O Instagram é uma rede social criada com o objetivo de compartilhamento de fotografias, imagens e vídeos. Atualmente, conta com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, sendo aproximadamente 70 milhões de brasileiros.

Em notável crescimento, o Instagram também tem atraído a atenção de anunciantes de diferentes portes e segmentos, sobretudo aqueles de maior apelo visual. Se você deseja saber mais sobre como essa rede pode ser uma excelente ferramenta de marketing, confira as 9 dicas a seguir para que o seu negócio tenha sucesso:

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1. Use a conta comercial e crie um plano estratégico

Ter um perfil comercial é bastante vantajoso para divulgar sua marca, pois permite que você tenha acesso a métricas mais detalhadas, comunique-se diretamente com seus clientes e crie anúncios bem segmentados.

Para que o Instagram seja um bom canal de comunicação dentro de sua empresa, crie um planejamento estratégico. Antes de sair postando, compreenda bem quem é o seu público-alvo, que tipos de conteúdo você pode produzir, que tom de linguagem adotará e quais são os seus objetivos dentro da plataforma.

2. Utilize as ferramentas gratuitas

Não necessariamente você terá que investir muito dinheiro para ter sucesso no Instagram. Existem dispositivos gratuitos, sobretudo quanto a estatísticas de desempenho de sua página, como alcance, visualizações, engajamento etc. Assim, você poderá compreender melhor quem é o seu público (em itens como localização, idade e gênero) e quais postagens estão tendo melhor desempenho.

Quanto mais você monitorar o seu público e os seus conteúdos, mais conseguirá aprimorar os seus posts para que alcancem resultados cada vez melhores. É assim que você conseguirá aumentar seu engajamento e atrair novos seguidores.

3. Diversifique os tipos de conteúdo

O Instagram pode ser uma excelente plataforma para você divulgar produtos. No entanto, a ideia é não focar exclusivamente neles, mas mesclar os posts mais promocionais com posts de conteúdos, como dicas e tutoriais. Instigue o seu público, crie ações promocionais, estimule o engajamento (comentários, compartilhamentos, enquetes), mas lembre-se de que as pessoas entram no Instagram para se divertir e não para consumir. Seja sutil nos posts promocionais e produza conteúdo.

Divulgue os bastidores da sua empresa, resgate bons momentos do passado, faça posts sazonais (Páscoa, Natal etc.), publique fotos e desenhos gráficos, enfim, diversifique seu conteúdo. Se você postar sempre as mesmas coisas, perderá o interesse das pessoas e, consequentemente, perderá seguidores.

4. Diversifique os formatos de post

Além de diversificar as temáticas, é importante lembrar que o Instagram oferece diferentes formatos de conteúdo: os posts tradicionais, os stories, vídeos, carrossel, IGTV, destaques, enfim, diversas opções.

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Os stories, por exemplo, são aquelas postagens curtinhas, de uns 15 segundos, que ficam acessíveis por 24 horas. São perfeitos, por exemplo, para posts de bastidores, dicas curtas ou conteúdos que possam ser postados em sequência.

É possível também postar vídeos na IGTV, que permite publicações mais longas (de até 10 minutos). Para quem tem a conta verificada (geralmente perfis com uma grande audiência), o tempo é maior: até 60 minutos. Os vídeos ficam disponíveis no perfil e permitem curtidas, compartilhamentos e comentários. É a ferramenta perfeita para conteúdos mais longos, como entrevistas, palestras, tutoriais e divulgação de produtos.

Por fim, também é preciso falar das lives, que permitem que você converse com toda a sua audiência ao vivo, interagindo em tempo real. Sem precisar de grandes tecnologias, as lives dão aos seus seguidores a sensação de exclusividade, recebendo as suas informações em primeira mão e reagindo simultaneamente. Você pode fazer um bate-papo ao vivo com outras pessoas do Instagram e ainda fazer promoções exclusivas para quem estiver te assistindo.

