprender. Realmente, temos muito a aprender uns com os outros e, por isso, gosto tanto de contar aqui em meu blog histórias inspiradoras, como a que compartilharei neste artigo. O nosso personagem de hoje é o Flávio Augusto, um empreendedor brilhante que criou uma rede de escolas de idiomas do mais absoluto zero. Continue acompanhando para se inspirar com a sua trajetória.

Quem é Flávio Augusto?

A história de qualquer pessoa começa na infância e essa é uma fase importante de ser citada, porque certamente influencia as escolhas tomadas no futuro. No caso do Flávio Augusto, sua história começou na periferia do Rio de Janeiro, onde vivia com a sua família. Aos 19 anos, foi em busca de um trabalho, para que pudesse ganhar o seu próprio dinheiro. A oportunidade então chegou, era uma escola de inglês e sua função era vender o curso.

Logo no seu primeiro emprego, era possível ver que não se tratava de mais um funcionário e sim de alguém que estava lá para fazer o seu melhor. Com o objetivo de alcançar mais pessoas em menos tempo, ele usava fichas e ia até o orelhão mais próximo para fazer ligações e oferecer o curso. Todo o seu empenho lhe rendeu uma promoção, e, após quatro anos de trabalho, tornou-se o diretor comercial da companhia em sua região.

Torne-se um empreendedor extraordinário através do Coaching!
Clique aqui e baixe gratuitamente meu ebook “Leader Coach”!

Para muitos, esse cargo já seria o ápice, mas Flávio Augusto queria mais, ele queria ter a sua própria escola e assim o fez. Aos 23 anos, tomou um empréstimo de 20 mil reais, feito através do caixa eletrônico, com uma taxa altíssima de juros, e deu início à WiseUp, uma escola de idiomas que tem como diferencial levar os alunos à fluência em menos tempo. Apenas no primeiro ano de funcionamento, ele faturou o seu primeiro milhão e sua empresa se tornou uma das maiores redes de cursos de idiomas do Brasil.

Existem alguns pontos que tornam a história de Flávio Augusto ainda mais admirável e, para muitos, surpreendente. O primeiro fato é que ele sempre estudou em escola pública e ainda assim conseguiu ser aprovado no vestibular da Universidade Federal Fluminense, porém, não chegou a concluir o curso. E, apesar de ser dono de uma rede de escolas de idiomas, até alguns anos atrás ele não falava inglês. Todos esses fatores poderiam ter sido usados por ele para limitá-lo, mas não, ele preferiu dar o seu melhor e seguir em frente.

7 Lições de Empreendedorismo Que Podemos Aprender Com Flávio Augusto

PSC

Mais de 20 anos se passaram desde que Flávio Augusto deu início ao seu primeiro negócio. De lá para cá, ele passou por mais uma série de experiências, que faz questão de compartilhar para ensinar e inspirar pessoas, seja através de seus livros, de seu blog ou da plataforma Meu Sucesso, que é uma escola virtual para empreendedores. A seguir, você irá conferir sete lições poderosas que podemos aprender com a história desse grande brasileiro.

1 – Enxergue Além

Flávio Augusto poderia ter permanecido como funcionário de uma escola de idiomas, mas ele viu uma oportunidade de ser dono da sua própria escola e a agarrou. Para muitos, ter deixado um emprego estável, em que tinha um ótimo salário, é uma loucura, mas ele acreditou que aquilo poderia dar certo e lutou para que isso acontecesse.

2 – Um Projeto Apenas Tem Valor Quando é Colocado em Prática

Para abrir um negócio de sucesso é preciso se planejar, para que as ações sejam tomadas com inteligência. Porém, apenas planejar sem agir não leva ninguém a parte alguma. Se Flávio ficasse anos planejando sua escola, sem realmente ir à luta para que ela se tornasse real, poderíamos nem estar falando sobre ele hoje.

3 – Tenha Objetivos Que Vão Além do Dinheiro

Quando questionado se tem medo de perder tudo, Flávio Augusto disse que não, porque a perda estaria relacionada a dinheiro e ele sempre teve muito mais do que isso. O empresário ainda completou que só teria medo de perder a sua essência. Esse certamente é um dos motivos por ele ter se tornado tão bem sucedido, porque os seus objetivos estão além das questões financeiras, envolvem propósito e o desejo de deixar um legado.

4 – Saiba Acolher as Críticas

Ser criticado é algo bastante incômodo para muitas pessoas, mas não para Flávio Augusto. O empreendedor afirma que fica feliz quando alguém lhe mostra que uma ideia que ele teve é ruim, afinal, isso lhe permite refletir e evitar colocar em prática algo que certamente não daria certo. Faça como ele, saiba acolher as críticas e poderá obter informações valiosas que te pouparão muitos problemas.

Torne-se um empreendedor extraordinário através do Coaching!
Clique aqui e baixe gratuitamente meu ebook “Leader Coach”!

5 – As Crises Trazem Muito Aprendizado

Logo que a WiseUp começou a dar certo e faturar alto, Flávio achou que poderia se afastar de certas áreas da empresa. Com isso, a companhia sofreu uma grande defasagem do seu crescimento. E o que muitos poderiam ver como uma tragédia ou algo terrível, ele preferiu enxergar como um grande aprendizado.

6 – Invista Primeiro na Empresa Para Depois Colher os Frutos

É bastante comum que empresários que comecem a ver o seu negócio se desenvolvendo, desejem melhorar o seu padrão de vida drasticamente, gastando de forma desmedida. Com isso, deixam de investir na empresa, correndo o risco de perder tudo o que conquistaram. A dica do Flávio é que se invista primeiro na companhia, para lá na frente colher os frutos.

7 – Saiba Diferenciar Teimosia de Perseverança

Por último, uma lição fantástica que ajuda a diferenciar a teimosia da perseverança dentro do contexto empresarial. Para isso, é preciso analisar o mercado, se todos estiverem bem e apenas a sua empresa indo mal, é sinal de que o problema está em você e é preciso perseverar. Por outro lado, se tanto o seu negócio quanto os concorrentes estiverem com problemas para prosperar, continuar é sinal de teimosia.

Para finalizar, deixo você com uma citação muito interessante compartilhada pelo Flávio Augusto em suas redes sociais, que diz: “De onde ninguém espera nada é que vem as maiores surpresas. Então, se ninguém acredita em você, não se incomode. Surpreenda!”. Pense nisso!

Copyright: 794722918 – https://www.shutterstock.com/pt/g/peshkova