No Instagram (e nas redes sociais em geral), é comum identificarmos dois grupos de produtores de conteúdos que são extremos opostos. Enquanto um dos grupos utiliza as redes apenas para criar posts voltados diretamente à promoção de vendas, o outro apenas publica conteúdo, sem mostrar quais soluções tem a oferecer às pessoas.
O ato de estimular vendas por meio das redes sociais é um trabalho delicado e de longo prazo, que demanda um pouco dos dois perfis acima. É preciso produzir conteúdos que ajudem as pessoas a identificar os desejos e as necessidades que possuem. No entanto, também é preciso produzir alguns conteúdos mais comerciais, como se diz popularmente, que divulgam os seus produtos ou serviços, como soluções para as necessidades identificadas.
Cada conteúdo publicado na sua página faz parte de uma das três etapas do funil de vendas: a atração (identificar a necessidade), a consideração (conhecer as soluções que você oferece) e a conclusão (tomar a decisão de compra). Por isso, é importante distribuir os seus posts entre essas três categorias.
Para as publicações mais especificamente voltadas às vendas, há algumas boas práticas no Instagram que favorecem a decisão de compra do consumidor. Conheça 7 dessas dicas a seguir!
Contents
1. Crie títulos persuasivos
O Instagram é uma rede social predominantemente visual. Por isso, as publicações voltadas para vendas precisam ter imagens sedutoras, divulgando o produto ou o serviço que você comercializa. Os textos preferencialmente devem ficar nas legendas das publicações, mas um título persuasivo pode ficar na própria imagem.
A ideia é que esse título, em poucas palavras, desperte no consumidor em potencial o desejo de ler o texto que está na legenda e, preferencialmente, de adquirir o produto que estiver sendo anunciado. Frases que geram impacto são ótimos títulos de anúncios e devem estar posicionadas na imagem ou no topo da legenda a ser desenvolvida. De forma sucinta, é preciso seduzir o usuário da rede, fazendo-lhe alguma “promessa”.
2. Gere desejo
A combinação entre imagem e texto da legenda deve ser eficaz na geração de desejo. A ideia é que o usuário seja capaz de visualizar a si mesmo utilizando o produto/serviço anunciado e percebendo como esse item poderá tornar a sua vida mais prazerosa ou mais fácil.
A dica nessa parte é explorar a “dor” do seu público, ou seja, as questões que mais despertam algum tipo de incômodo nessas pessoas. Depois, é preciso ressaltar todos os benefícios do seu produto, evidenciando a forma como ele resolve as necessidades que a pessoa demonstra em seu dia a dia. Esse processo altamente persuasivo gera o desejo de compra.
3. Explore argumentos racionais e emocionais
O texto voltado a vendas é predominantemente argumentativo. Isso quer dizer que você deverá empregar determinados fatos para convencer o leitor de que ele precisa adquirir o item que está sendo anunciado.
Nesse processo, podem ser utilizados argumentos racionais e emocionais. O mais comum é que as duas categorias apareçam simultaneamente, mas há ocasiões em que uma delas deve ser predominante. Se você estiver vendendo uma viagem de férias, provavelmente a sua argumentação será mais emocional. Já se estiver comercializando um software de contabilidade para pequenas empresas, a tendência é de que argumentos mais racionais sejam utilizados.
Avalie o item que você está comercializando e identifique a proporção ideal entre argumentos racionais e emocionais. Não existem respostas definitivas, mas existe o que é ou não adequado ao seu caso.
4. Humanize o processo
Ao organizar o seu processo de vendas pelas redes sociais, interaja com as pessoas como se você estivesse conversando pessoalmente com elas. Evite rebuscar demais a linguagem ou ser excessivamente técnico. Tente “entrar na mente” das pessoas, identificar as suas dúvidas e respondê-las por meio dos posts que criar.
Não aja como empresa, mas como uma pessoa que tem uma solução para outra pessoa. Isso promove uma aproximação entre você e o seu público, evitando aquele distanciamento tradicional que existe entre as marcas e as suas audiências. Posicione-se como um amigo que só quer ajudar. Expresse-se com calor humano e não com a frieza de uma instituição. Esse é um importante fator para tornar a sua comunicação mais persuasiva.
5. Desperte a urgência
Para os mais entendidos na criação de anúncios publicitários, é fato que existe uma série de “gatilhos” de vendas, ou seja, de técnicas que estimulam o indivíduo à compra de forma mais eficaz. A urgência é um desses gatilhos, que explora que algum benefício tem data marcada para acabar e que, se o consumidor em potencial não quiser ficar de fora, deverá adiantar-se e comprar o item o quanto antes.
Por que a pessoa deve parar o que ela está fazendo agora para comprar o seu produto/serviço? Responda a esse pergunta no próprio anúncio que você estiver construindo. Assim, o gatilho da urgência dará aquele “empurrãozinho” para que o seu seguidor torne-se também seu cliente.
6. Divulgue o que diferencia o seu produto ou serviço
Antes de efetivamente criar o seu post de vendas, é interessante consultar a concorrência. Como os concorrentes têm promovido as suas vendas? Como são os produtos e serviços que eles oferecem? O que têm em comum com os seus? O que você tem de diferente deles?
No processo de argumentação, é importante citar esses diferenciais, ou seja, os aspectos em que o seu produto é melhor ou que só você tem, e a concorrência não. Muitas vezes, esses diferenciais, que parecem bobos à primeira vista, tornam-se importantes critérios de desempate entre empresas na hora de o consumidor tomar a sua decisão de compra.
7. Estimule a compra
Por fim, a conclusão do seu post deve ter um CTA (uma sigla em inglês para “Call-To-Action”, que significa “chamada para ação”). O CTA é uma frase, geralmente com um link, que dá instruções para os próximos passos de quem leu o anúncio até aquele ponto. Nos posts diretamente voltados para as vendas, o link costuma ser a página do produto, por onde o consumidor pode efetivamente realizar a compra.
No Instagram, esse processo frequentemente envolve chamar a pessoa nas direct messages, clicar no link que está na bio ou ir para a aba “shop” da rede. Independentemente da maneira pela qual a compra deve ser realizada, o importante é que você instrua os seus seguidores, em poucos passos, a comprar o item desejado.
Se você não está tendo a quantidade de vendas que imaginava ter, possivelmente está cometendo erros em algum (ou alguns) dos 7 pontos acima. Releia-os quantas vezes forem necessárias e verifique se os seus posts de vendas têm seguido as práticas relatadas acima. Coloque-as em prática e tenha imenso sucesso em suas vendas no Instagram!
E você, querida pessoa, identificou os erros que tem cometido? Quais são eles? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Além disso, se este artigo foi útil para você, saiba que ele também pode ajudar várias outras pessoas, incluindo os seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Que tal compartilhá-lo com essas pessoas, por meio das suas redes sociais?