5. Faça anúncios patrocinados

É importante ressaltar que, assim como já ocorre no Facebook, o alcance orgânico dos posts no Instagram também tem sido bastante reduzido. Por isso, a saída é investir nos anúncios patrocinados.

O lado bom é que você pode decidir quanto deseja investir e segmentar bem o seu público-alvo, de modo que apenas as pessoas realmente interessadas e interessantes para você sejam impactadas por suas campanhas.

Os anúncios devem ser bem impactantes para obter destaque em meio à concorrência. Eles podem ser postados em foto, vídeo, carrossel, no feed e nos stories, da maneira que preferir.

6. Estabeleça parcerias com influenciadores

Assim como as celebridades na televisão, os influenciadores da internet têm uma capacidade ímpar de transmitir a sua confiança e credibilidade aos produtos que anunciam. Assim, estabelecer uma parceria com um influenciador que divulgue a sua marca permite que você alcance a audiência dele.

Contudo, esse trabalho de divulgação exige certos cuidados. O principal deles é garantir que o influenciador escolhido tenha afinidade com o seu público e com o seu tipo de produto ou serviço.

Naturalmente, quanto mais conhecido for o influenciador, mais caro será o contrato. Portanto, faça a seleção de modo estratégico, equilibrando a sua verba e a sua estratégia de comunicação.

7. Não se esqueça das hashtags

Ao utilizar hashtags em seus posts, você permite que eles se unam aos outros que utilizaram a mesma hashtag, sendo mais facilmente encontrados pelas pessoas que estiverem procurando pelo assunto.

Você também pode criar uma hashtag própria para sua marca. Assim, ao estimular seus usuários a utilizarem a hashtag, você estará construindo uma publicidade espontânea, especialmente se os usuários estiverem usando o seu produto nas fotos.

Seja criativo, pense numa hashtag simples, mas que comunique a principal ideia do seu serviço.

8. Tenha um cronograma de posts

Ao contrário do que muita gente pensa, postar em redes sociais de uma empresa não é uma simples tarefa intuitiva. É claro que você deve aproveitar os temas em alta do momento, mas também precisa criar um calendário editorial com programação dos posts.

Com base nas análises de acesso do seu público no Instagram, você conseguirá identificar os dias da semana e horários mais indicados para fazer suas postagens e obter mais alcance e engajamento.

Não há uma frequência considerada ideal. Vale a pena testar 2, 3, 5 posts por semana, ou até mesmo 3 no mesmo dia para ver qual estratégia produz os melhores resultados. Contudo, postar muitas coisas no mesmo dia faz com que seus posts tenham uma “validade” muito pequena. Se quiser postar varias fotos de uma vez, utilize o recurso do carrossel.

O que importa é que haja planejamento, de modo que os produtores de conteúdo e designers tenham tempo para fazerem produções criativas.

9. Acompanhe o desenvolvimento de suas publicações

Você já deve ter percebido que, quando o assunto são as redes sociais, não há fórmula pronta. É preciso analisar o comportamento do seu público e o desempenho das suas postagens para identificar as estratégias que dão certo e as que poderiam ser melhores.

Portanto, acompanhe as taxas de crescimento de seus seguidores, as taxas de engajamento (curtidas, compartilhamentos e comentários), a taxa de cliques para o seu site, os dias e horários mais acessados, entre outras métricas. Não se esqueça de responder seus seguidores, isso é muito importante para a construção de um relacionamento bacana.

Assim, você conseguirá entender melhor o comportamento dos seus seguidores, além de perceber os temas e formatos de conteúdo mais interessantes.

Conclusão

Como se diz popularmente, social media é um “trabalho de formiguinha”. Ele exige estudo do público, monitoramento da concorrência, acompanhamento de métricas e intensa produção de conteúdo. Isso exige sensibilidade, criatividade e planejamento para obter mais seguidores e engajá-los em cada postagem.

É um trabalho intenso e de longo prazo, mas que, quando bem feito, faz da rede social uma grande vitrine para transformar interessados em clientes. Agora, é só colocar as dicas acima em prática e ter sucesso.

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