A inteligência sempre foi um conceito ligado às pessoas, mas, mais recentemente, passou a ser usado para se referir a outras coisas. O smartphone é um bom exemplo disso, pois, em português, significa telefone inteligente. É um aparelho que, mais do que fazer ligações, como suas primeiras versões, realiza uma infinidade de operações. Assim, a inteligência empresarial leva esse conceito para o mundo dos negócios.
Continue lendo para saber mais a respeito de inteligência empresarial e qual a sua importância para um empreendimento.
Contents
O que é inteligência empresarial?
Também chamada de Business Intelligence e conhecida pela sigla BI, a inteligência empresarial é o conjunto de estratégias utilizadas por uma companhia para analisar dados e tomar decisões com maiores chances de sucesso. Hoje em dia, já se compara dados ao petróleo, tamanho é o seu valor para o mercado. Entretanto, se não forem organizados, podem ser pouco claros.
Com isso, o setor de inteligência empresarial tem sido cada vez mais requisitado e valorizado por conta da relevância que os dados têm atualmente. Uma loja online, por exemplo, conta com uma infinidade de dados de grande valor para a gestão. Utilizando-os da maneira certa é possível entender melhor o desempenho do negócio, antecipar tendências e definir as próximas ações a serem tomadas.
Um aspecto considerado chave para a inteligência empresarial é a capacidade de organizar todos esses dados para que gerem informações. O profissional especializado em inteligência empresarial, que é o Analista de BI (Business Intelligence), “traduz” esses dados e os transforma em informações claras, utilizando softwares específicos para isso.
Geralmente, os dados são apresentados através de relatórios e dos chamados dashboards, que são painéis em que o cenário é apresentado de forma clara. Desse modo, membros de todas as áreas da empresa conseguem compreendê-los e utilizá-los estrategicamente.
7 Vantagens que a Inteligência Empresarial pode oferecer a um negócio
Depois de entender o que é a Inteligência Empresarial, confira as principais vantagens que as ferramentas oferecidas por ela podem proporcionar para uma empresa.
1. Relatórios rápidos e precisos
As plataformas de inteligência empresarial oferecem relatórios rápidos e precisos, com interfaces de fácil entendimento. Podemos dizer que o que o especialista em Business Intelligence e esses softwares fazem é “traduzir” os dados, permitindo que sejam facilmente entendidos por outras pessoas da empresa.
2. Análise competitiva do negócio
A capacidade de gerenciar uma grande quantidade de dados oferece uma grande vantagem competitiva. Afinal, como todo o planejamento da empresa passa a ser feito de acordo com essas informações, fica mais simples encontrar o caminho para se posicionar à frente da concorrência. Além disso, é possível monitorar o desempenho de vendas e marketing dos concorrentes e criar diferenciais para os produtos e serviços.
3. Aprimoramento da experiência do cliente
A análise de dados é tão poderosa que permite, até mesmo, que se obtenha informações para aprimorar a experiência do cliente. Isso pode ser feito de diferentes formas, tudo depende das ferramentas disponíveis e da experiência do responsável por essa função dentro da empresa.
A Verizon, gigante norte-americana de telecomunicações, implementou sistemas de inteligência empresarial em vários setores. Seus colaboradores passaram a ter acesso a um painel com dados retirados de chats com clientes. Através desses dados, a companhia identificou oportunidades de melhorar a experiência do consumidor e teve uma redução de quase 50% nas chamadas de suporte técnico.
4. Tomada de decisões baseadas em dados
Os responsáveis pela tomada de decisões dentro de uma empresa conseguem agir de forma muito mais rápida e segura se tiverem dados para se basear. No mundo dos negócios, as coisas podem mudar rapidamente e a demora para tomar uma atitude pode significar grandes prejuízos. Quanto se tem informações precisas esse processo se dá com mais agilidade, sem a necessidade de se esperar dias por um relatório.
5. Maior vantagem competitiva
Informação é poder e as organizações se tornam mais competitivas quando conhecem o mercado e seu desempenho dentro dele. Através da inteligência empresarial, as companhias podem acompanhar as mudanças no segmento, monitorar as tendências do mercado e antecipar as necessidades dos clientes. Tudo isso é capaz de gerar uma grande vantagem competitiva.
6. Melhora na qualidade dos dados
Os dados raramente são encontrados totalmente limpos e, sem o tratamento correto, podem gerar discrepâncias e imprecisões. Quando a empresa investe em softwares de inteligência empresarial e conta com uma equipe especializada, se ganha muito na qualidade dos dados.
Ainda citando o exemplo da Verizon, que é uma grande empresa e que possui milhões de clientes, consegue imaginar como foi possível coletar dados do histórico de chats? Certamente o volume era muito grande, mas através das estratégias certas eles puderam transformar em informações precisas e de qualidade.
7. Aumento da receita
O aumento da receita é uma meta importante para qualquer negócio. Os dados obtidos através das ferramentas de inteligência empresarial podem ajudar as companhias a encontrarem respostas sobre o motivo de determinadas coisas terem acontecido, fazendo comparações em diferentes dimensões e identificando os pontos fracos das vendas.
Quando uma companhia ouve os seus clientes, observa os seus concorrentes e melhora suas operações, o aumento da receita acaba se tornando uma consequência natural. E tudo isso se torna muito mais simples através da implementação de estratégias de inteligência empresarial.
Dicas para implementar a inteligência empresarial no seu negócio
Depois de conhecer os benefícios oferecidos pela inteligência empresarial, talvez esteja se perguntando como implementá-la no seu negócio. Saiba que essa estratégia é válida para empresas de todos os portes, desde microempreendimentos até multinacionais. A diferença estará nos softwares e nos tipos de dados utilizados.
Como se trata de um assunto que está cada vez mais em alta, existe uma variedade interessante de ferramentas disponíveis no mercado. Então, se você tem um pequeno negócio faça uma pesquisa para encontrar um sistema que atenda suas necessidades e esteja dentro do seu orçamento. Esse certamente será um investimento que, se bem utilizado, poderá trazer bons retornos.
Você já tinha ouvido falar a respeito de inteligência empresarial? Compartilhe sua visão no espaço para comentários abaixo e envie este conteúdo para seus amigos que também são empreendedores!
Imagem: Por Pingingz