Sempre falo em minhas formações do sétimo nível da Pirâmide do Processo Evolutivo: o Legado. Ao contrário do que muitos pensam, não estou me referindo a heranças ou bem materiais, mas às memórias, sentimentos, inspirações e exemplos que você vai deixar para o mundo e para as pessoas quando não estiver mais aqui.

Grandes homens e mulheres, ao longo da história, construíram os seus legados. Alguns de forma consciente, outros sem compreender, ao certo, como as suas ideias e atitudes, mesmo depois da sua partida, ainda impactariam tantas gerações ao longo dos anos, ao longo do tempo. Isso acontece porque, como eu sempre falo, o legado é algo verdadeiramente atemporal. Portanto, seja bom ou ruim, o certo é que, quando ele é forte, sempre causa muitos impactos na nossa vida.

Todos nós temos os nossos “heróis e vilões”, aquelas pessoas que nos inspiram e também que nos causam temor ou mesmo revolta e mágoa. Quando, por exemplo, tivemos uma infância maravilhosa e fomos muitos amados, reconhecidos e respeitados pelos nossos pais e avós, naturalmente esse é um legado que desejamos retransmitir aos nossos filhos.

Por outro lado, quando vivemos ou conhecemos histórias que afrontam as nossas crenças e valores, nos trazem lembranças ruins ou violam os nossos sentimentos, o nosso maior desejo é de que aquela herança negativa não se perpetue mais.

Há legados e legados!

Vejamos a história de Adolf Hitler, o cruel líder nazista, sendo que a marca que ele deixou para o mundo foi de terror, ódio, massacre e intolerância. Hoje, mesmo depois da sua morte, a cada vez que nos deparamos com as histórias e imagens do seu holocausto, o que desejamos é que nunca mais algo tão aterrador, brutal e tétrico se repita. Esse, entretanto, foi o seu legado e, por pior que seja, acredite, ainda hoje existem pessoas que veneram a sua figura.

Por outro lado, podemos ouvir a história da Madre Tereza de Calcutá e da corrente do bem que ela criou, em meio a muita dificuldade e pobreza, a fim de ajudar e cuidar daqueles que não tinham nenhuma assistência médica, escolar, alimentar e humana, na Índia. Diante dessa história, nós reconhecemos que o seu legado, até hoje, é uma inspiração para sermos mais fraternos, caridosos, e amorosos com o nosso próximo.

A sua bondade e generosidade foram irradiadas para todo o mundo por meio das suas irmandades, formadas por pessoas que doam os seus cuidados, atenção, respeito e bens materiais para ajudar a tratar e cuidar daqueles que têm menos. Com esses exemplos, quis mostrar as duas faces do legado, aquele que inspira e aquele que horroriza. Fiz isso para que você entenda como tudo aquilo que fazemos hoje, aqui e agora, traz reflexos às próximas gerações e realmente se transforma na nossa marca no mundo.

Seu legado, sua história!

PSC

Muitos acham que um grande legado só se faz por meio de grandes feitos, riqueza, heroísmo e fama. No entanto, esse é também só mais um engano que devemos desmistificar.

Saiba que, mesmo que você viva em um local inóspito, com poucos moradores e sem muitas condições de vida; se é uma pessoa do bem, que sempre contribui positivamente com a sua comunidade, que faz boas ações, que é alegre e solícito, você sempre será admirado, respeitado e lembrado por aqueles que testemunharam a sua vida.

Se, mesmo passando por muitas dificuldades, provações e desafios ao longo de toda a sua história, você sempre se manteve firmemente honesto e resiliente, esse é o seu exemplo, o seu legado. Do mesmo modo, se na sua carreira você sempre foi um profissional dedicado e comprometido em melhorar a vida das pessoas por meio do seu trabalho, aquilo que construiu será o seu legado.

Se, por outro lado, você sempre foi alguém com uma personalidade forte — para a família, amigos ou sociedade —, difícil de lidar, esse também será o seu legado e uma memória negativa que todos farão questão de apagar.

Pense, então, sobre o legado que você está construindo! Qual legado você está vivendo agora? Qual é a sua realidade e quais são os seus comportamentos e pensamentos atuais? O que você tem feito de positivo e de negativo? Onde pode e precisa melhorar? Qual lembrança você quer deixar? Quais memórias sobre a sua pessoa você deseja perpetuar?

Saiba que todos esses questionamentos não têm nada a ver com morte, mas com a vida que você está levando hoje, aqui, no tempo presente. Quando falo desse futuro hipotético, estou convidando você a repensar nas suas atitudes, a rever as suas crenças e valores e a ressignificar os fatos que impedem você de ser alguém infinitamente melhor. Pense nisso e construa um legado que vale a pena ser vivido, testemunhado e lembrado!

Dicas para construir um legado na sua vida

  • Encontre o seu propósito de vida (unir o que você faz bem com o que lhe desperta prazer e motivação);
  • Defina os seus objetivos, ou seja, as metas que você pretende alcançar;
  • Construa um patrimônio material, intelectual, sentimental etc. Esse patrimônio também pode ser constituído apenas pelos seus próprios valores e princípios, que você deseja deixar para as gerações futuras;
  • Entenda que o seu legado pode estar em diferentes áreas da vida: construir uma família, abrir uma empresa, dedicar-se a uma causa, exercer uma profissão, praticar um esporte, e por aí vai;
  • Tome a construção do seu legado como uma prioridade, dedicando-se verdadeiramente a isso;
  • Estude, trabalhe, adquira conhecimentos e procure ser alguém um pouquinho melhor a cada dia, sem pressa;
  • Converse com as pessoas que você admira, tomando-as como uma referência no caminho que você escolheu. Aprenda com elas, mas seja você mesmo, construindo a sua própria estrada.

Além disso, lembre-se de que, se você estiver com dificuldades para reconhecer o seu propósito de vida ou para colocá-lo em prática e construir um legado positivo, você pode contar com o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching. Contamos com os melhores profissionais do mercado nacional, além de técnicas exclusivas e ferramentas de qualidade comprovada para ajudá-lo no autoconhecimento e no alcance de todas as suas metas!

E você, ser de luz, tem construído um legado? De que maneira? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!