Para quem deseja ser bem-sucedido nas redes sociais, é importante produzir conteúdos relevantes e de alta qualidade. O Instagram, por exemplo, é uma das redes que mais crescem no Brasil e no mundo. Ainda que o seu propósito inicial tenha sido apenas o compartilhamento de imagens, a verdade é que é possível produzir conteúdos muito interessantes nessa plataforma.

Uma dúvida muito frequente entre as pessoas que produzem conteúdo nessa plataforma, porém, é: quais conteúdos devem ser publicados no feed principal e quais devem ser colocados nos stories? Esses dois “ambientes” do Instagram apresentam características distintas, de modo que alguns posts fazem mais sentido no feed do que nos stories, enquanto o contrário faz mais sentido para outras ideias.

Neste artigo, você vai conferir algumas sugestões de conteúdos para o feed e para os stories. Preparado? Então, boa leitura!

Quais conteúdos colocar no feed principal?

O feed principal de publicações é o ambiente para que você mostre o seu conhecimento sobre o nicho escolhido. Os posts adicionados nesse local ficam ali por quanto tempo você desejar. Se o seu perfil for aberto, ele fica visível tanto a quem segue você quanto a quem ainda não o segue. Por isso, os posts desse ambiente do Instagram devem ser produzidos com o objetivo de fazer a sua comunidade crescer. Confira alguns exemplos de conteúdos a seguir:

1. Conteúdos divertidos

O entretenimento pode ser muito atrativo para aqueles que ainda não o conhecem. Portanto, use e abuse dos memes e dos assuntos do momento para produzir conteúdos divertidos, sempre dentro dos temas que você aborda em seu nicho. Lembre-se de que as pessoas entram nas redes sociais para se divertirem e, portanto, vale a pena produzir algo nesse sentido.

2. Conteúdos informativos

Além da diversão, também é fato que você precisa mostrar um excelente domínio sobre os assuntos da sua página. Por isso, faça posts com informações úteis e dicas práticas para o dia a dia das pessoas. A ideia é ser relevante não apenas a quem já segue a sua página, mas também para convencer quem ainda não o segue a fazer parte da sua comunidade.

3. Princípios da marca

As marcas são criadas com base em determinados valores e princípios. Hoje em dia, a comunicação de uma empresa não deve focar apenas em seus conteúdos mais técnicos, mas também na divulgação dos seus valores, da sua missão e da sua visão. É importante utilizar as redes sociais como um canal de fortalecimento da sua identidade.

4. Processos de criação

É possível criar imagens de antes e depois ou mesmo alguns vídeos curtos que mostram processos de criação. Se você é artista, arquiteto, designer ou decorador, por exemplo, pode se utilizar desses recursos para mostrar os seus processos criativos e, consequentemente, o seu talento.

5. Análises de casos e notícias

Por fim, o feed também é um bom ambiente para desenvolver temas mais complexos, como análises de casos específicos e publicação de notícias relevantes na sua área. Se você produz conteúdos sobre finanças e investimentos, por exemplo, pode publicar notícias sobre economia que impactam o bolso das pessoas, bem como casos de pessoas que enriqueceram porque souberam onde investir.

Quais conteúdos colocar nos stories?

Os stories, por sua vez, são um local do Instagram destinado a publicações mais efêmeras, já que elas só ficam disponíveis ao público que segue a página e por um tempo limitado, de apenas 24 horas. Por isso, esse ambiente é perfeito para aproximar-se dos seus seguidores, estimular a interação e estreitar o relacionamento com quem já conhece você. Engajamento é a palavra-chave. Confira, na sequência, algumas sugestões de conteúdo para os stories.

1. Cenas de bastidores

As pessoas que seguem você não querem ver apenas aquela sua foto maravilhosa, super produzida e cheia de filtros. Elas também se interessam pelos bastidores da sua empresa, ou mesmo da sua vida pessoal. Aquele momento em que você está descabelado e cansado de tanto trabalhar, mas dedicando-se em produzir um conteúdo bacana pode ser um bom post. Mostre esses momentos a quem o segue.

2. Entretenimento

Assim como no feed, também é importante ser divertido nos stories. Aliás, esse ambiente do Instagram conta com uma série de recursos que podem tornar o seu conteúdo mais atrativo, como músicas, figurinhas, gifs etc. Fique atento às tendências do momento, como os memes e assuntos que estão em alta, e crie publicações mais descontraídas nesse espaço.

3. Interatividade

Enquetes, testes, caixas de perguntas. Não faltam opções de atividades que estimulam o engajamento e a interatividade entre as marcas e os seus seguidores nos stories. Portanto, conheça bem todos esses recursos e utilize-os de tempos em tempos para mostrar-se mais próximo e acessível do seu público.

4. Resultados

A sua empresa alcançou bons resultados no último trimestre? Bateu recordes de vendas? Superou a concorrência no market share? Venceu algum prêmio especial? Então, celebre a sua conquista junto com a sua audiência por meio dos stories. Mostre os resultados e estimule as comemorações por meio deste espaço! Assim, você exibe as suas vitórias ao público, mas restringe essa informação apenas aos seus seguidores.

5. Perguntas e respostas

No item da interatividade, citamos a caixa de perguntas como um dos recursos dos stories que estimulam o engajamento. Além desse aspecto, essa ferramenta também ajuda o produtor de conteúdo a demonstrar o seu conhecimento, respondendo às dúvidas pontuais de quem o segue. Interaja, mostre-se acessível e seja atencioso com quem tiver perguntas específicas a serem feitas.

Como você pode perceber, tanto o feed quanto os stories apresentam algumas diferenças em sua dinâmica de funcionamento. Por isso, é necessário que você conheça bem todos os recursos que esses dois ambientes oferecem e que os utilize da melhor maneira possível, respeitando as características de cada um. Com a prática, o processo de decidir onde colocar os seus conteúdos no Instagram se tornará mais fácil e intuitivo. Para isso, pratique e desenvolva as suas habilidades.

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