A inteligência emocional é um conceito que tem se tornado cada vez mais difundido. Você provavelmente já ouviu, mas será que sabe realmente o que significa? Continue a leitura e saiba tudo a respeito dessa inteligência que está ligada às emoções, sua importância para a vida pessoal e profissional, além de dicas para desenvolvê-la.

O que é inteligência emocional?

O conceito de inteligência emocional se refere à capacidade que uma pessoa tem de gerenciar e controlar as suas emoções e, com isso, conduzir também as de outras pessoas. Afinal de contas, a forma com a qual um indivíduo lida com o outro pode influenciar o modo com o qual ele irá responder, tudo isso por conta das emoções envolvidas em cada tipo de interação. Trata-se de uma habilidade importante por muitos motivos, que envolvem desde a vida pessoal e os relacionamentos, até a carreira e as oportunidades de trabalho.

Dentro da inteligência emocional, existem cinco aspectos considerados principais, são eles: autoconsciência, autorregulação, empatia, habilidades sociais e motivação. Entenda o que cada um deles representa.

Autoconsciência: tem a ver com autoconhecimento, com saber exatamente o que está se passando em seu interior. Estar consciente em relação às emoções que está experimentando em cada situação, permite que tome decisões com mais sabedoria, evitando, por exemplo, agir por impulso em um momento de raiva.

Autorregulação: é o passo seguinte da autoconsciência, representa o ato de pensar antes de agir ou falar qualquer coisa. Uma pessoa que tem essa habilidade, consegue utilizar a razão para gerenciar suas emoções e responder aos estímulos internos e externos em vez de reagir.

Empatia: trata-se do exercício de se colocar no lugar do outro antes de agir, evitando fazer coisas que não gostaria que fizessem contigo. Quando se é empático, existem outras ações que costumam vir como consequência, como compaixão, solidariedade, compreensão.

PSC

Habilidades sociais: é a habilidade de se relacionar, de comunicar ao outro o seu ponto de vista, mostrar quem você é, ouvir e construir laços através disso. É muito importante porque a convivência é parte do desenvolvimento humano e, através dela, torna-se possível aprender, ensinar e evoluir.

Motivação: está relacionada a construir dentro de si uma força que leva à ação, o que é essencial para alcançar objetivos e envolver outras pessoas no processo.

7 Dicas para desenvolver a inteligência emocional

Agora que entendeu melhor o que é inteligência emocional e a sua importância nos mais diferentes contextos, saiba o que é preciso fazer para desenvolvê-la.

1 – Seja assertivo ao se comunicar

A comunicação é a principal ferramenta que temos para interagir com outras pessoas. Dada essa importância, é interessante saber usá-la com assertividade, expressando suas opiniões e necessidades de forma clara e direta. Essa coerência entre o pensar e dizer passa confiança aos demais, tornando os relacionamentos mais positivos. Apenas lembrando que ser assertivo é diferente de ser grosseiro, dá para ser sincero e gentil ao mesmo tempo, inclusive, esse é um grande sinal de inteligência emocional.

2 – Prefira sempre responder em vez de reagir

Sempre que um conflito acontecer, pare, respire e responda em vez de reagir. Uma pessoa que é xingada e reage sem pensar, possivelmente irá dizer coisas que não condizem com quem é de verdade. Mas, se por outro lado, ela parar e refletir, conseguirá responder ao que foi dito com serenidade, buscando entender o motivo para aquilo. Veja que a atitude intempestiva acende ainda mais a chama do conflito, enquanto a postura pensada faz um convite à reflexão.

3 – Ouça as pessoas na essência

Uma pessoa inteligente emocionalmente sabe que ouvir é tão ou mais importante do que falar, porque é através dessa ação que se torna possível compreender o outro. Então, sempre que for conversar com alguém, procure ouvir ativamente em vez de apenas esperar sua vez de falar. Faça perguntas, mostre que está interessado no que está sendo dito. Essa atitude evita muitos mal entendidos e promove a conexão entre as pessoas.

4 – Mantenha-se motivado

A inteligência emocional proporciona às pessoas a consciência em relação à responsabilidade que cada uma tem sobre seu desenvolvimento. Isso faz com que cada uma construa dentro de si a motivação necessária para que cumpram suas metas e se dediquem a se tornarem cada vez melhores e mais fortes para superar os desafios que surgirem ao longo do caminho.

5 – Desenvolva a autoconsciência

Ser autoconsciente é entender exatamente o que se passa em seu interior, saber o motivo pelo qual se sente feliz, triste, desanimado, com raiva, ansioso. E a única forma de descobrir isso é se questionando, se observando, buscando se conhecer verdadeiramente. Quanto mais autoconsciente estiver, mais facilmente conseguirá gerenciar as suas emoções e evitar agir por impulso, sem refletir a respeito das consequências.

6 – Seja empático

A empatia é uma característica comum aos indivíduos fortes, que conseguem se colocar no lugar do outro antes de realizar qualquer ação que possa impactá-los. Ser empático faz bem aos relacionamentos, tanto com pessoas próximas quanto com a sociedade em geral. Além disso, é uma habilidade bastante positiva para os negócios, para se relacionar positivamente com empresas parceiras, clientes e colegas de trabalho. Faça esse exercício de enxergar uma situação sob a perspectiva do outro e obtenha informações valiosas sobre qual a melhor forma de agir.

7 – Mostre-se acessível

Pessoas emocionalmente inteligentes são acessíveis e boas de se relacionar. Como elas conseguem identificar rapidamente o motivo pelo qual apresentam qualquer emoção, conseguem buscar soluções rápidas para raiva, tristeza e outros sentimentos que costumam gerar afastamento. Isso facilita o convívio em família, entre amigos, no ambiente de trabalho, ajudando a promover a união e a evitar conflitos desnecessários.

Ter a inteligência emocional bem desenvolvida permite que uma pessoa construa uma relação mais positiva com as pessoas ao seu redor e consigo mesma. Além disso, ajuda no desenvolvimento profissional, visto que essa é uma habilidade cada vez mais buscada pelas empresas. Dê esse passo e prepare-se para viver de forma muito mais equilibrada, usando suas emoções a seu favor.

Aproveite para contar sua opinião a respeito do assunto abaixo e compartilhar o artigo com seus amigos que também desejam desenvolver essa habilidade tão necessária.

Copyright:  447435886 – https://www.shutterstock.com/pt/g/adiruch

 

Fontes:

https://economictimes.indiatimes.com/definition/emotional-intelligence

https://www.inc.com/young-entrepreneur-council/10-ways-to-increase-your-emotional-intelligence.html