Embora existam pessoas mais expansivas e outras mais reservadas, é fato que o ser humano precisa de convívio com outras pessoas para se desenvolver e se sentir bem. Dessa maneira, o isolamento social é um tipo de comportamento que deve ser visto com atenção, pois, na grande maioria dos casos, trata-se de um sinal de que o indivíduo está sofrendo com algum tipo de transtorno emocional. Continue acompanhando para saber mais a respeito disso, suas causas e sintomas.

O Que é o Isolamento Social?

Joana tem 30 anos e trabalha em casa como tradutora freelancer. Passa o dia ocupada com os artigos que precisa traduzir e, nas horas de descanso, assiste TV. Ela raramente sai de casa, não tem amigos, não participa de atividades sociais e quase não tem contato com outras pessoas. As poucas vezes em que tentou conversar com alguém não foram bem sucedidas, pois sua insegurança a levou a fazer comentários inapropriados, o que fez com que se fechasse ainda mais.

Esse é um bom exemplo de uma pessoa que está apresentando um quadro de isolamento social, que é definido como um comportamento marcado por pouco ou nenhum contato com outras pessoas, o que, geralmente, chega a durar por longos períodos de tempo. E o que, para alguns, é visto como uma escolha de vida, na realidade pode ser um indício de que aquele indivíduo está com algum problema emocional e está usando o isolamento como um mecanismo de proteção, a fim de evitar o sofrimento.

Quer uma ajuda pra se livrar dos pensamentos tóxicos?
Acesse meu desafio “Detox da Mente”. É um presente!

Conheça as Principais Causas do Isolamento Social

Ninguém decide se isolar sem ter um motivo para isso, pois, como disse no início, a socialização é uma necessidade humana. Veja, a seguir, quais são as principais razões que podem levar alguém a optar pelo isolamento social.

Baixa AutoestimaPessoas que não conseguem reconhecer o seu valor se sentem inseguras para se relacionar, pois acreditam que não são dignas de amor e atenção. Com isso, podem ver no isolamento um meio de não sofrerem nenhum tipo de rejeição, entretanto, acabam sofrendo com a solidão.

Medo do PassadoExperiências delicadas vividas no passado também podem contribuir para um quadro de isolamento social. Isso acontece quando uma dor não é superada, então, o indivíduo prefere viver só do que correr o risco de passar pela situação em questão novamente.

PSC

Falta de Conexão Com Outras Pessoas na Infância Quando um bebê nasce, ele tem em sua família o seu primeiro círculo social, e é nessa fase em que o indivíduo aprende a se relacionar. Quando os familiares se mostram frios e ausentes, essa criança cresce sem entender a importância da interação, tornando-se um adulto isolado.

Depressão Uma pessoa que está enfrentando um quadro de depressão, tende a perder o interesse por muitas das coisas que antes considerava prazerosas, e isso pode incluir o convívio social. A apatia que esse tipo de transtorno gera faz com que não haja motivação para conversar e estar na companhia de outras pessoas.

Questões Físicas Um idoso ou alguém que tem algum tipo de limitação física pode se isolar por conta da dificuldade de sair de casa. Com isso, seu nível de interação social pode ser reduzido às pessoas que vão até esse indivíduo saber como ele está. Mais adiante você verá que esse tipo de isolamento pode ser um fator gerador para a depressão.

Como se pode ver, o isolamento social pode ser um mecanismo de proteção para evitar o sofrimento. A mente entende que, se certas situações de interação geraram sofrimento, a melhor maneira de reduzir as chances de sofrer é não interagir. Em outras situações essa lógica pode até ser válida, como, por exemplo, se não deseja se molhar, o melhor é não sair na chuva.

Contudo, quando se trata de relacionamentos humanos as coisas não são assim, porque isso envolve abrir mão de algo que é necessário para manter o equilíbrio. Assim, a postura de se isolar pode ser comparada ao ato de parar de comer para evitar ter uma indigestão, por exemplo. Afinal de contas, o corpo precisa de alimentos para se manter saudável e se privar disso pode trazer graves consequências.

A Relação Entre o Isolamento Social e a Depressão

Assim como o isolamento social pode causar depressão, a depressão também pode levar ao isolamento social. Isso se explica pelo fato de que, ao se privar do convívio de outras pessoas, o indivíduo poderá se sentir incompleto e, a partir daí, desenvolver um quadro depressivo. Já nos casos em que a depressão surge primeiro, o isolamento pode vir como um sintoma, já que se trata de um transtorno que pode levar à total perda de entusiasmo e interesse pelas coisas e pelas pessoas.

Essa relação bidirecional entre a depressão e o isolamento social mostra o quanto é importante mantermos a atenção em relação ao nosso próprio comportamento e daqueles que amamos. Afinal, é natural ter vontade de ficar só por alguns instantes, um dia ou dois, mas não de tornar isso definitivo. Portanto, quando esse comportamento se estende por mais tempo, é fundamental procurar ajuda.

Quer uma ajuda pra se livrar dos pensamentos tóxicos?
Acesse meu desafio “Detox da Mente”. É um presente!

Tratamento Para o Isolamento Social

Diferente das doenças ligadas ao corpo, aquelas que estão ligadas à mente não possuem certos tipos de tratamento padrão, pois tudo depende do que gerou aquele quadro. Nesse sentido, o modo de tratar o isolamento social irá se basear principalmente na sua causa. Se o quadro foi gerado por uma depressão, por exemplo, é importante focar nesse transtorno, tratando-o através de medicamentos, se o psiquiatra julgar necessário, e psicoterapia.

Mudanças de hábitos e participação de grupos de apoio são outras medidas que também costumam ser utilizadas para tratar o isolamento social. Vale ressaltar que o papel da família e dos amigos é essencial para que o indivíduo reconstrua sua confiança e volte a se sentir bem na companhia de seus entes queridos.

Se você perceber que está evitando a companhia de outras pessoas com frequência ou notar isso no comportamento de alguém próximo, procure ajuda especializada. O isolamento social é um transtorno que tem tratamento e que, quanto antes for realizado, mais rapidamente poderá ser superado. Saúde mental é coisa séria, lembre-se sempre disso!

Copyright: 1159585300 – https://www.shutterstock.com/pt/g/mediawhalestock